terça-feira, 6 de dezembro de 2011

GOIABA - ZERO PONTO

Querida Vigis,


              Dando continuidade a série - Frutas Zero ponto, apresento  a GOIABA!
              Fruta versátil vez que pode ser consumida ao natural ou em sucos, doces e geléias, além de  ser encontrada em qualquer época do ano.
               Possui alto teor nutritivo pois contém grande quantidade de vitamina A, B1, B2, C, cálcio, fósforo, ferro e fibras solúveis, mas muito pouca caloria, o que é melhor!
               Apresenta formatos diferentes, coloração da casca verde-amarela variável conforme a maturação do fruto. A cor da polpa também varia, podendo ser branca, rosada ou vermelha e interior preenchido por sementes. A de polpa vermelha é a melhor!
              A goiaba é um fruto de alto benefício ao organismo, pois além de não conter muito açúcar, gordura e calorias, auxilia no combate a infecções e hemorragias. Também fortifica os ossos, os dentes e o músculo cardíaco, melhora a cicatrização e o aspecto da pele, retardando o envelhecimento, regula o aparelho digestivo, o sistema nervoso e dá maior resistência física. Porém, deve ser evitada por pessoas que tenham o aparelho digestivo delicado ou apresentam intestino preso. Como dizia minha avó, é indigesto!
                 A espécie de polpa vermelha é benéfica na redução do colesterol e da pressão sangüínea. Isso acontece porque a fruta é rica em licopeno e em fibras solúveis. Este tipo de fibra possui a capacidade de se ligar aos ácidos biliares interferindo na absorção de gorduras. Ingerir um pedaço de goiaba vermelha por dia pode reduzir consideravelmente os níveis de pressão arterial, do colesterol e triglicérides. Este tal de licopeno, carotenóide recentemente pesquisado, que confere cor vermelha aos alimentos e presente na goiaba vermelha brasileira em elevados níveis, é poderoso antioxidante que mantém a juventude das células por mais tempo, previne vários tipos de câncer e de doenças degenerativas. Há pouco tempo, o alimento citado como fonte de licopeno era o tomate. Contudo, verificou-se que a goiaba
vermelha brasileira oferece aproximadamente o dobro dos valores observados no tomate. Uma goiaba Paluma média (200g) oferece 367 mg de vitamina C ( 3 vezes a necessidade diária), 10 mg
de fibras naturais (metade da necessidade diária) e 13 mg de licopeno ( duas vezes a necessidade diária). Muito interessante !
                 Achou a goiaba demais? Pois além de todas essas vantagens, a fruta ainda possui baixas calorias. Uma unidade média tem Zero ponto!
                 
                Bon appetit!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.