sábado, 31 de dezembro de 2011

Feliz 2012

Querida Vigis,

                     2011 foi maravilhoso para mim! Muito  bom mesmo! Não queria que acabasse tão cedo! Meus filhos estão bem e todos da família com saúde ! É o que  realmente importa no final das contas!
                    Com isso não estou dizendo que tenha sido fácil! Não foi! Trabalhei muito, muito mesmo, mas foi gratificante e o resultado me agradou!
                     Foi o ano em que as coisas que eu já não contava aconteceram! A gente pensa já viu tudo mas não sabe é de nada! Maurício mudou para Brasília, estamos felizes e contentes com nossa nova vida! Decidi que iria emagrecer, queria meu corpo de volta e consegui!Foram muitos pontos somados, quilos subtraídos, quilometros corridos, roupas perdidas, cabelo cortado, manequim diminuindo e a antiga forma voltando! Estou bem, orgulhosa da minha conquista e preparada para encarar 2012! Sabemos que a vida não vai muda só porque o calendário passou de 31 de dezembro para primeiro de janeiro! A diferença é que nesse dia, todas as pessoas estão cheias de esperança e transmitindo aos seus e ao próximo os melhores pensamentos! São votos de saúde, alegria, amor, amizade, paz e prosperidade! Essa energia toda  explode na virada do ano e derrama sobre nós bençãos e proteção!
                   É a oportunidade de começar a escrever um novo caderno! Caderno novo é muito bom! As folhas impecáveis, encapado com cuidado e a promessa de escrever com letra caprichada! Ele está prontinho, esperando para registrarmos nossos momentos, todos eles!
                 E as promessas? Serão cumpridas...ou não...o que importa é a intenção!
                    Querida Vigis, obrigada por estarem comigo!
                    Feliz 2012 para nós !!!!
                   
                  

                    

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Réveillon - Banhos Especiais para Esperar 2012

 Querida Vigis,

                     Mais uma para entrar bem limpinha em 2012!
                     Depois de uma longa pesquisa encontrei no site www.bonde.com mais umas idéias!
                    "Todo mundo gosta de se preparar para iniciar um novo ano com pensamentos positivos, energias renovadas, muita paz, saúde e prosperidade. Assim, pequenos rituais são criados para que possamos atrair coisas boas, sejam elas materiais ou espirituais. Pular as sete ondas, comer uvas na passagem do ano, usar peças novas de roupas e de determinadas cores, vale tudo para ficar bem.


Reprodução


                               Um dos rituais mais apreciados e bem-vindos é a realização de banhos para atrair coisas boas. A psicóloga e aromaterapeuta Sâmia Maluf, da By Samia Aromaterapia, conta que os homens sempre se banharam para entrar em contato com a espiritualidade. "O batismo é feito com água desde que o mundo é mundo; os escalda-pés são antiquíssimos e até mesmo na Santa-Ceia Jesus Cristo lavou os pés de seus apóstolos, num gesto de extrema humildade. A água tem ligação íntima com nossa fé e podemos transportar coisas boas por meio dela", garante Sâmia.

                          De acordo com Sâmia, somente os Óleos Essenciais e Vegetais puros têm poderes terapêuticos. "Eles também atuam nas emoções e proporcionam bem-estar, atraindo energias positivas", comenta. Ela ensina alguns banhos inspiradores para 2012:

Banho para atrair energias positivas

Ingredientes:

- 100 gramas de sal grosso

- 1 colher de sopa de Óleo Vegetal de Calêndula

- 10 gotas de Óleo Essencial de Lavanda

- 10 gotas de Óleo Essencial de Alecrim

- 10 gotas de Óleo Essencial de Olíbano

"O Olíbano é um óleo de proteção, é retirado da árvore de incenso, sendo muito utilizado na meditação. É um óleo poderoso. Quando a Lavanda, um calmante natural, e o Alecrim, um agente da concentração, são misturados, formam com o Olíbano uma sinergia poderosa, protetora e que manda o negativismo embora. Encha a banheira e coloque todos os ingredientes. Tome este banho antes de preparar-se para a festa de Réveillon. Se na sua casa não tiver banheira, não se preocupe: coloque os ingredientes num recipiente com a água morna e, após finalizar seu banho de chuveiro, despeje a mistura em seu corpo (do pescoço para baixo) sem enxaguar-se depois", explica Sâmia.

Banho para atrair dinheiro

Lombinho recheado com espinafre, pimentão e cogumelo - ProPontos 5 - Pontos Flex 5

Querida Vigis,
            Mais uma receita do site do Vigilantes do Peso!
            Bon appetit!
Lombinho recheado com espinafre, pimentão e cogumelo
PONTOS / Porção: 5
Porções: 8
Tempo de preparo: 3h e 15min.
Dificuldade: Fácil
1 peça de lombinho de porco sem gordura (800 g)
½ xíc. de vinho branco
4 C.S. de molho de soja
1 C.S. de mostarda
suco de 1 limão
½ c.c. de sal
¼ de c.c. de pimenta em pó
2 c.c. de farinha de trigo
Recheio
2 c.c. de azeite
1 cebola picada
1 pão francês em cubos
½ xíc. de espinafre, cozido, espremido, picado
½ xíc. de pimentões, amarelo e vermelho, picados
½ xíc. de cogumelos em conserva picados
6 azeitonas verdes picadas (30 g)
tomilho fresco
 
Abra o lombinho em uma manta bem grande. Numa tigela à parte, misture o vinho, o molho de soja, a mostarda, o suco de limão, o sal e a pimenta. Acrescente o lombinho, envolva no tempero e deixe por 30 minutos.
Faça o recheio. Numa caçarola, em fogo médio, aqueça o azeite e cozinhe a cebola por 2 minutos, até ficar transparente. Acrescente o pão, o espinafre, os pimentões, o cogumelo, a azeitona e o tomilho. Cozinhe por 5 minutos e retire. Espere amornar.
Retire o lombinho do tempero. Espalhe o recheio sobre o lombinho aberto e vá enrolando como rocambole. Prenda com um barbante culinário. Arrume em uma assadeira, regue com o tempero e cubra com papel-alumínio.
Preaqueça o forno a 200º C. Asse por 1 hora. Retire o papel e deixe dourar por 15 minutos. Espere amornar, corte em 16 fatias e arrume numa travessa.
Prepare o molho. Transfira o caldo da assadeira para uma panela e adicione a farinha e 1 xíc. de água. Leve ao fogo, deixe engrossar e sirva com o lombinho. Se preferir, enfeite a travessa com rodelas de limão.
Informações nutricionais (2 fatias e 2 C.S. de molho)
200 g, 213 Cal., 6 g de Gord. Total, 1,6 g de Gord. Sat., 0 g de Gord. Trans, 81 mg de Colest., 659 mg de Sódio, 9 g de Carb. Total, 2 g de Açúcar Total, 1 g de Fibra, 28 g de Prot., 1,5 g de Álcool, 39 mg de Cálcio.

Ps: a receita tem 5 Pontos Flex e 5 ProPontos

Reveillon - Simpatias para 2012


 Querida Vigis,

            Você acredita em simpatia? Há uma para cada desejo! Nossa, já fiz tanta coisa! Comi uva, romã, lentilha, só se come bicho que anda para frente, como assim ? subi em sofá, no meio fio, pulei onda, vesti branco, roupa nova...Sinceramente, não sei como consegui fazer tanta coisa ao mesmo tempo! Vai dando um nervoso! Ficava com as uvas numa mão, a lentilha na colher, tudo armado para não cair na hora de subir no sofá! Credo! Já abandonei todos os rituais e agora fico apenas esperando os ponteiros do relógio  unirem-se no 12 para desejar Feliz Ano Novo para os que estão comigo! Ficava tão preocupada em comer as uvas que acabava deixando para depois o abraço e o beijo! Claro que ainda visto roupa nova, branca, como as lentilhas e as uvas, mas não mais na hora H! Com calma e a certeza de que o ano será maravilhoso, faço minhas preces e pedidos!
            Bem, mas como o seguro morreu de velho, não custa nada saber de algumas, né? No "cogumelolouco" (deve ser uma viagem daquelas) encontrei estas que adaptei, tá bom, mantive o espírito da coisa, mas preciso dar meu pitacos !

Simpatias
 1 – Pensamento positivo -Estamos nos aproximando do ano novo e as pessoas procuram reunir energia positiva para um recomeço. Os pensamentos ruins devem ser deixados para trás para que uma nova etapa da vida tome seu rumo em 2012.
2 – Objetivo - As simpatias do ano novo ajudam a entrar no ano seguinte com bons pensamentos e acabar com os males de 2011, (meu pai oxalá é o Rei venha me valer)! Olha, fiquei sabendo que funcionou para o pessoal que fez”. Então não vai dar errado só para nós, vamos lá Vigis, de com força e acreditando que seremos felizes, amadas, saudáveis e MAGÉRRIMAS....
3 – Dinheiro - Para ganhar dinheiro  a dica é seguir o ritual das 12 sementes de uva verde ( eu comia as uvas e guardava as sementes na carteira, pensa num negócio mal arrumado) e, quando o relógio marcar meia-noite, você deve comer as sementes. Usar roupas amarelas é uma sugestão para atrair grana. Jogar moedas da rua para dentro de casa promete trazer riquezas durante o ano todo.
Se estiver na praia, não perca a chance de entrar no mar e pular 7 ondinhas, de modo que um pedido seja feito para cada uma delas.
4 – Paz - Uma boa sugestão para conquistar paz é colocar 3 rosas brancas em um vaso de vidro virgem e transparente. Acrescente cebolinha, 6 moedas de qualquer valor e água. Passados 7 dias, deixe apenas as moedas no vaso. Faça esse ritual a cada 7 dias durante o ano todo.
5 – Amor - Para fazer simpatia de amor a dica é que comer muitos doces durante a virada do ano, atraindo boas energias para o sucesso da sua sorte na vida amorosa e, umas calorias a mais também, atenção Vigis!Minha amiga Regilene estava me falando que a dica dos doces pode ser perigosa porque se comer muito acaba engordando e bye bye amor...Lembrei de outra dica - tomar banho com guaraná!
 Usar roupas vermelha  também é uma ótima sugestão, pois contribuem com na busca por um novo amor em 2012.
6 – Esperança -Para renovar a esperança: use roupas azuis ou verdes. E a Denise Lotermann me contou que é ótimo para renovar a energia vestir uma calcinha ou cueca nova, e o detalhe - presente de alguém! Tá bom, eu sei que é complicado ganhar uma calcinha, mas ela deu a dica de trocar o presente entre as amigas, irmãs, mãe, etc...tudo combinado, entendeu? Presenteie o maridão! Olha que ideia boa? :)Também me contou que é bom estourar balões para espantar as energias negativas!
               
7 – Cores - Você se preocupa com o significado das cores?
                  Para inspirar, segue a listinha ...

Branco
Traz paz e sorte, mas também carências afetivas. Usado para limpeza do corpo e da mente, é indicado para pessoas estressadas e agitadas. Deve ser evitado por quem teve perdas recentes.

Azul
É a cor das novas amizades. Atrai calma, tranqüilidade,prosperidade, equilíbrio e harmonia familiar. Deve ser usada por quem deseja constituir uma nova família e evitada para quem quer agitar.
Verde
Traz sorte, esperança, saúde física e mental e renovação espiritual. O verde aumenta a confiança, atrai presentes, melhoria financeira e diminui o estresse. Deve ser usado por quem precisa mentalizar energias positivas e evitada por quem se considera superior a outras pessoas.
Rosa
Cor do amor verdadeiro, do romantismo. Representa o verdadeiro amor e melhora a vida afetiva. Atrai felicidade afetiva e simpática. Perfeita para as românticas, meigas e tímidas.
Vermelho 
É a cor ideal para quem está à procura do par perfeito, pois representa a paixão. A cor é perigosa porque afasta as amizades ( principalmente do mesmo sexo). A cor está associada à coragem, à iniciativa para se realizar e é indicada para quem quer se apaixonar (mas sem compromissos sérios).
Violeta e lilás
É a cor da energia e da verdade. Atrai sucesso intelectual e ajuda a superar as carências afetivas. Tabém retira a negatividade acumulada durante o ano.
Amarelo
É a cor do dinheiro, da alegria e da riqueza. Simboliza o sol, a fecundidade e a fortuna. Aumenta a capacidade intelectual imaginativa. Não deve ser usada por pessoas inseguras.

Laranja
Atrai sucesso e alegria, eleva a auto-estima, espanta a depressão e desperta o otimismo. Deve ser usada por quem procura emprego e evitada por tímidos.
 
Marrom e bege
Estimulam as atividades profissionais. Invista neste tom se você deseja uma promoção.

Preto
Deve ser evitada na noite de réveillon. Apesar de isolar a inveja, a cor atrai tristeza, depressão, carências afetivas e energias negativas.
Dourado
Proteção divina, destaque na profissão e sucesso material.
            
             Bem, com todas essas dicas, o risco será pular direto para 2013, milionária e com o George Clooney a seus pés!
                No final das contas o importante é ser feliz!  
                Happy New Year!



   

Reveillon - Sugestão de Cardápio

 Querida Vigis,

         Já pensou no que fazer para a ceia? 
        Preparei uma sugestão de cardápio com receitas pontuadas para ajudar.
       Para o post não ficar muito grande, basta clicar no nome do prato que irá direcionar para receita!
     Para o aperitivo pensei numas pastinhas com torradas, numa receita de carne que chamei de louca e marinado   de tomate.
        Como entrada, salada verde, de batatas com atum Salada de camarão, Salada de Peru defumado, cenouras e Passas e salada de lentilhas com radicchio ( assim já resolve o assunto da lentilha para as simpatías)
                       Como prato principal, Peru , Pernil assado, Peixe ao molho de azeitonas, arroz e farofa
                      A sobremesa pode ser de frutas da estação (acho tão chique falar assim), Panetone do Vigilantes e gelatina com creme de leite.
                         Lá vamos nós:
 Bebidinhas:
Ponche Simples
             
APERITIVO:
             Substitua o ingrediente que for possível pela opção light ou diet! Tipo maionese, pêssegos em calda, arroz branco (puro), lentilha preparada com a receita do Vigilantes, pães lights para os canapés, pastinha de atum, azeitonas, champignhon, enfim, coisinhas básicas! Só não vá levar a marmita de casa! Pelo amor de Deus! É o fim do resto! E, afinal, não é a filosofia do programa! Também não precisa se acabar no Espumante, né? Faça render a dose misturando suco de frutas light, por exemplo! Bebida alcoólica é muito caloórica!
             Bon anné mes amis!




Réveillon - Bebidinhas - Ponche Simples

Querida Vigis,

                      Lembra do Ponche? Uma bebida que era moda nos tempos em que as coisas eram mais simples!
                      Se tiver uma poncheira ficará bem bonito, mas se colocar em jarras ficará  legal também!
                      Se usar guaraná light, só contará os pontos do espumante (1 taça de 120 ml = 2 pontos) porque as frutas acabam diluídas pelo ponche todo, mas pode usar morangos e pêssegos que tem 0 ponto!
  • Ingredientes
  • 1 garrafa de champanhe doce
  • 2 maçãs picadas, sem cascas e sem sementes
  • 1 abacaxi picado em pedaços miúdos
  • 3 latas de guaraná ( refrigerante)
  • Gelo
  • Modo de Preparo
  1. Misture as bebidas com as frutas e o gelo picado, diretamente na poncheira
  2. Sirva em copos de ponche.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Bolo da Fortuna - Testado - ENGORDIET

Querida Vigis,

Bolo da fortuna é receita típica da Hungria para o fim de ano               Branca, minha querida professora, deve estar como eu, preparando a festa de Ano Novo e acaba de postar uma ótima receita! O Bolo da Fortuna!
               Não é light, nem diet é ENGORDIET! Coma com moderação!
              O bolo da fortuna é uma receita tradicional da Hungria para o fim de ano. A receita, que leva frutas e nozes, rende oito porções e fica pronto em apenas três minutos. Olha, eu fiz e ficou 30 minutos no forno! Como ninguém vai comer bolo cru, basta controlar o cozimento com o palitinho, etc..o importante é que fica uma ótimo!
             O bolo não tem leite - a maçã é responsável por deixar a massa leve e molhadinha. 
                 Ficou delicioso! É o seguinte: a massa, praticamente, não cresce, assim, não usem forma grande! Não é muito doce (para aquelas que são formiga), não fica com gosto da maçã, para falar a verdade, não dá nem para perceber que leva na massa e as nozes dão a crocância perfeita! É prático de fazer (tipo da receita que gosto) e, apesar de não ficar só 3 minutos no forno, é bem rápido! Muito bom mesmo! Recomendo!

BOLO DA FORTUNA


Bolo da fortuna é receita típica da Hungria para o fim de ano
INGREDIENTES
- 100 ml de óleo de soja
- 100 g de uva-passa clara (pode ser substituído por 100 g de damascos picados)
- 240 g de açúcar
- 240 g de farinha de trigo
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- 120 g de nozes moídas
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 3 ovos batidos
- 1 pitada de sal
- 1 maçã-verde grande ralada grosso (pode ser substituída por uma maçã vermelha)
PREPARO
- Misture toda a massa com o auxílio de uma colher de pau.
- Unte uma forma média, de 25 cm X 35 cm (você pode usar uma forma redonda, se preferir) e despeje nela a mistura.
- Preaqueça o forno a 180ºC e coloque a massa para assar.
- Sirva com sorvete de creme.
                      Não sirva com o sorvete e economize 4 pontos!

                  Bon appetit! 

Torta Gelada de Morangos Diet - ¨6 Pontos ou ProPontos

Querida Vigis,
                 Algumas amigas me perguntam porque não posto receitas de doces! Na verdade, é que a maioria das receitas leva o tal adoçante culinário e EU não gosto muito! De doce eu gosto e opto pela gelatina diet com o pudim de baunilha, ou doce de leite que 1 cs tem 1 ponto! Quanto a "economia" de pontos, como explicou a Silvinha, minha orientadora do Vigilantes do Peso, não adianta cortar o açucar porque os carboitrados também se transformam, ou seja, não deixe de comer seu docinho por isso! Lembre-se que tem os 35 pontos flex para isso!
           Bon appetit!
                 Copiei a receita abaixo do site do Vigilantes!

Torta gelada de morango diet

PONTOS / Porção: 6 Pontos e 6 ProPontos
Porções: 8
Tempo de preparo: 1h 10min
Dificuldade: Fácil
Base:
20 biscoitos de chocolate, sem recheio, esfarelados (170g)
4 C.S. de margarina light
Recheio:
¼ de xíc. de adoçante, em pó, granulado
1 c.c. de água
1 xíc. de cream cheese light
2 xíc. de creme chantilly light em spray
3 xíc. de morangos, pequenos, cortados ao meio
Folhas de hortelã para enfeitar (opcional)
 
Prepare a base. Numa tigela, misture o biscoito esfarelado com a margarina até formar uma farofa úmida. Pressione a massa numa forma redonda de fundo removível com 22 cm de diâmetro. Reserve.
Faça o recheio. Numa tigela média, junte o adoçante, a água e o cream cheese. Usando um batedor tipo pera ou batedeira elétrica, bata fortemente para misturar bem. Cuidadosamente, adicione o chantilly em spray, envolvendo o creme sem bater. Transfira para a base já preparada e espalhe o recheio usando as costas de uma colher para alisar. Cubra com um plástico e mantenha na geladeira por 1 a 2 horas, até ficar firme.
Na hora de servir, decore a torta espalhando os morangos por cima. Retire delicadamente o aro da forma e transfira para uma travessa. Corte as porções e sirva com folhas de hortelã, se preferir.
Informações nutricionais (1 fatia)

120 g, 239 Cal., 14 g de Gord. Total, 8 g de Gord. Sat., 0 g de Gord. Trans, 42 mg de Colest.,  212 mg de Sódio, 22 g de Carb. Total, 7 g de Açúcar Total, 1 g de Fibra, 5 g de Prot., 0 g de Álcool, 54 mg de Cálcio. 

Outras receitas como essa você encontra no Volume 1 - Doces, da coleção Vida Light.

Réveillon - Dicas de Decoração - Parte 3

Querida Vigis,

                  Muito boas as dicas do GNT! Vou correndo até Matinhos, na Laurita Mega Store para adquirir alguns itens para a nossa decoration, e não vou esquecer dos guarda-chuvas, ah coitada!

http://gnt.globo.com/casa-e-decoracao/dicas/Como-garimpar-objetos-de-decoracao-para-o-Ano-Novo.shtml

Réveillon - Dicas de Decoração - Parte 2


img_reveillon
Querida Vigis,
             Estou na praia! Com chuva, muita....e vento, demais....ou seja, ou como ou escrevo! Já adivinhou qual a minha opção? Pois é, vai ter que me aguentar por aqui :) Em breve irei ajudar a Jô e o Chico nos preparativos da nossa festa! Dica é comigo mesma!
               Então, que lhe seja útil, pelo menos!

          "Para a sua Festa de Réveillon (com acento?!? vou ter que mudar todos os posts, para falar a verdade, sempre esqueço como escrever) ser um grande evento, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a entrar 2010 2012 com toda alegria que este ano aguarda!


- Para a decoração, aposte nos balões brancos, que além de ser a cor do Ano Novo (o dia 1º de Janeiro é o Dia Mundial da Paz), darão um tom elegante e suave para festa. Combine o branco com balões de outras cores, como o amarelo, e principalmente balões metalizados, nas cores prata e dourado, que dão brilho à decoração. Pendure também serpentinas no teto, para animar o ambiente!


- Outro elemento que não pode faltar numa festa de fim de ano são as luzinhas de natal, pisca-pisca ou estáticas, em volta de árvores, colunas ou em plantas, principalmente se a festa for em local aberto. Você também pode colocá-las em arranjos de mesa ou sobre móveis (caso a festa seja em casa). Lembra do post do natal? Idéias para o Natal


- Chuva de prata e fogos de artifício são para a meia-noite, junto com a contagem regressiva e o estouro do champanhe. Não esqueça de reservar as taças, que podem ser de acrílico, se não houver outra opção!
 (dicas do : www.dicasparafestas.com.br)

Reveillon - Dicas de decoração


Querida Vigis,


                O reveillon está chegando e a preocupação em deixar a casa bonita também, pois precisamos  pensar  na roupa, na comida e na decoração! Ufa!
            Assim, fiz uma pesquisa para postar algumas idéias!
ideias de decoracao para o reveillon 2011 fotos Idéias Decoração para Reveillon 2010 2011 Fotos
                  Você se preocupa com o significado das cores?
                  Para inspirar, segue a listinha...
Branco
Traz paz e sorte, mas também carências afetivas. Usado para limpeza do corpo e da mente, é indicado para pessoas estressadas e agitadas. Deve ser evitado por quem teve perdas recentes.



Azul
É a cor das novas amizades. Atrai calma, tranqüilidade,prosperidade, equilíbrio e harmonia familiar. Deve ser usada por quem deseja constituir uma nova família e evitada para quem quer agitar.

Verde

Traz sorte, esperança, saúde física e mental e renovação espiritual. O verde aumenta a confiança, atrai presentes, melhoria financeira e diminui o estresse. Deve ser usado por quem precisa mentalizar energias positivas e evitada por quem se considera superior a outras pessoas.

Rosa

Cor do amor verdadeiro, do romantismo. Representa o verdadeiro amor e melhora a vida afetiva. Atrai felicidade afetiva e simpática. Perfeita para as românticas, meigas e tímidas.

Vermelho

É a cor ideal para quem está à procura do par perfeito, pois representa a paixão. A cor é perigosa porque afasta as amizades ( principalmente do mesmo sexo). A cor está associada à coragem, à iniciativa para se realizar e é indicada para quem quer se apaixonar (mas sem compromissos sérios).

Violeta e lilás

É a cor da energia e da verdade. Atrai sucesso intelectual e ajuda a superar as carências afetivas. Tabém retira a negatividade acumulada durante o ano.

Amarelo

É a cor do dinheiro, da alegria e da riqueza. Simboliza o sol, a fecundidade e a fortuna. Aumenta a capacidade intelectual imaginativa. Não deve ser usada por pessoas inseguras.

Laranja

Atrai sucesso e alegria, eleva a auto-estima, espanta a depressão e desperta o otimismo. Deve ser usada por quem procura emprego e evitada por tímidos.
 

Marrom e bege
Estimulam as atividades profissionais. Invista neste tom se você deseja uma promoção.

Preto

Deve ser evitada na noite de réveillon. Apesar de isolar a inveja, a cor atrai tristeza, depressão, carências afetivas e energias negativas.

Dourado

Proteção divina, destaque na profissão e sucesso material.
              
              Bem, eu não ligo muito para isso mas optaria pelo branco como tema básico, nas toalhas das mesas por exemplo e brincaria com as cores nos adornos como copos, cálices, pratos, flores e velas! 
            O jantar pode ser americano, aquele em que cada um se serve e é o que proporciona mais liberdade aos convidados, que podem trazer alguns pratos para ajudar na ceia, se for o caso e também na hora de se comer. Acho bem legal quando a comida fica no buffet e cada um pode se servir na hora em que der vontade!  É aconselhável ter um garçom quando se tem muitos convidados, pois ele se encarregará de repor os comes e bebes e também recolher o que já foi usado. A não ser que a festa seja da família e aí todos AJUDARÃO, sem opção! O que não pode é você ficar correndo e deixar de curtir a festa! Olha, é um dinheiro bem empregado! 
            No blog Emporium Online peguei estas dicas para ajudar, como um roteiro, até porque cada uma já sabe do jeito que gosta:

- Procure organizar a mesa como o indicado abaixo. Esta é a forma correta de dispor a mesa em um jantar americano.

- Bebidas e copos devem ficar em uma mesa a parte.

- Não deixe faltar gelo. Nunca!

- Escolha para o cardápio, alimentos que não precisam ser cortados.

- Faça com que tudo seja colocado simetricamente, se você tiver toc, brincadeira, mas  fica mais bonito.

- Dependendo da formalidade pode usar guardanapos de papel decorados ou lisos coloridos.

- Não é uma regra imutável, a forma que se dispõe a mesa. Ela pode sofrer variações dependendo do número de convidados.



              Para facilitar o serviço, há uma variedade de pratos e talheres descartáveis que são lindos, de verdade! Conheço os da Tok stock! Incríveis! Não gosto muito de descartáveis, mas se não tiver ajuda para lavar, eu não pensaria duas vezes!
             Bon anné!
                 





terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Reveillon - Gelar as bebidas - Dica da Ana Maria Braga


Querida Vigis,

        Ana Maria Braga deu uma dica para gelar as bebidas. Maurício testou no Natal e deu super certo! A idéia é liberar espaço na geladeira também!

Dica de gelar rápido:
• Balde ou um recipiente
• Água
• Álcool
• Sal
• Gelo

Complemento:
Com essa dica você vai evitar gelar mais bebidas do que o necessário e depois ficar empatando espaço na geladeira. Como gelar cerveja em lata, garrafa de vinho, garrafa long neck e espumante. Você pode deixar também as bebidas no tanque com gelo. Latinhas, por exemplo, levam apenas duas horas para gelar.


Você vai usar para cada kilo de gelo:
150 ml de água fria
50 g de sal (2 colheres de sopa)
50 ml de álcool (1/4 de xicara de chá)

O modo de preparo é o mesmo para todas as bebidas:
1 - em um recipiente misture a água, o álcool e o sal grosso (ou refinado). reserve.
2 - em uma caixa de isopor, ou champanheira ou balde coloque as bebidas que queira gelar.
3 - preencha a caixa com gelo até que fique acima das latinhas e na altura do líquido das garrafas.
4 - despeje a mistura de álcool, água e sal.
5 - espere o tempo necessário.

As temperaturas ideais para consumos destas bebidas são:
cerveja e ice: 2 ° c / 20 minutos
vinho tinto: 16° c / 20 minutos
vinho branco: 13° c / 25 minutos
espumante: 7° c / 35 minutos

E para organizar a geladeira de modo que caiba todos os ingredientes da ceia, Ana Maria Braga pediu ajuda para uma especialista no assunto, Alexandra Tsourou-tsoglou. "Festa boa precisa ser pensada com antecedência! Por mais simples e familiar que seja requer planejamento. Assim, faça uma lista de tudo que irá precisar!", aconselhou.


Frutas:
Algumas frutas podem ficar fora da geladeira, como pêssego, cereja, ameixa, melancia (com casca), abacaxi (com casca) e maçã. Higienize-as e as mantenha inteiras, cobertas e fora da geladeira até a hora de arrumar a mesa. Outras frutas é melhor que fiquem dentro da geladeira. Exemplo: morango e figo (agüentam uma tarde), abacaxi e melancia (descascados).


Salada de legumes ou folhas:
Coloque na geladeira os alimentos que contenham maionese no seu preparo (salada de batata ou salpicão). Pratos que levem requeijão também. Caso não tenha espaço de jeito nenhum na geladeira, misture a maionese quase na hora de servir.

Se não sobrou espaço para a salada verde faça o seguinte: depois de higienizá-las coloque as folhas em sob papel toalha em vasilhas grandes e cubra com um pano de prato limpo. Coloque uma vasilha menor com gelo abaixo da vasilha com as folhas. Isto evitará que elas murchem como o calor do verão e da cozinha. Ainda mais que a temperatura da cozinha tende a estar mais alta em virtude dos assados.


Utilize uma vasilha de gelo, a saladeira em cima e assim a salada vai se manter gelada mesmo fora da geladeira

Carne Mais ou Menos Louca - 2 xic = 3 pontos (sem o pão)


Carne Louca


Porção : 2 xícaras da carne com o molho = 3 pontos Acrescente os pontos dos pães que escolher! Consulte a lista nas tabelas! Não esquecer!
Ingredients


3 xíc água
6 dentes de alho inteiros
500 g tomate cereja picados
1/2 pepino descascado, sem sementes, em cubos
1/2 cebola roxa fatiada fina
1/4 xic coentro fresco picado ( na minha não uso)
1 pimenta jalapenha sem sementes, picada (pode ser outra, a gosto)
3 Cs vinagre de maçã
1 Cs azeite
480 g de contra-filé, sem osso e sem gordura (algumas receitas usam lagarto, mas para as Vigis o contra-filé é mais magro)
2 cc de orégano
1/2 cc de sal
1/2 cc pimenta-do -reino
4 fatias de pão italiano integral torradas 45 g ( eu torrei as do pão de centeio light da Seven Boys que 3 fatias tem 1 ponto)


Instructions


numa panela pequena, junte a água e o alho e ferva em fogo alto. Reduza o Figo e cozinhe por cerca de 10 min para o alho amolecer. Escorra.
Qdo o alho esfriar, remova a casca e amasse com um garfo num prato.
numa tigela media, misture o tomate, pepino, cebola, coentro, pimenta, vinagre, e o azeite para criar um molho
unte uma chapa ou use panela antiaderente de fundo grosso e aqueça bem. Salpique a carne como orégano, sal e pimenta. Grelhe por cerca de 5 min de cada lado, até dourar por fora e cozinhar por dentro (eu prefiro ,mais mal-passada. Espere esfriar um pouco e corte em fatias bem .
salpique o alho sobre as fatias de pão, as fatias de carne arrume por cima e regue com o molho
se preferir, misture a carme na salsa e coloque num prato para que cada um possa se servir, caso pense em aumentar a receita


Notes


Sugestão para uma refeição fria! Acho bom no lanche da noite ou como aperitivo, acompanhada por torradas de pães light.
Bon appetit!

Panetone do Vigilantes do Peso


Querida Vigis,

            Que tal preparar o Panetone? Não precisa ser só no Natal, não é mesmo?

PANETONE DO VILIGANTES DO PESO

Informações nutricionais por porção: 175 calorias, 3,9g de proteína, 34g de carboidrato, 3g de gordura, 2g de fibra

Ingredients

    • . 1 cubo de fermento biológico para pão
    • . 2 C.S. de água morna
    • . 4 C.S. de açúcar
    • . 2 ovos
    • . 2 C.S. de margarina light na temperatura ambiente
    • . 1/2 c.c. de raspas de laranja
    • . 1 c.c. de conhaque
    • . 1 xíc. + 2 C.S. de farinha de trigo peneirada (140g)
    • . 1 xíc. de frutas secas mistas bem picadas (180 g)

Instructions

    1. Dissolva o fermento na água, em uma tigela, junto com 1 c.c. de açúcar. Deixe descansar até começar a crescer, por cerca de 5 minutos.
    2. Bata, em velocidade média, os ovos com o açúcar restante até formar espuma. Adicione a margarina e bata até homogeneizar. Acrescente as raspas de laranja, o conhaque e a mistura de fermento. Continue a bater e acrescente às colheradas a farinha de trigo. Bata por mais 5 minutos. Acrescente as frutas secas e misture bem.
    3. Tampe a tigela com um pano úmido ou plástico e deixe descansar até dobrar de volume, por cerca de 30 minutos.
    4. Preaqueça o forno moderado a 200º C. Unte uma fôrma para bolo alta com gotas de óleo e polvilhe com 2 C.S. de farinha de trigo. Transfira a massa e leve ao forno por 10 minutos. Diminua a temperatura do forno para baixo 160º C. e deixe assar por cerca de 30 minutos ou até dourar por cima e o bolo começar a sair da fôrma.
    5. Retire do forno, aguarde esfriar na temperatura ambiente. Embale em saco plástico, retire o ar e congele. Para consumir, basta deixar na geladeira ou no ambiente até descongelar totalmente.
    6. Informações nutricionais por porção: 175 calorias, 3,9g de proteína, 34g de carboidrato, 3g de gordura, 2g de fibra

Salada de Peru Defumado, Cenoura e Passas


Querida Vigis,

         Mais uma receitinha para incrementar o cardápio, diretamente do Livro do Vigilantes do Peso.

        Sala De Peru Defumado, Cenoura e Passas

Porção 3 xic de salada= 3 pontos

Ingredients

    • 1/3 xic de maionese light
    • 1 cc de raspas de limão
    • 1 cs de suco de limão
    • 1/2 cc de sal
    • 1/8 cc de pimenta-do-reino
    • 180 g de peito de peru ou frango defumado, em cubos
    • 6 cenouras médias raladas ( aprox 3 xic)
    • 1/3 xic de passas de uvas escuras
    • 6 xíc de alface romana (folhas pequenas ou rasgadas)
    • 1/4 de xic de amendoim torrado, sem sal, picado

Instructions

    1. Faça o molho. Numa tigela grande, misture a maionese, as raspas e o suco de limão, o sal e a pimenta.
    2. Junte o peru, a cenoura, as passas e o molho.
    3. Divida a alface em quatro pratos, cubra com a salada de peru e misture. Salpique o amendoim e sirva.
    4. Acrescente 1 maçã em cubos para deixar a salada mais crocante e com sabor refrescante

Salada de Batatas com Camarão = 3 pontos

Querida Vigis,




                    Adaptaei a salada de batatas com atum e substituí por camarão!

SALADA DE BATATA COM CAMARÃO

Porção 1  xíc de salada = 3 pontos


Ingredientes
1/4 xíc de maionese light
1/4 cc de sal
1/4 cc pimenta do reino
 2 xic de camarão cozido e descascado (pode incrementar) = 2 pontos
4 batatas pequenas cozidas e cortadas em cubos
2 cebolas chalotas grandes, finamente fatiadas
4 xíc de salada verde tipo baby (espinafre, agrião, alface e rúcula)
1 limão siciliano pequeno cortado em 4 bandas

Modo de Fazer:
1 - Para o molho, junte numa tigela grande a maionese, o sal, a pimenta e misture.
2 - Acrescente ao molho o camarão, a batata e a cebola. Misture bem.
3 - Divida as folhas entre 4 pratos e cubra com a salada de atum e batata. Sirva com uma banda de limão

PERU COM FRUTAS SECAS E MOLHO DE LARANJA

Querida Vigis,
            Uma receita de peru, diretamente do site do Vigilantes do Peso, para ocasiões especiais! 
             Dá para congelar e deixar prontinho para o dia da festa!

PERU COM FRUTAS SECAS E MOLHO DE LARANJA
 Receita de peru light
 . 1 peito de peru inteiro, pesando cerca de 1kg
. 1 limão médio
. 1 xíc. de arroz cozido
. 4 C.S. de amêndoas sem pele picadas grosseiramente (35g)
. 4 C.S. de pistache descascado picado grosseiramente (35g)
. 1 xíc. de castanha portuguesa cozida descascada fatiada (200g)
. 1 xíc. de croutons light
. 1 c.c. de canela em pó
. 1 c.c. de casca de laranja ralada
. 1 C.S. de hortelã seca
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
. 2 c.c. de margarina light

Molho de laranja:
. 1 C.S. de margarina light
. 1 C.S. de farinha de trigo
. 1/2 xíc. de suco de laranja
. 2 xíc. de água
. Sal a gosto
. 6 pêras vermelhas pequenas frescas (500g)

Modo de preparo:
1. Esfregue o peito de peru com o suco de limão. Recheie com a mistura de arroz  amêndoa, pistache, castanha, canela,  casca de laranja e hortelã. Costure o peito do peru com uma linha grossa para o recheio não sair.
2. Arrume o peito do peru em um tabuleiro untado com gotas de óleo, tempere com o sal e a pimenta e regue com a margarina e coloque no forno para assar em temperatura média de 170°C, durante 2 horas.
3. Retire do forno, espere esfriar um pouco antes de fatiar. Sirva regado com o molho de laranja.
4. Molho de laranja: numa panela pequena, derreta a margarina em fogo brando, acrescente a farinha de trigo, mexa por 1 minuto para cozinhar. Acrescente o suco de laranja e a água e deixe ferver, mexendo até engrossar. Salpique sal se quiser.
5. Congele o peito de peru inteiro após esfriar, embrulhado em papel de alumínio e mantido em saco plástico fechado. Para consumo, descongele na geladeira e aqueça na hora. Faça o molho de laranja na hora de servir. 
Rende :
6 porções de 10 Pontos com o molho
6 porções de 13 PP com o molho
Informações nutricionais por porção:  480 calorias, 42g de proteína, 36g de carboidrato, 19g de gordura, 5g de fibra

         Bon appetit!

Patê de Atum

       Querida Vigis,

                        Uma boa opção para rechear um sanduíche ou para o aperitivo!
                         1 lata de atum  em água = 2 pontos
                        Maionese light para dar ponto 2 cc = 1 ponto
                        Para calcular a quantidade de pontos, some a quantidade de colheres de maionese que usar e o atum!
                      Bon appetit!

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Reveillon - Organizar a Festa



Querida Vigis,

                 O Natal, como diz o Vitor, amigo da Manuela é  uma festa "repleta de felicidade e serenidade, porque o Reveillon é acabação"! Adorei a idéia! O Natal é família, o reveillon é do mundo, para passar com os amigos, na balada, no clube, na praia, enfim...Você entendeu a idéia!
                  Porém, se 2012 vai nascer na sua casa, não se desespere! Vou ajudá-la postando algumas dicas ao longo da semana, inclusive algumas sugestões para o cardápio com receitas pontuadas!
                  Para auxiliá-la a receber bem os convidados e evitar contratempos, a personal organizer Luiza Vieira indica 15 dicas que incluem todas as etapas da preparação, desde os convites até o cardápio e a hora de servir o jantar. 
                 Acho interessante estas listas, não para serem seguidas ao pé da letra, mas para ajudar a organizar as idéias! Quando tenho muita coisa para fazer, acabo não saindo do lugar e deixo para o último momento e  , na hora da festa, estou mais para lá do que para cá! Ao preparar este post comecei a pensar no que farei para o nosso reveillon na praia, inclusive o que precisarei levar de Brasília! 
                 Assim, ao ler as dicas, vá anotando o que servir para ajudá-la e se não der, paciência, o reveillon é de acabação!

1- Faça a lista de convidados preferencialmente com bastante de antecedência;(já não vai dar para nós)

2- Faça o convite por telefone, e-mail ou até mesmo em cartão;

3- Comece a planejar a festa assim que receber as confirmações;

4- É possível comprar os alimentos e bebidas não perecíveis dias antes. Porém frutas frescas, verduras é melhor comprar na véspera, ou se preferir pela semana;

5- Cuidado com a quantidade de alimentos e bebidas para que não falte;

6- Pedir sugestões do cardápio aos convidados pode ser uma alternativa. E possível ainda, desde que seja como um acordo, distribuir tarefas. Se for uma ceia informal pedir para que cada convidado leve um prato é válido. Caso contrário opte por uma ceia tradicional;

7- Não podem faltar na ceia de Ano Novo salada verdes, salada de legumes, arroz, farofa, um assado (pode até ser peixe) -, frutas secas e frutas cristalizadas;

8- As bebidas devem se adequar ao gosto dos convidados, mas não se esqueça da água, do suco e do refrigerante. O vinho pode ser uma boa opção e cerveja também. Lembre-se dos espumantes para o brinde;

9- Verifique com antecedência os utensílios como: pratos, talheres, taças, copos, etc. Certifique-se se são suficientes para o número de convidados;

10- Opte pelo jantar americano, ou seja, monte a mesa com a comida e deixe que os convidados se sirvam;

11- O horário de servir a ceia fica a escolha do anfitrião, mas a sugestão é que seja servida por volta das 22h;

12- Organize os móveis da casa tirando do caminho onde os convidados vão circular, objetos que poderão quebrar, principalmente se tiver crianças;

13- Dar uma geral na casa nunca é demais antes dos convidados chegarem. Tire o pó com espanador, verifique se o lixo dos banheiros (lavabo) foi tirado e limpe os espelhos;

14- Deixe separados CDs que possam ser tocados durante a festa;

15- Foguetes e rojões podem causar acidentes, por isso, prepare um kit de primeiro socorros para emergências.

                  Viu só quanta coisa? Olha, faça do seu jeito, mas aproveite as dicas para não esquecer das coisas ou deixar para a última hora e ficar estressada!

domingo, 25 de dezembro de 2011

Natal - The day after

Querida Vigis,


               Papai Noel já está de férias! Foi visto em Bora Bora, mas dizem que virá passar o reveillon no Rio de Janeiro! Quer assistir a queima dos fogos! Coitado, merece descansar!
              E como foi o seu Natal? O meu foi ótimo! Passamos na casa dos meus pais, como sempre! Só a família! Este ano sentimos falta da Vivian, que está na Europa (chique a moça), do Marcelo e do Maurício que foi para São Paulo! Nem batemos a tradicional foto na escada! Sem a Dida não vale! Mas tirando isso, a festa foi muito legal! Temos mesmo que comemorar! 
             Os presentes foram maravilhosos e o cartão que recebi da mãe Therezinha diz tudo! Thank's mommy and sister! 
             E a comilança? Foi um espetáculo! Peru, salpicão, farofa, bacalhau, tender e todos os acompanhamentos! De sobremesa a Torta de Nozes que postei ontem, nuvem de morango e docinhos...uma delis! Parecida com a sua ? Foi o que pensei..ahahahah
           Comi de tudo!!! Adoro comida de natal e estava desejando comer a torta! 
           O almoço de hoje foi na casa da Claudia! Comemoramos com a família Bastos! Tudo outra vez! E comi :) ...não enjoei ainda! Queria comer novamente agora, como a Nigella, num belo sanduíche! 
            Para compensar um pouco,  uma corridinha básica ! Alivia a consciência, né?
            Bem, como diria Scarlet O'hara, tomorow is another day!