domingo, 18 de março de 2012

Querida Vigis Vanessa

Querida Vigis Vanessa,

                Adorei ler teu email!
             Sei o quanto é difícil dar o primeiro passo para começar uma dieta, seja ela qual for! Temos tantas restrições e a vida já é tão corrida que ficar sem comer aquilo que gostamos deixa tudo bem pior!              
             Quando comecei minha caminhada, não acreditava que conseguiria fazer nem 2 semanas e, muito menos, que perderia peso! Nesta altura da minha vida, já fiz todas as dietas, tomei todos os remédios de rato do mercado, de enzimas a Victosa e nos últimos anos nada funcionava! Olhava para quem emagrecia e pensava - comigo não funciona - e não funcionava mesmo! Coisa da minha cabeça? Pode ser, mas o fato é que não emagrecia!
             Assim, quando vi que o Vigilantes do Peso estava funcionando, não podia ficar quieta, precisava contar e foi assim que comecei a escrever no meu blog que servia para eu registrar as minhas receitas preferidas! Queria e quero dizer que é possível emagrecer, sem passar fome e comendo o que se gosta! Detesto radicalismos! Nada além!
                    Digo tudo isto Vanessa, para que tenhas a certeza de que a tua perseverança e força de vontade são as únicas responsáveis pelo resultado alcançado! 
                         E fico muito feliz por saber que te ajudei de alguma forma! Teu e-mail me anima a continuar escrevendo e ajudar, mesmo que de forma indireta, minhas queridas Vigis!
                       Obrigada!
                       Beijos
                  

16 comentários :

  1. Olá bom dia!
    Gostaria de saber quantos pontos eu posso comer por dia..

    tenho 25 anos, peso 65 quilos e tenho 1,58 de altura, pratico exercícios 40 minutos por dia, 5 vezes na semana.

    Obrigada desde já.

    Ahhhhhhh Adorei seu blog, muito bacana, cheio de dicas e muito completo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Sua cota é de 26 ProPontos diários + 49 ProPontos semanais, não acumuláveis! Quanto aos ProPontos Ativos, escrevi um post, inclusive com um programa para calcular porque a tabela disponibilizada no Guia de Bolso do Vigilantes está errada!
    Obrigada pela visita e fico feliz que tenha gostado. Minha intenção é a de facilitar, um pouco, a vida das Vigis! Qualquer coisa é só escrever!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia, sou Simônia, mineira, 39 anos, no vigilantes pela primeira vez (Propontos). Desde sempre luto com a balança, porém depois de 2003 a situação piorou um pouco,devido há um problema de saude preciso de doses diárias de corticóide. Esou na setima semana e eliminei 3,1kg, achei pouco, semana passada não eliminei nada e esta semana fiz um esforço enorme pra eliminar apenas 300 grs. Acho minha orientadora muito "fraca". Ela nunca tem as respostas que preciso, por isso na minha busca por estas respostas na Net achei seu blog e adoro. Mas queria saber um pouco mais sobre esta estgnação semanal, qdo não perdemos nada, apesar de não fazer nada "errado". Faço questão absoluta de não usar nenhum ponto extra, estou caminhando, fazendo Pilates,cortei radicalmente arroz, feijão, doces e refrigerantes, mas ainda não consegui minha recompensa.... Mas sei que chegarei lá, se Deus quiser.... Simônia (simoniamatos@hotmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simônia,

      Tomando corticóide e conseguiu perder peso? Parabéns! Ingerindo corticóide é muito difícil de perder peso! Uma amiga engordou 20 quilos e só consegui emagrecer depois que parou de tomar! Assim, mais uma vez, parabéns!
      Mas sei o quanto é desanimador empenhar-se e na hora da balança aquela barrinha não sair do lugar! Dá vontade de chorar! Chore, mas não desista! É assim mesmo! Talvez seja melhor mudar o foco, ao invés de querer emagrecer, enquanto estiver tomando os corticóide, ter como meta não engordar, assim, o que conseguir perder será lucro! Se está tomando o remédio é porque ainda não está bem de saúde e precisa se alimentar direito e de forma saudável!E aí o Programa é fundamental! Imagino que vai querer me mandar as favas, ahahahahahah, mas minha preocupação é que desista e acabe engordando muito, mas muito mais do que gostaria!
      Para te ajudar melhor, preciso saber o que você come! Não come arroz, feijão, doces! Come carne, macarrão, verduras ? Está comendo muitas frutas? É importante comer a cota diária, ajuda a queimar! Tudo bem não comer os Extras e os Ativos, também procurava não comer, mas me presenteava com alguns no final de semana! Ajuda a mostrar que podemos levar uma vida normal, comendo o que gostamos e continuar emagrecendo!
      Não acho que tenha chegado ao "Platô" e que precise mudar os alimentos que come diariamente, está na sétima semana não é?
      Bem, me diga o que está comendo para podermos pensar num cardápio menos drástico!
      Beijo

      Excluir
    2. Oi Flávia!!! Obrigada por me responder e pela atenção.... Pois é, o corticóide realmente complica minha vida mas infelizmente terei que conviver com ele por tempo indeterminado...Mas continuo firme na dieta dos vigilantes, as vezes saio da reunião arrasada, as vezes feliz.... Na minha ultima pesagem dia 30/03 (minha reunião é na sexta e no feriado não teve)eliminei 1,100kg, foi minha maior perda, mas não valeu muito porque durante a semana pasei um mau terrivel com gripe e crise de gastrite, mas mesmo assim foi bom.... Não disee que precisava muito da sua ajuada, como assim cota diária de frutas?? Nem sabia disto? Tem cota? Só sei que posso comer quantas quiser, exceto o abacate. Mas como sei que tem algumas que são muito calóricas tento evitar ou comer menos (uva, manga). Trabalho fora em dois empregos de 06 horas cada, ou seja fico mais de doze horas "fora". Saio de casa de manhão com uma sacola "cheia de comida", mas vou resumir o meu dia pra vc, pois conto com a sua experiencia pra me ajudar:
      07:00 hs: 02 fatias pão forma light com uma colher queijo cottage e cafe c/ acuçar
      09:oo hs: 01 frutas (banana, mamão, pera, kiwi)
      12:00 hs: Salada (de restaurante, mas tem uma boa variedade) e peito de frango grelhado e uma gelatina light
      15:00 hs: 01 fruta ou iorgute light
      16:30 : 02 fatias pão forma light e uma "micro fatia de muçarela"
      19:30: 01 fruta
      20:00 : sanduiche frio com muita alface, muito tomate, as vezes atum, ou queijo cottage ou sopa de legumes.

      Estou pensando em trocar umas duas vezes na semana o peito de frando por uma pequena porção de arroz com feijão.
      Nos finais de semana tento seguir a mesma rotina, as vezes troco o pão de forma por um pão frances e quando tenho alguma festa uso meus pontos extras, mas já estou começando a ficar enjoada de tudo. Paõ integral com grãos por exemplo??? Não to podendo ver, estou comendo um branco light da Seven Boys.
      Bom esta é a minha rotina alimentar, como te disse antes, nada de doces, nem refrigerantes.
      Desde já obrigada pela atenção. Adoro seu Blog!!! Achei fantastica a "mudança" que você promoveu na vida do Bruno.

      Excluir
    3. Querida Vigis Simônia,

      Na minha opinião, você está comendo pouco. Não usa toda a cota diária de pontos. Se pontuar teu frango com 8 ProPontos pq é feito na rua e com mais gordura do que o de casa, 6 dos pães, 1 do cottage (sendo que come menos) , 1 do açucar, 1 da mozarela, 2 do iogurte contabilizei 19 ProPontos arredondando para mais! Assim, acho que deve substituir o sanduíche do jantar por um prato de macarrão com molho de tomate light, além da sopa! Ou por um omelete (130g) misto (2 ovos, 1 fatia de queijo light (preferência), 1 fatia de presunto) que vale 6 ProPontos, se fizer só com a clara terá só os pontos do presunto e do queijo) acompanhado por salada.
      Tente variar o jantar comendo menos sanduíches no dia. Lembre que a tua dieta prioriza a proteína, assim, um filézinho com salada não fará mal. Além do arroz com feijão que não come faz tempo.
      Ao me referir a cota diária de frutas estava considerando a informação do jornal pessoal que recomenda comer 5 porções de frutas, verduras e legumes; 2 de leite, 2 de óleo, 6 de líquido, 2 proteínas magras e grãos integrais (s/n). Você usa o jornal fornecido pelo programa?
      O Bruno é um exemplo a ser seguido! O menino está firme, fazendo atividade física e cada dia mais bonito e com a auto-estima lá encima!
      Boa semana para nós!beijo

      Excluir
    4. Querida Flávia,

      Viu só como todas precisamos muito de você!!!! Eu uso meu jornal sim, é a minha "Biblia", coitado já está todo amassado, mas confesso que só presto atenção nos pontos de cada alimento.Se vc acha que estou comendo menos do que deveria tai mais um motivo para que eu tivesse emagrecendo né!!!! Rsrsrs Mas como te disse antes já estou ficando enjoanda e vou mudar um pouco esta rotina e conto muito com seu blog pra isso. Esta semana já vou fazer o creme de baunilha, pois só gelatina, todo dia... ninguem merece. Mas o importante é seguirmos em frente, em busca de um peso cada vez menor e melhor.... Obrigada mais uma vez pela atenção, pelo carinho e pela paciência.... Simônia

      Excluir
  4. Flavinha,

    Não vejo o Blog há alguns dias! (e olha que entro aqui TODO DIA. rsrs) Esses dias estava muito atribulada de trabalho e ajeitando algumas coisas para o feriado (vou para Minas ver meus pais)

    Hoje cheguei no trabalho e antes de qualquer coisa vim "te ver"....

    Encontrei esse post e confesso: FIQUEI MUITO EMOCIONADA.
    Essa é a segunda vez que sou mencionada em um "post" num Blog....
    E então: ganhar um post no Blog de alguém que sou fã - NÃO TEM PREÇO!
    Digo aqui, para todo mundo ler, que VOCÊ TEM SIDO MEU NORTE.
    Entro aqui e me sinto em casa! Como se tivesse na casa da minha mãe, onde aprendi tanta coisa para a vida!
    A prática é a mesma. Venho aqui buscar esse apoio e sempre encontro!
    Encontro uma palavra de incentivo... encontro uma receita pra mudar a rotina... encontro dicas para facilitar a minha luta... encontro uma pessoa que mostra o quanto eu posso valer a pena!
    Eu só tenho a agradecer imensamente a você.
    Parte do meu sucesso é produto do seu apoio!
    Um abraço com todo afeto! Muito obrigada!

    Vanessa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vigis Vanessa,

      Não sei nem o que dizer! Estou emocionada e sem palavras para agradecer tanto carinho!
      Obrigada pela consideração, pela confiança, pelo reconhecimento e por compartilhar comigo o teu sucesso!
      Feliz páscoa para ti e para os teus !
      Bom feriado e...coma chocolate, você merece! :)
      Beijo

      Excluir
  5. Olá sou Maria talvez vcs possam ajudar-me, gostaria muito de fazer os Vigilantes do Peso, já vi resultados ótimos, mas viajo constantemente ou sempre por motivo de trabalho,e agora as coisas complicaram bastante; estou com 10k a mais do meu peso e além disso tomando prednisoma - corticoide - o médico pediu uma dieta rigorosa pois vou engordar sem dúvida, tb retenção de líquido, com meu sobre peso, vai ficar muito bom, estou tomando 25 mg ao dia por 60 dias...depois nem o médico sabe...se alguém puder ajudar-me com dieta, chá pelo motivo de retenção de líquidos será super super benvindo, segundo o médico devo tirar o mais que puder de carboidratos...mas está me faltando mais conhecimento sobre tudo isso...estou bem preocupada com essas coisas todas...valeu ...obrigada

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. ola, tomo corticoide ha 4 anos, tenho artrite reumatoide, entao nao sei qdo vou parar de tomar.Engordei uns 12 quilos pelo menos, e não consigo emagrecer, faço dieta, to tentando ir pra academia qdo nao tenho dor, mas nao emagreço nda. minha auto estima ta pra la de baixa, nao tenho vontade de sair e ate terminei meu namoro.. espero conseguir uma ajuda. obrigada. Renata

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata,

      Você já leu o post que Somônia escreveu sobre corticóides?
      Sabemos o quanto é difícil, mas é possível emagrecer, mesmo tomando a medicação. Demora um pouco mais, é verdade, mas o que importa é que há luz no fim do túnel.
      Me conta, há Vigilantes na tua cidade? Sabe porque, acho importante frequentar as reuniões, pelo menos no início para ver como o programa funciona. Você receberá o material com a calculadora e a tabela dos alimentos, além do apoio da orientadora e das colegas.
      Se não tiver, nada de desespero, serei tua orientadora.
      Já calculei tua cota diária? Não? Me diga tua idade, peso e altura.
      Leia os posts sobre o Programa para saber direitinho como funciona.
      O mais difícil você já fez que é buscar ajuda, agora é só correr para o abraço e somos muitas aqui para te acolher.
      Vigis unidas, jamais serão vencidas!
      beijo

      Excluir
  8. Oi meu nome é Vania tenho 29 anos, sou do sexo feminino, tenho 1.50 de altura e peso 60 k. porque estava tomando corticóides, mas agora terminei, e não sei que tipo de dieta tenho que fazer... preciso de ajuda, por favor... minhas roupas estão todas apertadas.. estou muito triste por não estar conseguindo voltar ao normal....

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.