segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Talharim ao Molho de Funghi Secchi da Flaigella -

Querida Vigis,

                 Atendendo a pedidos, posto minha receita de Molho Funghi Secchi para servir com macarrão! O molho fica muito gostoso e pode ser servido com filé também!
                  ATENÇÃO VIGIS, NÃO  é receita do Vigilantes do Peso! Fiz uma versão com ingredientes lights (creme de leite, caldo de carne 0% de gordura,  óleo em spray) já que o funghi tem Zero Ponto! Ficou bom, mas não um espetáculo! Assim, se quiser fazer bonito com a família, teste a receita tradicional primeiro e depois, já conhecendo a consistência e o gosto, adapte para você e pontue bem direitinho!Na que fiz, ainda no programa antigo, pontuei em 4 pontos 1/2 xícara de molho light (com o funghi) e mais 3 pontos do macarrão) . Pelo que vi, 1/4 de xícara de creme de leite light tem 2 ProPontos e 15 gm de funghi tem Zero ProPontos. Assim, se for comer essa medida, pode contar 3 ProPontos, mais os 6 ProPontos do macarrão comum, ou 5 se for integral!

MOLHO AO FUNGHI SECCHI DA FLAIGELLA

Ingredientes

1 pacote de macarrão (penne, fusilli ou Talharim)
50 gm de funghi seco
2 cs de manteiga ou margarina
1 cebola pequena picada
1/2 xíc de vinho branco seco
2 cs farinha e trigo
2 xíc de chá caldo de carne
2 xíc de chá de água do funghi
2 xíc de chá de creme de leite fresco
sal e pimenta
queijo parmesão ralado

Modo de Fazer

1 - Funghi
Coloque o funghi de molho em 2 xíc de água quente. Deixe por 30 minutos e procure não mexer o prato porque a terra vai para o fundo. Após este tempo, retire com cuidado o funghi e pique em pedações ou à gosto. Em um coador de café, coe a água do funghi umas 2 vezes e reserve.
2 - Caldo de Carne
Coloque 2 xíc de água e 1 tb de caldo de carne para ferver. Após derreter o tablete, desligue o fogo e reserve
3 - Molho
Em uma panela ou frigideira grande, derreta a manteiga e frite a cebola até ficar transparente. Acrescente o funghi e frite bem.
Coloque o vinho e deixe evaporar até sobrar algo em torno de 1 cx de caldo. Coloque a água do funghi e deixe levantar fervura.
Misture a farinha no caldo de carne e despeje na panela ( importante dissolver a farinha no caldo já morno e não no molho para não embolotar). Deixe ferver até engrossar. O molho não chega a ficar grosso como um creme, mas fica consistente. Aqui precisa prestar atenção para não deixar o molho ficar ralo. Acerte o sal.
4 -Finalização
Misture o creme de leite fresco (até pode ser o de caixinha mas nunca, nunca mesmo o de lata porque talha) e deixe dar uma cozinhada e misture no macarrão.

Bom appetit!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.