domingo, 24 de junho de 2012

E as férias de julho estão no caminho - mais um desafio


Querida Vigis,

      As festas juninas acabam e outro desafio se aproxima, as férias de julho! É sempre assim, é a vida, ainda bem! Passarei alguns dias em Gramado e já estou a pensar na comilança! Tudo lá é bom! Cuca, capelete, galeto, pães deliciosos, queijo... Sem falar na comida de casa! Gente, não, sem condições! Estou pensando em correr Gramado/Canela todos os dias, umas 5 vezes...Ah coitada!

      E no inverno parece que a fome aumenta e assim fica muito mais difícil escapar das tentações. Isso acontece porque com a temperatura do ambiente mais fria, o corpo precisa trabalhar um pouco mais para produzir calor e manter a temperatura interna por volta dos 37º C. Assim, se você mora em um lugar frio ou se pretende viajar para curtir a estação no sul ou esquiar nos países vizinhos, a boa notícia: Os meses de inverno não precisam significar a sua perdição. OUVIU BEM Dona Flávia, porque no frio seu corpo pode, naturalmente, usar 10% mais calorias, de acordo com Susan Roberts, pesquisador de nutrição da Universidade de Tufts, em Boston.

     Até mesmo as camadas extras de roupas, incluindo casaco e botas, ajudam a queimar calorias. (Vou andar igual a uma cebola, cheia de camadas de roupas). Por outro lado, fica bem mais difícil resistir aos alimentos chamados de "conforto" como chocolates, carne, batata, macarrão,etc. E o vinho? ai, ai  mas podemos fazer algumas coisinhas para ajudar:

1 - Use roupas na medida:
Pode parecer bobagem, mas opte por roupas com botão na cintura ao invés de elástico."Não há nada como um botão apertado para manter o seu peso no lugar em que ele precisa estar", diz Karen Miller-Kovach, MS, RD, cientista-chefe da Weight Watchers International.

2 - Esportes de inverno

Se pretende esquiar os esportes ajudarão a queimar as calorias. Caso contrário, opte por caminhar, faça trilha, qualquer coisa, mas mexa-se. Vá para a academia, esteira nos dias mais frios, enfim...ajude o frio e queime outras calorias;

3 – Comida

 - Chocolate quente é delicioso, mas não precisa de uma xícara de hora em hora. Dê preferência ao chá. Há muita variedade e cumpre a função de aquecer;

- No self-service ou buffet, sirva seu prato, com porções normais (já sabe as quantidades) daquilo que lhe apeteceu mais e não volte para repetir, sempre encontrará alguma coisinha que quer provar; nem falo de salada, que é mais do que importante, mas não muito apetitosa no frio; No rodízio, coma e procure afastar-se da mesa.Eles não param de repor os pratos e o tal do belisco é o pior inimigo. Faça seu prato, com calma. Coma e não continue a "provar".Disfarça, vá ao banheiro, procure as crianças mas não continue sentada. Continuará a comer.

- A velha dica, divida o prato ou peça meia porção. Economize no que puder para poder se dar ao luxo de algumas estravagâncias. Você está de férias e o objetivo é voltar lembrando dos bons momentos, descansada para enfrentar a rotina e não absolutamente arrependida por ter comido o que não precisava, com a calça estourando e com medo de enfrentar a balança.

 

            

         






3 comentários :

  1. Ah Flávia e eu aqui nesse calor insuportável. Previsão de 40 graus para amanhã. Detesto!

    Quero o frio! Aproveita! Ficamos mais arrumadas, não suamos depois de arranjar os cabelos... Muiiiito melhor!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Oi Flávia.... Temos mesmo que fugir das tentações neste inverno!!! E eu coloquei o "inimigo dentro de casa" literalmente...kkkkkkkkkkk Dei de presente pro meu marido no dias dos namorados uma Cafeteira Dolce Gusto... Tão lindinha, tão fofinha e tão "perigosa" Prepara rapidamente, sem trabalho nenhum deliciosos e "pontudos" capuccinos, chocotinos, cafes, etc. Senhor dai me forças pra resistir a todas as tentações!!! Bjs!Simônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois não é menina? Que delícia a tua máquina! Não sabia que fazia tanta coisa. Adorei. Mais uma prova para testar a força de vontade!. bj

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.