domingo, 29 de janeiro de 2012

Segunda reunião ProPontos

Querida Vigis,

          Recebi meu certificado de sócia Vitalícia!!! Que orgulho ! Um diploma e a chavezinha dourada! Muto bom!
          Mas vamos ao que interessa!

1 - Frutas

         Os Vigis da minha reunião estão com muitas dúvidas quanto a quantidade de frutas e pontuação respectiva! Alguns se plantaram a comer frutas o dia inteiro e outros não comem com medo de engordar mais! A orientadora, Silvinha, esclareceu que o consumo das frutas está liberado em razão de serem   fibrosas e, por isso, forçarem o organismo a gastar mais energia para digerí-las, o que não significa que elas não sejam calóricas! São calóricas sim! Portanto, consuma com moderação! Como assim, é liberado ou não? É liberado, mas não vá comer uma dúzia de bananas, 3 mangas e 4 pêssegos! Podemos comer uma fruta como "colação" entre uma refeição e outra, como sobremesa, etc, mas com parcimônia, por favor! Faça o teste! Veja se com a quantidade de frutas que está comendo (principalmente a Vigis que já fazia o programa antigo) você continua emagracendo! Se estiver, continue , caso contrário, diminua a quantidade! É assim mesmo, cada organismo responde de um jeito e basta prestar atenção na balança para acertar a mão!
         No meu caso, estou comendo a mesma quantidade de frutas que comia antes, tipo, mamão no café da manhã, pêssego, uva ou abacaxi quando me dá vontade de comer algo e banana com o corn flakes porque preciso beber leite, muito de vez em quando!A diferença é que não conto pontos!  Ganhei mais 3 pontos naquele dia, por exemplo! Vamos deixar claro que não sou louca por fruta, verdura ou sucos, assim, desde sempre, consumo apenas o recomendado no dia, 2 porções de frutas , 3 porções de legumes, 2 porções de leite, 2 porções de gordura e  6 copos de água..lembra que fala nos livrinhos antigos? No novo eles não recomendam cota mínima, mas tiraram os pontos das frutas e verduras para que se coma mais quantidade destes alimentos! Tá com fome? coma uma fruta! e mais ou menos isso!

2 - SOPÃO

           Fiquei curiosa para saber porque a sopa que antes não pontuava passou a valer 1 ponto e diminuiu a quantidade ! Mandei um e-mail e eles me informaram que, se a sopa for feita sem tubérculos (batata, batata-doce, inhame, etc..) não terá pontos, ouviram bem? ZERO PONTO! Assim, continuo sugerindo que se tome 1 1/2 xícara de sopa antes do almoço e do jantar! Abóbora pode ser adicionada na sopa porque é vegetal!

3 - ProPontos por Refeição

          A sugestão do Vigilantes é que se distribua os ProPontos do dia da seguinte maneira, de acordo com a cota diária de cada um:
                    Fica mais fácil seguir a orientação no início! Depois, quando já estiver mais acostumada, faça a distribuição de acordo com sua "fome", pois algumas pessoas não gostam de comer logo que acordam, por exemplo!
                    

8 comentários :

  1. Oi, Flávia.
    Tudo bem?
    Eu de novo..heheh
    Não sabia, antes de mais nada: Parabéns pelo Certificado!
    Bom, estou precisando de ajuda no parte das atividades físicas, ficaria muito feliz se conseguisses!
    Na tabela da página 81 do Guia, no caso de peso 60 Kg, as ProPontuações Ativas para 40 minutos e 50 minutos de atividade física são exatamente as mesmas!! Não faz sentido, concordas? Constatado o erro, na reunião seguinte, questionei a Orientadora/Palestrante a respeito e ela me confirmou que há um erro, mas não disse qual seria a ProPontuação Ativa correta. Como assim?
    Onde fica a valorização de todo o meu esforço em arrumar tempo e energia para me exercitar? Ainda mais que as atividades físícas são uma das bases dos VP (inclusive tema de palestra inteira)? Isso é, no mínimo, muito desestimulante!
    Resolvi apelar para ti, que é tão atuante e interessada (e agora Sócia Vitalícia). Por gentileza, terias como me esclarecer?
    Grata.
    Márcia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia,
      Também fico indignada com algumas explicações que são passadas pelas orientadoras! Em algumas reuniões, inclusive aqui em Brasília, quem já é vitalício não pode "comprar" o programa ProPontos, nem para conhecer! Foi a maior polêmica! Por sorte, na minha reunião, a orientadora disse que o Vigilantes recomenda a venda de 3 semanas do Programa para as Vitalícias conhecerem! Ora, mas se preciso me pesar e continuar contando e o Programa mudou, preciso conhecer o novo! Deu pano para manga! Soube que algumas compraram o programa pela internet! Também a sopa ter 1 ProPonto me tirou do sério, como assim? Ainda bem que recebi a informação de que se não tiver tubérculo não tem ProPonto!
      Quanto aos ProPontos Ativos, confesso que não tinha prestado atenção! E dos 60 quilos até os 67 quilos também repete! Não sei, mas vou descobrir!
      Qual tua cidade?

      Excluir
    2. Márcia, reparou que a coluna dos 40 minutos gera o mesmo número de ProPontos dos 44 aos 159?

      Excluir
    3. Oi Márcia,

      Falei com o pessoal do Vigilantes e eles informaram que houve um erro na coluna dos 40 minutos da página 81! Que o cálculo para os 40 minutos deve ser feito pela média da coluna de 30 e 50 minutos! Ou seja, tudo errado! Fiz uma conta e nos 40 minutos, considerando a média dos 30 e 50, teríamos 1,5, 2,5 e assim, acho que eles arredondaram para baixo...Acho que precisarão rever todos os cálculos!
      Eu nunca entendi muito bem as tabelas dos Pontos Ativos e como queria emagrecer, nunca contei os pontos que foram gerados com minhas atividades físicas! Cuidava da cota diária e dos pontos flex (inclusive para usar bem pouco)!
      Beijo

      Excluir
    4. Oi, Flávia. Tudo bem?
      Muito obrigada pela pesquisa! Realmente, precisarão rever esses cálculos.. mas quando? A minha cota diária é a mais baixa e quase todos os dias "me vejo obrigada" a utilizar alguns propontos extras, daí acabo "tendo que" me "valer" dos propontos ativos para me dar uma força e não ficar com o cálculo diário muito alto. Enfim... Obrigada, novamente!
      Interessante a tua estratégia, vou pedir licença para (tentar) experimentá-la.
      Boa semana pra ti!
      Ah, sou de Porto Alegre.
      Abraço,
      Márcia.

      Excluir
    5. Oi Márcia,
      Eu também nasci em Porto Alegre! Márcia, eu concordo que para quem pode comer só 26 ProPontos fica difícil mesmo! Os alimentos estão mais pontuados e seis propontos quase não fazem diferença! Por isso falei que não era para o povo se animar ao passar de um programa para o outro! Salvo se gostares de fruta! Outro dia na reunião, a orientadora estava comentando que uma Vigis tinha comido apenas 4 ProPontos do dia e o resto só fruta e salada! Que não era para fazer assim ,etc e tal...mas veja só, uso apenas 4 ProPontos ! Na antiga não daria para fazer assim pq quase todas as frutas são pontuadas. Não lembro agora se foste tu, mas me passaram um programa que calcula os propontos extras. Olha no post Programas online (se não foi tua indicação), quem sabe ajuda? Muito chato ficar usando os ProPontos Extras para o cotidiano! Te ajudo no que precisar, é só falar! Beijos

      Excluir
  2. Olá Flavia, Td bem?
    Adorei seu blog.
    Comecei a dieta e
    Surgiu uma dúvida.
    Os 100g de filé de frango grelhado ou filé mignon são contados crus ou já prontos?
    Obrigada desde já!
    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jullie,
      No guia de propontos fala em grelhado ou cozido!
      beijo

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.