terça-feira, 11 de junho de 2013

Corrente de Dicas e receitas - Mande a sua!

Querida Vigis,

           Simônia, assim como muitas de nós, cansou da comida do dia-a-dia e se vê sem idéias para variar o cardápio, principalmente  o lanche.
            Ela falou : " pensei que de repende as nossas amigas Vigis que também seguem o blog poderiam dar algumas dicas pra conseguirmos variar cada vez mais nosso cardápio de cada dia, pois confesso estar numa fase "enjoada de tudo, em busca de novidades com pouquissimos propontos" 
          Eu adorei e vocês? Topam? 
        Já toparam e quantas dicas maravilhosas queridas Vigis! Vocês são demais!


Gelatina diet de morango com pedacinhos de morango - Camila mandou a dica acima. Acho uma ótima opção para quem sente necessidade de um doce depois das refeições. Zero PP

Sanduíche com Banana - Tânia mandou a seguinte dica para quando se está com preguiça de prepara algo para o jantar:
2 fatias de pão de forma light (2 PP ou 2 P), 1 banana em rodelas ( Zero PP ou 1 P). Salpicar adoçante em pó ou líquido e canela. Levar ao grill ou sanduícheira. 1 copo de leite desnatado com chocolate ( 2 PP ou 1  P o leite. use achocolatado Gold que é zero ponto)


Bala de Gelatina -  Débora mandou uma receita de bala de gelatina light que pode ser levada na bolsa para ajudar nas emergências. Clique aqui para pegar a receita.


Canutti - dica da Vivian -  canudos de wafer recheado com creme de avelã e cobertos com chocolate ao leite .
 6 Canuttis = 3 ProPontos ou Pontos!

Iogurte Grego da Nestlé - dicas da Kika -o iogurte grego da Nestlè, tem 3 pp, mas gasto feliz! Vale como alimento e quando dá vontade de comer uma coisa muito boa!
 
Pepino em Conserva - Agora algo que gosto, inclusive no lanche, e é 0 pp: pepinos em conserva. Muito bom!


Panetini eQlibri - dica da Simônia - Experimentei esta semana o "Panetini da Eqlibri"...Hummm adorei!!! Comi o de sabor presunto parma. Mas comprei também o de queijo suave e vou comer logo,logo.Achei que ia precisar de algum acompanhamento pra comê-lo (requeijão, cottage) que nada, gostei dele puro mesmo. (A porção calculada na embalagem é para 25 gramas e corresponde a 3 ProPontos. Se for comer o pacote todo, 40 gramas, são 5 ProPontos.) Achei bom, pois   pretendo comer MEIO pacote de cada vez.


 Tapioca com recheio de pizza- dica da Cristina SP - 3 colheres de sopa cheias de goma de tapioca (3pp) tomate, 1 cc de requeijão, sal, orégano ou manjericão, 20grs de queijo minas padrão (2pp)= Ponha a tapioca na frigideira quente, bem espalhadinha, sem gordura. Depois que estiver boa de um lado, vire e ponha o recheio. Espere um pouquinho, dobre, vire do outro lado e depois de um tempinho desligue o fogo e tampe até derreter bem o queijo. = 5 PP Huuummm

        

 - Saladas de Atum da Gomes da Costa -dica da Flaigella - 2 ProPontos ou Pontos
A linha de Saladas com Atum Gomes da Costa é a única pronta para comer em qualquer hora e em qualquer lugar, pois já vem com garfo. Deliciosa combinação de atum com pedacinhos de legumes selecionados, possui um delicioso sabor caseiro.
Pode ser encontrado nas versões: Salada com Atum e batata, Salada com Atum, batata, maionese, azeitonas e salsinha, Salada com Atum, batata, ervilha e cenoura.


"Palitinho" da Wickbold, TICKROC- dica da Simônia- com 06 unidades em cada pacote, num total de 03 propontos (mas como pretendo comer só 03 unidades de cada vez, achei razoável) e o preço é otimo, menos de R$1,50 cada pct.



Torradas Fiesta Slim - Dica da Vanessa
                    - " Essa torrada tem mágicos mínimos 3 ProPontos ou 2 Prontos em 19 unidades (mini torrada, pacote vermelho) .E na versão integral (pacote verde), 3 propontinhos ou 2 pontinhos em 10 unidades. (ela é maior que a natural, veja a foto).

Maçã e Castanha - Dica da  Adélia: Oi Flávia e leitoras do blog, gosto de maçã mas sempre que comia ficava com aquela sensação de vazio no estômago, quase fome! Agora estou seguindo a dica de uma amiga: como a maçã e logo em seguida cinco castanhas de caju, que são deliciosas e só tem 2 PP. Estou adorando! Fica um lanchinho diferente e gostoso, além de ser fácil de carregar para qualquer lugar.  

Stiksy - Dica da Vanessa N - Adoro aqueles palitinhos Stiksy, da Elma Chips, 28 palitinhos 3 pp.

     


Torrada Magic Toast - Dica da Cristina - Torradinha de cereal magic toast que vem com pacotinhos de 7 torradinhas e cada pacotinho tem 2 pontos, ou seja, menos de 0,3 pp cada torradinha.

Doce de leite - dica da Cristina - Doce de leite de colher, Elegê Light. 1 colher de sopa: 1 proponto! 





foto do blog cozinhando com Josy

 Iogurte Desnatado com geléia - dica da Val -1 pote de iogurte desnatado ( 2pps) com uma colher de geléia de morango feita em casa com adoçante = 1 pps é um ótimo lanche e sustenta.



 Barra de cereal ligth da TRIO - dica da Val - Barrinha de torta de maçã, ela  é mini e calculei 1pps é uma delicia e cumpre direitinho o papel de matar a vontade de um docinho.
Polenguinho com maçã - dica da val -outra ideia é uma maçã com um polenguinho ligth 1pp a maçã sozinha não me sustenta, mas junto com o queijinho sustenta.


Dicas da Raquel - Legal, tenho várias dicas! Meus cálculos são todos para propontos, pois é o sistema que uso. Seguem alguns alimentos que consumo com frequência e que são pouco pontuados:
a) polenguinho (tanto o light quanto o normal) ou qualquer outro queijinho deste tipo (como das marcas Président e Bridel);  1 proponto: 
b) capuccino light da 3 Corações, em sachê (é muuuito gostoso, é docinho apesar de light, eu faço com água quente em casa ou com a café da máquina no trabalho, aí a dose de café fica mais forte); 


c)sorvete Nestlé La Frutta Yogo, de pêssego ou de frutas vermelhas (ele é macio e bem gostoso); 


 


d) barra de sementes Levittá (similar às barrinhas de cereal.... ela é bem fininha, por isso 1 proponto só);






e)Creamy light da Batavo, é uma sobremesa de chocolate tipo chandelle, uma delícia!;



 
f) iogurte Activia zero (tanto o de garrafinha quanto o de potinho). 2 propontos


g) bananinha Paraibuna (tanto a versão com açúcar quanto a sem açúcar, adoro!); 
h) bolacha Magic Toast (são 7 unidades, dá pra mastigar bastante
            

Sopão - dica da Anajá do Minha Vida de Campo - preparar uma sopa com com tudo que dá acima da terra. Colocar legumes e água e um pouquinho de sal, tomar duas vezes na semana. Isso faz milagre.

Vamos lá meninas, escrevam nos comentários que adicionarei no post para facilitar. Estou adorando as dicas!
        Será uma forma de interagir e nos ajudarmos mais ainda!
        Obrigada Simônia!
20/08/2012 
15/11/2012

30 comentários :

  1. Flávia, este Blog tá "bombando". Não posso ter um minutinho que "corro aqui" pra ver se tem alguma novidade!!!! E o contador de visitas, um sucesso!!! Vc merece!! Seu Blog é DEZ e o post acima ficou excelente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simônia,

      O post acima é teu! Nos teus comentários e sugestões encontro inspiração para escrever e com isso ajudar a tantas Vigis que nos seguem!
      Obrigada a todas vocês!
      Beijos

      Excluir
  2. Amo o seu blog, Flávia. Sobre as dicas acima, são excelentes. O Polenguinho é o meu predileto. Só quero lembrar que devemos tomar cuidado com o sal dos produtos industrializados, como o Stiksy que tem 501 mg de sódio em 25g (o saquinho tem 90g!).
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi Flavia, tenho uma lista de ppontos que não sei em que blog peguei; nele diz que 2ui de ameixa seca tem 1 pp. É verdade isso? Mas as frutas não são liberadas? Tenho um desidratador e penso em desidratar as frutas para carregá-las comigo, usar nos lanches, mas agora fiquei na duvida... Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,

      Vai entender, mas é isto mesmo, 2 ameixas secas (16g) tem 1 ProPonto.
      Mas me informarei e se descobrir algo diferente te falo.
      beijo

      Excluir
  4. Aiaiai Flavia... tenho comido damascos secos como frutas.... 2 ou 3 sentada no sofá vendo tv... e não conto os pps...será que...?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,

      Sim, 3 damascos secos = 3 ProPontos!!!
      Viu como comemos coisas sem pontuar, na maior inocência? Também caí no conto do damasco seco. Alguém me falou que comia para enganar a fome e comprei 2 pacotes, mas quando fiz o cálculo com a calculadora de pontos quase infartei! Não, gastar ponto com damasco seco não é o MEU sonho de consumo, definitivamente. É o seu? òtimo, seja feliz com suas frutinhas, não sendo, coma uma fruta natural que não vale ponto.
      beijo

      Excluir
  5. Uau !!! quantas dicas otimas, estou amando..
    bjos
    Val

    ResponderExcluir
  6. Dio Santo, Flavia! Devo ter comido mais de uma caixa durante uma semana... Fiquei com a dúvida referente às frutas secas, então, são todas mais calóricas, né? Sabe, assim como rolou este post maravilhoso, a gente poderia na sequencia, fazer um outro comentando sobre essas exceções à regra, tipo, beterraba, palmito... li que eles tem pontuação. Ou não? Um abraço e muito grata!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristina,

      Pois é, quanto as frutas secas serem pontuadas, a informação que me deram é que tem a ver com o "custo de conversão" e vou à reunião para saber o que significa, exatamente. Pensei na situação da laranja que tem zero Pro por causa das fibras e no suco (1/2 xíc) que tem 2 Pro. Mas para falar a verdade, não me convenci ainda.
      A beterraba e o palmito (cru ou cozido)são zero ProPonto no guia de bolso do Vigilantes. É importante destacar que há porção definida para as frutas, legumes e vegetais que são zero Pro. No caso da beterrada crua a porção é de 65 g e a cozida 85g. Bem, anotei para perguntar à orientadora.
      Quando tiver mais informações escreverei o post completo. Obrigada pela sugestão.
      beijo

      Excluir
  7. Adorei as dicas!!!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá, Cristina e Flávia,

    Quanto as frutas secas, elas são pontuadas por serem bem mais calóricas que as frutas frescas. No caso do damasco, por exemplo, 100 g de frutas secas possuem 238 Kcal, 3,66 g proteínas, 7,8 g de fibras e 61,8 g de carboidratos. 100 g da fruta fresca possui 57 Kcal, 0,8 g de proteínas, 1,1 g de fibras e 57 g de carboidratos. A fruta fresca possui água, por isso pesa mais.

    ResponderExcluir
  9. Flávia, percebi um errinho aí.... o Panetini eQlibri tem 5 propontos por pacote e não 3. Acontece que a tabela nutricional mostrada no pacote é para 25g (se não me engano), mas a embalagem tem 40g!! Já o Cracker da eQlibri (a embalagem menor, de 23g) tem sim 3 propontos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Raquel,
      Então, no post digo que 25 gramas são 3 ProPontos, mas acrescentei que o pacote tem 40 gramas e corresponde a 5 ProPontos. Assim acredito que ficou mais claro. Obrigada. bj

      Excluir
  10. Adorei a dica da tapioca... não sabia a pontuação ! vou fazer com certeza,
    bjus

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Nossa essas dicas estão me ajundando muito... Muito Obrigada Vigis!

    ResponderExcluir
  13. Descobri esse blog hj!
    estou adorando as dicas..
    esse "chandelli" da batavo são quantos propontos??
    uma receitinha rápida, bem gostosa e ótima pra quem gosta de doce como eu mas não quer fugir da dieta é gelatina de morango light com pedaços de morango!
    fica bem gostosa, e free!
    ZERO PROPONTOS

    ResponderExcluir
  14. Oi Camila,

    Para saber quantos PP tem o chandelli preciso da tabela nutricional.
    Obrigada pela dica da gelatina, vou postar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia,
      calculei e descobri que esse "chandelli" da batavo é só 1 PROPONTO.
      Ah, o polenghinho light tb é só 1 PROPONTO

      Excluir
  15. Adoro esse doce de leite! Comi com tapioca! Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Becky,
      A cota é de 30 PP diários + 49 PP extras semanais. Beijo

      Excluir
  16. Oi Flávia!
    Hoje queria só compartilhar minha indignação. Provei o Creamy Light da Batavo e achei ótimo, principalmente por ter apenas 1 Proponto. No entanto, não estava mais conseguindo encontrar nos mercados e por esse motivo entrei em contato com o SAC da Batavo e tive como resposta:
    "Agradecemos seu contato e interesse por nossos produtos.
    Informamos que nossa área de marketing fez uma reestruturação dessa linha e, por esse motivo, não estamos mais fabricando a Sobremesa Láctea Creamy Chocolate Light Batavo."

    Fiquei super frustrada e chateada em ver como os produtos lights de grandes empresas são sempre os primeiros a serem descontinuados. :(

    Bom, só queria compartilhar a notícia e fazer um desabafo.

    Beijos,
    Débora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Débora,

      Que frustrante! Quando encontramos algo gostoso e com pouco ponto eles tiram do mercado?
      Vamos todas reclamar no SAC da Batavo, quem sabe eles voltem a fabricar? A união faz a força!
      Beijo

      Excluir
    2. Eu procuro esta sobremesa há algum tempo, não por dieta , mas pq meu filho é dm1 então sobremesas lacteas e iogurtes com poucos carboidratos nos ajudam muito . Fiquei indignada em saber que não estão produzindo mais , vou ligar no 0800 da batavo pra reclamar.

      Excluir
  17. Oi Flávia!

    Lancei uma campanha no facebook pela volta do produto, mas meu alcance foi muito pequeno. rs... Se vc quiser aderir: http://www.facebook.com/photo.php?fbid=4620334386947&set=a.3211185359102.2128540.1250280865&type=1&theater&notif_t=like

    Acho que também aconteceu a mesma coisa com o Actimel Tradicional Zero. É uma delícia e só tem um ponto, mas há meses não vejo no mercado. Também entrei em contato com a SAC deles, mas não obtive resposta.

    Beijos,
    Débora

    ResponderExcluir
  18. Bom, para o frio, qdo a gente chega e não está a fim de jantar eu faço o seguinte sanduiche: 2 fatias de pão de forma light (2PP) + 1 banana em rodelas (zeroPP)+ gotas de adoçante e salpico canela. Faço o sanduiche e coloco no grill (ou sanduicheira)+ 1 copo de leite com chocolate do padre (3PP) e fico muito satisfeita.

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.