terça-feira, 17 de abril de 2012

Marmita - Dicas


Querida Vigis,

Marmita da Manuela
              Já sabe que  as famosas levam suas refeições para a Globo nas marmitas e que grande parte das pessoas que trabalham fora já perceberam que é uma excelente idéia para economizar, dinheiro e calorias, não é?
                Aqui em casa, muito antes de virar moda,  minhas filhas que não conseguem voltar para casa na hora do almoço, levam as marmitinhas. A marmita foi a salvação da Vivian no início da dieta e acabou virando um hábito. Hoje, mesmo não seguindo a risca o programa, continua firme. Manuela já levava uma lancheirinha para o trabalho com a, barrinhas e frutas para o decorrer do dia. Hoje, fazendo o Vigilantes, continua com as comidinhas dela também.

Minha mini
          Eu levo o lanche para o trabalho em uma mini-marmita de plástico que pode ir ao microondas. Tem 2 espaços, um para o sanduíche e o outro para as frutas ou o que desejar. Tipo a que as crianças levam para a merenda da Escola, sabe qual é? Acho bem legal!
                





Procurei algumas dicas para quem está iniciando no Encantado Mundo da Marmita
. Sim, há alguns segredinhos.
                 1 - Escolha a melhor marmita
                  A escolha do recipiente adequado exige cuidados especiais.

- As embalagens de vidro são as mais indicadas, já que podem ir ao forno convencional ou micro-ondas. Além disso, são higiênicas e, depois de lavadas, eliminam totalmente o cheiro dos alimentos.

- Se escolher as embalagens plásticas, cuidado: alguns plásticos liberam substâncias tóxicas quando aquecidos. O ideal é transferir a refeição para um prato antes de aquecê-la no micro-ondas. No fogão convencional, esquente-a em uma panela.

- Se optar pelos recipientes de alumínio, lembre-se de que eles também não podem ser levados ao micro-ondas.

Dicas espertas
- Assim que chegar ao trabalho, armazene os recipientes na geladeira. Se não for possível, utilize um isopor ou uma sacola térmica com gelo. Sempre bem fechados.

- Para quem esquenta a refeição em fogareiro ou banho-maria, o ideal é separar o feijão, que costuma ressecar com esse tipo de aquecimento. Quando separado, é possível acrescentar água antes de aquecê-lo.

- Nunca misture salada com a comida que será aquecida. Se não puder levá-la separadamente, substitua-a por legumes e verduras refogados, que podem ser esquentados normalmente.

- Cuidado com os molhos à base de leite, que azedam facilmente.

- A carne de panela com legumes é uma ótima opção de cardápio, pois oferece dois grupos de alimentos em uma única preparação. Além disso, a carne preparada com o molho fica mais suculenta e não resseca depois de aquecida.

Marmita da Vivian - Salada com frango desfiado e Quiche
- Acrescente legumes ou verduras ao preparo do arroz, deixando-o mais nutritivo e saboroso.

- Capriche no preparo da salada. Inclua verduras mais resistentes, que não murchem facilmente, como repolho, alface-americana e acelga. Acrescente, também, legumes e grãos, para um prato mais completo e variado. O ideal é manter os temperos no local de trabalho e temperar a salada quando for consumi-la. Mas não exagere na quantidade de sal!

- Para a sobremesa, as frutas são ótimas opções, sejam secas ou frescas. Caso opte pelas frescas, como uva, maçã, goiaba ou pera, coloque-as dentro de potes fechados.

- Além de pensar no almoço, lembre-se de levar alimentos para o lanche. Afinal, o fracionamento alimentar garante o bem-estar e favorece o consumo de todos os nutrientes essenciais para o organismo. Iogurte desnatado com granola, barrinhas de cereais, frutas secas e frescas, castanhas e sementes ou sanduíche de pão integral com requeijão e peito de peru são excelentes opções.
(dicas do site da Sadia)
            A nutróloga ortomolecular Tamara Mazaracki dá as seguintes dicas:
Quanto ao cardápio
— Carnes mal passadas nem pensar, pois a pessoa corre o risco de ter uma infecção. Leve legumes cozidos e frutas inteiras. Peixes e alimentos com maionese tendem a resistir menos fora da geladeira — explica a nutróloga. É importante separar alimentos crus, como saladas, dos cozidos, segundo Tamara. Frios, como presunto, resistem menos fora da geladeira do que os queijos. Se não for possível manter a marmita em um refrigerador, leve-a em uma bolsa térmica.
A nutricionista Luzia Giannini, do Conselho Regional de Nutricionistas, explica que a comida deve ser consumida no mesmo dia:
— Isso é fundamental para evitar intoxicações. Além disso, o recipiente precisa ser bem higienizado, antes e depois de receber os alimentos.
Confira os recipientes
Plástico: é preciso ter cuidado ao esquentar marmitas de plástico, pois algumas contêm substâncias tóxicas, como o bisfenol A. Se essa for sua escolha, no momento de aquecer a comida, mude o recipiente.
Aluminínio: molhos à base de tomate, em contato com o material podem sofrer alteração no sabor, e podem causar reações alérgicas e problemas gastrointestinais. Além disso, não podem ir ao microondas.
Vidro: É o melhor recipiente para ir ao forno, seja convecional, ou de microondas.
         
                 Pronto, agora que está bem informada, é só colocar o avental e preparar a sua "malmita"! O formato não importa muito, o conteúdo é que fará a diferença. Dará um pouco mais de trabalho e talvez não encontre espaço apropriado para refeições, mas o resultado compensa e depois, como tudo na vida, a gente acostuma! Por ser uma alternativa saudável, em breve terá seguidores no escritório e acabarão reservando um local para refeições. Aliás, pode se mexer e reinvidicar uma copa,  é mais do que necessário, é questão de higiene no trabalho!
            
                 

3 comentários :

  1. Oi Flavia,
    Adoro seu blog, mesmo tendo descoberto há pouco tempo!!!
    Estou no Vigilantes há 1 mês, mas estou com um problema sério... não consigo anotar tudo que como e marcar os pontos...
    Sei que estou comendo menos e melhor, mas mesmo assim, não tenho anotado os pontos... e sei que isso pode me prejudicar!!!
    Vc tem alguma dica pra me ajudar com isso!!!
    Brigada!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Que bom que gosta do blog, fico feliz! Escrevo com muito carinho para minhas queridas Vigis :)
      Me conta, está dando certo sem anotar? Está perdendo as contas e não o peso? Anotar é importante, como sempre falo e o Programa recomenda, mas não vai deixar de emagrecer por isso! Se consegue ter uma idéia, mesmo que não exata, já está bom. Faça uma continha rápida depois das refeições. Se a cota é 26 - 4 café + 10 almoço = 12 para dividir entre o almoço e o jantar. Entende o espírito da coisa? Ao fazer a continha, dá para dividir melhor os pontos restantes, por exemplo. Assim, se comer 4 de lanche, pode pensar num almoço de 8 para fechar os 26. É o que faço. Minha preocupação era comer todos os pontos até o meio de dia e depois passar fome no jantar. Então apredi a fazer as continhas para não deixar sobrar muito ponto para o jantar e ficar com fome na hora do lanche.
      Minha dica é essa, faça uma continha rápida, sem escrever os pontos de alimento por alimento, já que você não deve ser uma pessoa detalhista ao extremo. Não precisa anotar, se não for esquecer, mas faça a contabilidade antes de comer a última refeição. Eu anotava porque depois de tantos dias, acabava me confundindo mesmo. Uma cadernetinha bem bonitinha, eu adoro papel, me animava bastante. Anotava o peso do dia, o que comia, quando me dava vontade, os pontos, enfim, tipo diário. Se estava sem o caderninho, anotava no notes do celular. Tenho vários lugares com pontos anotados.
      Se não funcionar, escreva novamente para pensarmos em outra coisa.
      beijo

      Excluir
  2. Ola Flavia
    Adorei encontrar o seu Blog... suas dicas sao tao bem vindas .. o que voce faz e maravilhoso pois nem todas nos,por diversos motivos particulares, tem acesso a um grupo de Vigilantes do peso... e ai entra vc! Nossa Orientadora virtual para nos incentivar .. Parabens ! Eu estou morando na california, e na verdade ja encontrei um grupo aqui, mas ainda nao me sinto confiante em frequentar... tenho 45 anos e atualmente estou com 87kg.. comecei desde agosto uma dieta saudavel, cortei acucares, gorduras e fast foods ..me alimento de forma saudavel com legumes e verduras frescas e cruas mas parece que ficou mais dificil perder peso apos a retirada de meus ovarios ... pois estou ha quae 4 meses na dieta , ,indo a academis, fazendo hiking nas montanhas e nas trlhas nos finais de semana.. mas nao vi muito resultado na balanca ... as roupas sim estao mais folgadas, na verdade um numero e meio mais folgadas.. mas claro que queremos diminuiro os numeros tambem!! Preciso de sua ajuda!!! sera que eu estou comendo menos do que deveria ? Abracos Karla Moura

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.