sexta-feira, 22 de junho de 2012

Em conflito - Comer ou não comer, eis a questão

Querida Vigis e Neila
                  Sentiram minha falta?
               Eu senti de vocês e lamento não ter podido estar mais presente no início da semana. Imagino que a vida esteja corrida para todos, com muito trabalho e compromissos. Quando está assim para mim, sei que está assim para todos.
                 Hoje consegui abrir o blog e falar com quem me escreveu.
                 Li o comentário da Neila e como problema dela pode ser o seu também, decidi escrever um post.
                Neila escreveu:

Oi Flávia,
Tudo Bem?
Hoje vim para me lamentar e acho que vc vai me entender. Peguei os pontos das guloseimas do São João,muitos pontos por sinal. Vou passar na casa da minha mãe, onde ninguém faz reducação alimentar e todos me acham um exemplo de vontade e persistência para o emagrecimento.
Como vou ficar bailando diante de tantas iguarias e ser forte o suficiente para só comer o que me cabe, como vou resistir ao só hoje coma mas um pouquinho?
 Como vc já perdeu muito peso pode abusar um pouco.(sinceramente ainda penso como gorda e muitas vezes é o que gosto de ouvir)
Simplesmente não é sempre facíl resistir, como ser disciplinada e ao mesmo tempo feliz com minhas escolhas?
 E ai o que você me diz?
Beijos,
E Um Feliz São João !
Neila Hora /Salvador-Ba

Oi Neila,

           Que situação mais complexa! Não sei nem por onde começar!
           O que sei é o quanto as festas de São João são importantes para os nordestinos, principalmente para o pessoal da Bahía e Paraíba e que as festas são famosas, com muita comida, bebida e dança. Faz parte da cultura e da vida e não comemorar São João é quase como faltar a festa de aniversário do pai, não pior, da mãe ou do filho! Assim, você não tem opção, PRECISA participar da festa sob pena de sentir-se incompleta pelo resto do ano! Exagero? Não mesmo, cada um  tem  crenças e rituais a serem seguidos.
          Você não precisa ficar bailando diante das iguarias, pode comer. Pode comer porque está mais magra, pode comer porque está com vontade (ninguém é de ferro), pode comer porque é uma ocasião especial. Pode comer e sabe disso!
         Simples assim? Não, não é simples assim! E não é porque a culpa chega matando depois! Esse é o problema! A culpa! Por que comi? Por que não resisti? Tanto esforço para engordar 2 quilos num final de semana? Por que, por que e mais porquês...Se esse não for o problema, sorte a sua! Se for, bem-vinda ao clube!
        Outro dia falei para o Maurício que não sei o que me deixa mais chateada, se não comer porque estou contando pontos ou comer e depois me arrepender. E falo em remorço por comer muito mais do que deveria. Não uma leve pisadinha na bola! Como assim? Experimentar os salgadinhos da festa (não um cento) e optar pelos assados, melhor. Servir um prato (normal) no buffet do casamento, mesmo com risoto e filé ao molho ainda vá, mas repetir?  Comer 1 ou 2 docinhos tudo bem mas 6 ? Tem bolo? Pense, já comeu os docinhos, não precisa comer o bolo. É louca por bolo? Diminua no docinho. Resumindo, o que dá remorço é comer muito mais do que precisa para matar a vontade. E para chegar a esta conclusão não precisa muita conta. Você sabe quando ultrapassou o limite. Eu sei!
        Não fico arrependida de comer, fico arrependida de comer muito mais do que preciso para matar minha vontade. Quando o desejo fala mais alto do que racional! O segredo é domar o desejo! E fica bem mais difícil quando as pessoas ao redor não ajudam! O quanto é complicado chegar em um lugar onde todos comem e a gente não, quando todos acham que você está "bem" e que pode se dar ao luxo de comer mais um pouquinho, quanto todos acham que você já passou do ponto e precisa parar de emagrecer! A questão é que VOCÊ não acha tudo isso e sabe o quanto vai pesar na balança e na consciência mais tarde! 
     É muito bom escutar que já estamos bem. O ego infla! Mas a fase mais difícil começa no momento em que "já estamos bem". É o momento em que as sabotagens, nossas e dos outros, começam a abalar nossa meta! Não pensem que o responsável pela sabotagem  é só do outro!
        Neila, infelizmente, não tenho a solução para o enigma, mas diante da situação que você enfrenta, sugiro que peça ajuda! Peça ajuda para sua mãe, irmã, amiga, prima, para todo mundo, explique seu dilema, o quanto é difícil resistir a tantos quitutes gostosos, a comida deliciosa da casa da mamãe. Que precisa de ajuda para não comer mais do que o necessário. Experimente de tudo, uma mordida no cachorro-quente, uma colherada de curau, da canjica, etc. Não coma tudo, divida com alguém (tem gente que não consegue deixar comida no prato, é pecado. muito difícil mudar isso!) que não insistam para comer mais, ao contrário, que estejam vigilantes para auxiliá-la a não pisar na jaca com os 2 pés!
            Amanhã será a festa de aniversário da Cláudia, minha irmã. A melhor festa junina de Brasília! E já estou pensando no que comerei. O almoço será mais leve para poder pisar na jaca com 1 pé só! Não resisto aos pastéis de carne e queijo, ao cachorro e ao crepe de Batom..hummm esses vou comer inteirinhos. As outras delícias serão muito bem avaliadas. Experimento uma colherada aqui, uma mordida ali e no final, mato minha vontade sem voltar para casa arrependida de não ter comido ou por ter comido muito! Vou dançar, cantar e conversar com os amigos!  
          Terei o resto da semana para compensar! 
           Vamos lá minha gente, a quadrilha vai começar....Primeiro as damas.....

2 comentários :

  1. Oi Flávia, amei seu post acima.... Serviu pra me dar uma "sacudida"....Semana passada tive uma semana cheia de tentações, dois convites para almoço que não tinha nenhuma salada no cardápio (que sofrimento meu Deus!!!)Um escorregão aqui, um tropeço ali, enfim perdi o foco e engordei 100 grs. Fiquei arrassada, porque não foi só engordar 100 grs, eu "deixei de emagrecer mais algumas também".Estou quase atingindo a minha meta (67 kg) mas terei que chegar na "meta proposta pelo vigilantes " (66 kg) para me tornar sócia vitalicia. Acho também que o fato de ja estar magra, com as pessoas percebendo, comentando, falando que já estou bem, me ajudou a desviar o foco. Mas as desculpas não resolvem a culpa é minha e vamos "colocar o trem na linha de novo". Bjs. Obrigada mais uma vez!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simônia, faça como eu nas corridas. Quando estou perto dos 5K penso que só faltam 500 m e só olho para frente, corro o mais rápido que posso. São só mais 300m e corro, corro e vejo a linha de chegada se aproximando...é muito bom...Vamos lá, falta pouco, muito pouco e depois é só correr para o abraço :)

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.