quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tapioca com carne seca

Querida Vigis,

           Gosta de tapioca? Eu gosto! Cheguei do trabalho morta de fome e vou preparar uma tapioca, não com carne seca,  no momento estou sem, mas com queijo e peito de peru, fica muito bom também.

          

Tapioca com carne seca


  • ProPontos / porção: 6
  • Pontos / porção:  4 
  • Porções: 12
  • Tempo de preparo: 8 horas
  • Dificuldade: Médio

Ingredientes

½ kg de farinha para tapioca (bijou ou polvilho) Pode comprar a farinha já preparada que fica beeemm mais fácil. Nas feiras livres e em alguns quiosques que vendem a tapioca você vai encontrar.
água o suficiente para cobrir
sal a gosto
Recheio
300 g de carne seca magra dessalgada cozida desfiada
½ xíc. de cebola picada
1 dente de alho picado
salsa e cebolinha fresca picada a gosto
4 C.S. de manteiga de garrafa derretida ou margarina
 

Modo de Preparo

Numa tigela, junte a farinha com água suficiente para cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima. Cubra com um plástico e deixe de um dia para o outro em repouso. Retire o plástico e cubra com um pano limpo. Escorra através do pano sem deixar excesso de água. Com as mãos esfarele a massa. Polvilhe com 1-2 pitadas de sal. Passe por uma peneira fina para ficar como uma farofa úmida. Tenha à mão, uma xíc. de café ou uma colher grande para medir  na hora de fazer a tapioca.
Prepare o recheio. Numa panela antiaderente, refogue a carne com a cebola e o alho até que amaciem. Acrescente a salsa e a cebolinha. Reserve.
Prepare a tapioca. Aqueça em fogo alto uma frigideira média antiaderente até ficar bem quente. Espalhe 1 xíc.de café de farinha por toda a superfície. Use uma colher para pressionar a massa no fundo da frigideira.  Quando começar a desgrudar nas bordas, vire a tapioca e cozinhe 10-20 segundos. Estará pronta logo que secar. Não deixe cozinhar muito para não escurecer nem endurecer.
À medida que for preparando cada tapioca, unte com 1 c.c. de manteiga ou margarina. Recheie com a carne seca dividida em porções iguais. Dobre ao meio e sirva quente.
Outras opções de recheio: peixe assado ou coco ralado com mel.
Por porção (1 tapioca):
214 Calorias, 11 g de Proteína, 37 g de Carboidrato, 2 g de Gordura Total, 0,8 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 3 mg de Colesterol, 579 mg de Sódio, 0 g de Fibra, 27 mg de Cálcio.

2 comentários :

  1. Oi Flavia, também adooooro tapioca, mas sem um recheio muito calórico, né, rs? então, saberia nos dizer quantos propontos tem uma tapioca sem recheio? Gratíssima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,
      Não sei quantos ProPontos tem a tapioca sem recheio, peguei a receita no site do Vigilantes e no guia não encontrei.
      bj

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.