quinta-feira, 7 de junho de 2012

Cerveja Light

Querida Vigis,

       Maurício leu a matéria do UOL e lembrou de nós!
        Lembre que uma latinha de cerveja tem 3 Pontos ou 5 ProPontos, que a light tem 3 ProPontos ou 2 Pontos e a sem álcool, 1 long neck (355ml) tem 1 ProPonto (não sei quantos pontos).
       Afinal, hoje é feriado e depois é feriadãooooooo!
        A bebida é feita com teor de álcool reduzido

Quem está de dieta e não quer cortar a cerveja do happy hour pode optar por versões light. Com redução de até 25% de calorias, a bebida, segundo a mestre cervejeira e sommelier Cilene Saorin, tem como característica ser ainda mais leve do que as cervejas pilsen.
O que garante a menor quantidade de calorias é o teor alcoólico reduzido. "O álcool é uma das substâncias mais calóricas que existem. Cada grama contém  7 calorias, por isso quanto maior o teor alcoólico de uma cerveja, maior será a quantidade de calorias", explica Eliane Colis, nutricionista do Instituto de Medicina Sallet.
Regina Pereira, diretora do departamento de nutrição da Sociedade de Cardiologia do Estado de SP, alerta que ainda assim o consumo deve ser feito com moderação. "O recomendado para quem não quer ingerir muitas calorias é tomar até três latinhas, pois se tomar uma grande quantidade de nada vai adiantar a troca", afirma.
Os pacientes diabéticos devem ficar atentos ao consumo, pois a cerveja light tem maior quantidade de açúcar do que a normal.
Associação
A cerveja está sempre associada com porções fritas e calóricas disponíveis nos bares. Para não ganhar todas as calorias eliminadas com a troca da cerveja normal pela light, escolha sempre opções com baixo teor de gordura.
"O ideal é um petisco mais leve, como o tremoço, que é um grão de baixo valor calórico, azeitona, berinjela, peito de peru e até mesmo uma saladinha", recomenda Pereira.
Evite comer pães em excesso e petiscos gordurosos, como provolone à milanesa, batata frita e calabresa frita.
Sabor
Para reduzir as calorias, a cerveja light tem redução de teor alcoólico e carboidratos e tem mais água acrescentada em sua fórmula. "Do ponto de vista sensorial, elas são ainda mais delicadas e menos intensas do que as cervejas mais populares brasileiras", explica Saorin.
Para que a cerveja light chegue à mesa com uma boa qualidade sensorial, não pode haver nenhum
desajuste tanto na produção quanto no transporte e armazenamento.
"Alguns processos como congelar e depois descongelar, além de deixar a cerveja esquentando no sol, afetam a qualidade de qualquer cerveja, especialmente a da light", exemplifica.
Mercado
O mais recente lançamento dessa categoria foi a Itaipava Light, do Grupo Petrópolis, mas a Ambev também já teve em seu portfólio o mesmo tipo de bebida, que não foi bem aceito pelos consumidores na ocasião.
Para Saorin, um dos motivos da rejeição foi a procura dos brasileiros por diferentes informações sensoriais. "Existem mais de 120 estilos de cerveja e quando a pessoa é apresentada a diferentes informações é difícil ela optar por uma cerveja como a light, que tem pouca expressão sensorial", explica.
A mestre cervejeira reconhece que atualmente há um nicho de mercado interessado em cuidar do corpo e da saúde e que optaria pela light, mesmo diante de outras cervejas consideradas mais 'gastronômicas'.


3 comentários :

  1. Flávia dia 11/06 é meu niver por favor sei q não nos conhecemos mais faça o cálculo de quantos pontos posso comer, pq não consigo emagrecer e vendo o seu blog me incentivou. Peso 85 kg e altura 1,69, 31 anos até hj amanhã 32. Obrigada desde já. Q Deus abençoe. Veridiana agora todos os dias vou visitar o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veridiana,

      Parabéns, muitas felicidades, saúde e amor. Que teu dia seja muito especial.
      Sua cota diária é de 30 ProPontos + 49 ProPontos Extras semanais, não acumuláveis.
      Tenho certeza que você vai conseguir emagrecer se seguir o programa direitinho. Sei que não é muito barato, mas se presenteie com 1 mês de reuniões para aprender a "contar" os pontos e ter a relação dos alimentos. Facilita bastante. Aqui em Brasília, salvo engano, uma reunião custa R$ 25,00 e o pacote mensal fica por R$ 90,00. Não tenho certeza porque já sou sócia vitalícia e assim não pago mais.
      Bem, se não tiver condições de ir nas reuniões até mesmo porque em algumas cidades não tem, pode contar comigo.
      Mais uma vez, parabéns!
      Beijo

      Excluir
  2. Muito obrigada q Deus a abençoe muito. Vou começar a luta e vai dar certo. Veridiana

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.