domingo, 15 de abril de 2012

Preparando a Semana - Dicas e Estratégias 2

Querida Vigis,
         
                  
                    
                  Que tal 4 quilos em 1 mês?  É pouco?
                   NÃO É! 
          Está bom para começar. Deixe de ser impaciente. Estou falando para quem não está conseguindo perder peso e não para àquelas que já estão no paraíso . 
                    Volta aqui, escuta, 4 quilos está bom!
                 1 - Agora vai pegar um caderninho, agenda, notes, etc...Pensa no que gosta de comer e que não pode faltar no cardápio do dia e da semana. Anota tudo. Uma coisa por linha. Anotou? Pontua. Não sabe quantos pontos tem cada coisa?  clique aqui  e encontrará uma tabela . 
Não encontrou os alimentos que quer? Escreva que te falo! Ok? 

                 2 - Feito isso, monte o cardápio com base nos ingredientes que pontuou na etapa anterior. Café, almoço, jantar e lanches, dentro da cota diária ou se precisar, use algum ProPonto/Ponto Extra, mas não deixe de contar ou de comer aquilo que está desejando! Não programe refeições só com alimentos zero Propontos, não é saudável, deixe-os para os lanches! Escolha alimentos que goste, inclusive o chocolate, fundamental! Anote no caderninho o cardápio de cada dia da semana, com espaço para anotar os pontos consumidos em cada refeição. Você pode não consumir todos os alimentos daquela refeição, ou comer mais, ou trocar alguma coisa. A idéia é que não coma mais nem menos. Faça uma contabilidade rápida no final do dia para remanejar pontos, pegar mais Extras, se necessário.
                    3 - Confira  se tem os ingredientes para preparar as refeições e, caso contrário, vá comprar e oriente a secretária, se não for você que as  prepara, a usar pouco óleo (se puder, adquira o óleo em spray, comprei um que se chama Pam e é usado para untar formas de bolo). 
                    4 -Agora está prontra para encarar a semana, com boa parte do caminho andado.
                   5 - Se não fizer todas as refeições em casa, prepare uma MARMITA! Isso mesmo, além do mais, está super na moda! Não tem? Pegue os potes de guardar alimento na geladeira, de preferência que vá ao micro, caso tenha  no trabalho. Prepare um com a salada, opte pelas verduras e legumes que goste, a maioria Zero Pro ou Pontos (para temperar eu uso só vinagre, mas é meu gosto.O tempero pode ficar no trabalho ou leve de casa num saquinho de "sacolé", dentro da vasilha mesmo, sobre as folhas. Ele estará lavado, com certeza ). Prepare outra  com a comidinha que vai ter preparado de véspera. Outra para as frutas e outra para o sanduíche, se estiver na lista do dia. Não invente desculpa, tipo não tenho como esquentar, etc, etc... seja criativa, leve algo que possa ser consumido frio, tipo frango, macarrão como salada. Não precisa fazer todo os dias, mas já ajuda se fizer em 80% (lembra da regra 80 - 20?).
                          Determine-se a fazer uma semana! Um dia de cada vez! No final dos 7 dias, avalie o resultado, pense no que fez certo, escreva se foi tão complicado, no que errou, na tentação, no deslize, enfim, reavalie e reflita se dá para continuar por mais uma semana! Só não desista na primeira, não repita o que já fez tantas outras vezes, ou seja, matar a idéia antes de testar por um tempo razoável. As experiências, numa pesquisa, são repetidas muitas vezes antes de darem certo. Se o cientista achar que não dará certo só porque não funcionou da primeira vez, estaríamos morrendo de tuberculoso até hoje!
                           Assim, acredite que desta vez será diferente!
                           Use as estratégias para ajudá-la, faça o jornal pessoal, o cardápio, anote o peso semanalmente, na mesma hora, se possível e considere como  "pesagem oficial" (pode se pesar todo dia, mas anote apenas o daquele dia, como se fosse a reunião do Vigilantes), lembre de apontar os dias vermelhos, os que saiu da rotina, as festas, tudo é importante para analisar na hora da balança.  O conjunto da obra nos dará o diagnóstico. O "culpado" por não ter perdido peso pode ser algo que acabou esquecido, tipo comer o restinho da comida do filho para não jogar fora! Parece bobagem mas não é. Só nesta brincadeira podem entrar, sem contabilizar, uns 2 pontos por dia. Ao longo da semana 10 pontos sem que perceba. Lembre-se VOCÊ NÃO É O LIXINHO da casa! Sirva menos para não desperdiçar, mas NÃO COMA! Pois é, podem ser várias coisas a atrapalhar.
                              Muitas idéias,vamos lá querida Vigis,estamos juntas!


                      

4 comentários :

  1. AMO SEU BLOG! voltei a fazer o vigilantes em casa! como você disse, uma semana por vez, e a minha vai começar hoje, em pleno domingo!rs Você me anima demais!! Obrigada!! Thais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Vigis Thais,

      Obrigada, adoro conversar com vocês também! Você faz o programa novo ou o antigo? bj

      Excluir
  2. Olá Flávia, comecei o Vigilantes há um mês e amanha é minha terceira pesagem... até semana passada foram 3,1 kg... E estou confiante na pesagem de amanhã!! To adorando ler seu blog e suas dicas... Fico mais animada, mas ainda não consigo anotar tudo que como e contabilizar os pontos, e isso me deixa meio frustada... mesmo sabendo que estou comendo menos!!! Tem alguma dica pra fazer isso acontecer e funcionar!???

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana Alice,

    Que maravilha! 1 quilo por semana está muito espetacular!!!! Com certeza deve ter perdido mais e será um sucesso a pesagem de amanhã! Parabéns! Está frustrada porque não consegue anotar tudo o que come? Não fique, o importante é que está dando certo! Bem, minha sugestão, já que está com dificuldade de anotar, é que faça uma continha rápida depois de cada refeição! Por exemplo, depois do café, some rapidinho o que comeu pão 2 + café 0 + leite 1 + cottagge 0,5 + geléia 0,5= 4 Propontos e anote os 4, sem especificar tudo. Quem sabe fica mais fácil ? Quanto aos 0,5, eu faço caixa 2 como diz minha irmã. Se como 1 cs de cottagge que tem menos de 1 ponto, anoto 0,5 para somar com outro pouquinho e chegar a 1. Não gosto de deixar de pontuar, mas também não vou contar 1 se comi beeemmm menos.
    Não esqueça, está funcionando do jeito que está fazendo, assim, não se preocupe. Agora, se começar a não emagrecer, aí é a hora de anotar tudo para ver o que está errado.
    Espero ter ajudado, qualquer coisa é só escrever.
    Beijo

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.