quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Ovos Moles da Flaigella

Ovos Moles da Flaigella

Ingredientes
  • 12 gemas
  • 250 g de açúcar
  • 1 xícara (chá) de água
  • 1 colher (sopa) de manteiga
  • Essência de baunilha
Modo de Fazer

  1. Com o açúcar e a água faça uma calda grossa
  2. Retire do fogo, coloque a manteiga e deixe amornar
  3. Acrescente as gemas passadas por uma peneira
  4. Leve a mistura ao fogo mexendo sempre até engrossar
  5. Retire do fogo e coloque baunilha a seu gosto
 

Torta Gelada de Panetone e Sorvete- Especial da Vânia



Querida Vigis,

             Minha amiga Vânia fez esta receita! Além de bonita é muito gostosa! A original é feita com Panetone ou Chocotone, mas como não encontrei  improvisei e usei um Bolo de chocolate. Para simplificar, compre um bom bolo pronto, foi o que fiz e deu certo! Nigella também compraria o bolo pronto, assim, se ela faz, eu também! 

TORTA GELADA DE PANETONE E SORVETE 

 INGREDIENTES

1) 1 panetone ;
2) 1 Chantilly spray;
3) 1 vidro geleia de fruta (amora, morango, framboesa) - usei a de frutas vermelhas da Queensberry;
4) 2 xic. castanhas levemente torradas, descascadas e trituradas grosseiramente;
(avelãs, amendoas, de caju, nozes etc);
5) 2 tipos de sorvete - 8 bolas de cada;
6) 1 lata de  creme de leite;
7) chocolate ao leite e  chocolate meio amargo para a cobertura; usei 2 barras e  de chocolate ao leite Garoto - melhor para coberturas  - e 1 barra de meio amargo Garoto. Barras de 180grs
Frutas para decorar (uva, cereja, damasco, figo, framboesa, mirtilo, nozes etc).
Camadas:
Panetone;
Geleia;
Chantilly;
Castanhas;
Sorvete 1- chocolate escuro de boa qualidade
Sorvete 2 - chocolate claro de boa qualidade
6 a 8 damascos picadinhos
Cobrir com o restante do panetone, para fazer um fundo.

Modo de Fazer:
Cubra uma forma com filme plástico ou dois saquinhos plásticos abertos - facilita desenformar.
1) Corte o panetone em fatias redondas, de um centímetro +ou -  e vá cobrindo a forma. Para facilitar os encaixes e evitar buracos, corte as laterais do círculo , mas guarde as sobras para preencher eventuais cantos e aproveitar para fazer o fundo.
 2) Aplique a geleia com uma colher na 'parede' de panetone,  como se fosse um selante e leve ao freezer por uns 20 min.
3) Coloque o chantilly spray aos poucos e vá ' assentamdo' com uma colher;
4) Leve ao frezer novamente;
5) Vá jogando e assentando também as castanhas nessa parede de chantilly.
6) Leve ao freezer;
7) 'Aplique' o sorvete 1 e pedaços de bombom, se quiser. Tire o sorvete um pouco antes do freezer para facilitar a aplicaçao;
8) volte a torta em andamento para o freezer;
9) Aplique o sorvete2 e por cima deste o damasco picado;
10) Volte para o freezer.
Coloque, por fim, uma camada de panetone, como um fundo, e deixe no freezer por mais tempo, para ficar bem firme e permitir que se trabalhe na cobertura.
Passos 1 e 2


Passos 3 e 5

Passo 7



COBERTURA:
Chocolate e creme de leite (coloque em um refratário os chocolates picados e uma lata de creme de leite. Mexa. Leve ao microondas por uns 30 segundos. Mexa. Se não tiver derretido tudo, vá colocando mais um pouco no microondas, mexendo, até ficar  com textura cremosa, densa e brilhante. Não deixe ferver!);
Aplique de cima para baixo no ' bolo' desenformado e vá espalhando/decorando com uma colher.
-leve ao freezer sempre que sentir que o sorvete pode derreter!

Decore muito bem (veja como a Vânia fez), corte figos em calda para fazer umas  flores e os damascos cortados em uma laterais e enrolados que também parecerão uma flor .
Sugiro  colocar frutas vermelhas, pelo efeito qdo congeladas,  e nozes tb dão um efeito legal!


Dicas:
1 - Se não encontrar Panetone ou Chocotone, forre a forma com bolo! Comprei um bolo comum de chocolate já pronto deu certo!
2- Pode ser colocado uns  bombons Sonho  de Valsa cortados com uma faca afiada em pequenos pedaços, ente as camadas de sorvete, ou escolher um tipo de sorvete  que já tenha pedaços!
3 - Lembre de comprar um bom sorvete, usei o da La Basque, porque faz toda a diferença na hora de partir! 

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Talharim ao Molho de Funghi Secchi da Flaigella -

Querida Vigis,

                 Atendendo a pedidos, posto minha receita de Molho Funghi Secchi para servir com macarrão! O molho fica muito gostoso e pode ser servido com filé também!
                  ATENÇÃO VIGIS, NÃO  é receita do Vigilantes do Peso! Fiz uma versão com ingredientes lights (creme de leite, caldo de carne 0% de gordura,  óleo em spray) já que o funghi tem Zero Ponto! Ficou bom, mas não um espetáculo! Assim, se quiser fazer bonito com a família, teste a receita tradicional primeiro e depois, já conhecendo a consistência e o gosto, adapte para você e pontue bem direitinho!Na que fiz, ainda no programa antigo, pontuei em 4 pontos 1/2 xícara de molho light (com o funghi) e mais 3 pontos do macarrão) . Pelo que vi, 1/4 de xícara de creme de leite light tem 2 ProPontos e 15 gm de funghi tem Zero ProPontos. Assim, se for comer essa medida, pode contar 3 ProPontos, mais os 6 ProPontos do macarrão comum, ou 5 se for integral!

MOLHO AO FUNGHI SECCHI DA FLAIGELLA

Ingredientes

1 pacote de macarrão (penne, fusilli ou Talharim)
50 gm de funghi seco
2 cs de manteiga ou margarina
1 cebola pequena picada
1/2 xíc de vinho branco seco
2 cs farinha e trigo
2 xíc de chá caldo de carne
2 xíc de chá de água do funghi
2 xíc de chá de creme de leite fresco
sal e pimenta
queijo parmesão ralado

Modo de Fazer

1 - Funghi
Coloque o funghi de molho em 2 xíc de água quente. Deixe por 30 minutos e procure não mexer o prato porque a terra vai para o fundo. Após este tempo, retire com cuidado o funghi e pique em pedações ou à gosto. Em um coador de café, coe a água do funghi umas 2 vezes e reserve.
2 - Caldo de Carne
Coloque 2 xíc de água e 1 tb de caldo de carne para ferver. Após derreter o tablete, desligue o fogo e reserve
3 - Molho
Em uma panela ou frigideira grande, derreta a manteiga e frite a cebola até ficar transparente. Acrescente o funghi e frite bem.
Coloque o vinho e deixe evaporar até sobrar algo em torno de 1 cx de caldo. Coloque a água do funghi e deixe levantar fervura.
Misture a farinha no caldo de carne e despeje na panela ( importante dissolver a farinha no caldo já morno e não no molho para não embolotar). Deixe ferver até engrossar. O molho não chega a ficar grosso como um creme, mas fica consistente. Aqui precisa prestar atenção para não deixar o molho ficar ralo. Acerte o sal.
4 -Finalização
Misture o creme de leite fresco (até pode ser o de caixinha mas nunca, nunca mesmo o de lata porque talha) e deixe dar uma cozinhada e misture no macarrão.

Bom appetit!

Sugestão de Cardápio com alimentos ProPontos

Querida Vigis,

                    Ao inciar o Programa é difícil saber o que comer, quantos pontos tem cada opção, etc. O Vigilantes oferece algumas sugestões de cardápios para a semana! Recebemos a sugestão nas reuniões ou em casa ao comprar o programa para fazer sozinha!
                   Eu não segui o cardápio sugerido! Explico, preferi pontuar os alimentos que gosto de comer para não correr o risco de desistir logo de cara! Se o idéia é emagrecer comendo o que se gosta e fazendo escolhas inteligentes, preferi fazer as minhas! Mas é de grande ajuda para quem está iniciando e não tem paciência ou tempo para ficar pontuando os alimentos!
                 Posto um exemplo para quem não frequenta as reuniões ter uma idéia de como é!

                      Bon appetit!







domingo, 29 de janeiro de 2012

Distribuição dos ProPontos

Querida Vigis,

                  Uma das minhas maiores preocupações era não comer todos os pontos nas primeiras refeições do dia e ficar sem pontos! Bobagem, nunca se fica sem pontos! Há os Pontos Flex ou os ProPontos Extras e ainda os alimentos Zero Pontos! Assim, se você está começando o programa agora, recomendo que divida os pontos de acordo com a tabela do Vigilantes do Peso!
                   Depois, com o passar das semanas, já mais segura com a contagem, ficará mais fácil fazer o remanejamento e distribuí-los de acordo com os hábitos alimentares de cada um!

          A sugestão do Vigilantes é que se distribua os ProPontos do dia da seguinte maneira, de acordo com a cota diária :

                  

Segunda reunião ProPontos

Querida Vigis,

          Recebi meu certificado de sócia Vitalícia!!! Que orgulho ! Um diploma e a chavezinha dourada! Muto bom!
          Mas vamos ao que interessa!

1 - Frutas

         Os Vigis da minha reunião estão com muitas dúvidas quanto a quantidade de frutas e pontuação respectiva! Alguns se plantaram a comer frutas o dia inteiro e outros não comem com medo de engordar mais! A orientadora, Silvinha, esclareceu que o consumo das frutas está liberado em razão de serem   fibrosas e, por isso, forçarem o organismo a gastar mais energia para digerí-las, o que não significa que elas não sejam calóricas! São calóricas sim! Portanto, consuma com moderação! Como assim, é liberado ou não? É liberado, mas não vá comer uma dúzia de bananas, 3 mangas e 4 pêssegos! Podemos comer uma fruta como "colação" entre uma refeição e outra, como sobremesa, etc, mas com parcimônia, por favor! Faça o teste! Veja se com a quantidade de frutas que está comendo (principalmente a Vigis que já fazia o programa antigo) você continua emagracendo! Se estiver, continue , caso contrário, diminua a quantidade! É assim mesmo, cada organismo responde de um jeito e basta prestar atenção na balança para acertar a mão!
         No meu caso, estou comendo a mesma quantidade de frutas que comia antes, tipo, mamão no café da manhã, pêssego, uva ou abacaxi quando me dá vontade de comer algo e banana com o corn flakes porque preciso beber leite, muito de vez em quando!A diferença é que não conto pontos!  Ganhei mais 3 pontos naquele dia, por exemplo! Vamos deixar claro que não sou louca por fruta, verdura ou sucos, assim, desde sempre, consumo apenas o recomendado no dia, 2 porções de frutas , 3 porções de legumes, 2 porções de leite, 2 porções de gordura e  6 copos de água..lembra que fala nos livrinhos antigos? No novo eles não recomendam cota mínima, mas tiraram os pontos das frutas e verduras para que se coma mais quantidade destes alimentos! Tá com fome? coma uma fruta! e mais ou menos isso!

2 - SOPÃO

           Fiquei curiosa para saber porque a sopa que antes não pontuava passou a valer 1 ponto e diminuiu a quantidade ! Mandei um e-mail e eles me informaram que, se a sopa for feita sem tubérculos (batata, batata-doce, inhame, etc..) não terá pontos, ouviram bem? ZERO PONTO! Assim, continuo sugerindo que se tome 1 1/2 xícara de sopa antes do almoço e do jantar! Abóbora pode ser adicionada na sopa porque é vegetal!

3 - ProPontos por Refeição

          A sugestão do Vigilantes é que se distribua os ProPontos do dia da seguinte maneira, de acordo com a cota diária de cada um:
                    Fica mais fácil seguir a orientação no início! Depois, quando já estiver mais acostumada, faça a distribuição de acordo com sua "fome", pois algumas pessoas não gostam de comer logo que acordam, por exemplo!