sábado, 14 de abril de 2012

Não está onde deseja? - Dicas para ajudá-la a atingir a meta

 Querida Vigis,

            Li esse artigo no site do Weight Watchers e achei que se encaixa bem no momento que estamos vivendo!
            Estou esperando notícias das que estão conseguindo perder peso! Vamos lá meninas! Nos mandem notícias, precisamos do apoio e exemplo de vocês para dar um impulso! 
        Bem, enquanto não temos um "esta é a sua vida" para compartilhar, posto o referido artigo.

"Não está onde deseja?  
Decepcionada com seus esforços para perder peso desde que  começou? Coloque-o em perspectiva com as quatro estratégias de nosso especialista.Artigo Por: Leslie Fink, MS, RD
Verificação da realidade:
           Tomou a decisão de entrar em forma e perder peso apenas há algumas semanas - ou meses - . E você não se sente nem remotamente pronta para colocar um jeans skinny ou aposentar a camisa folgada? Não desamine. Não há limite de tempo para levar seu corpo para o lugar que deseja.                 Aqui estão os quatro passos para lhe dar força e ajudar a montar uma estratégia pensados por Dawn Jackson Blatner, RD, nutricionista da Northwestern Memorial Institute de Bem-Estar.

1 - Adotar a regra 80-20:
             Os objetivos de algumas pessoas são tão amplos que chegam a ser inalcançáveis (para mudar completamente a sua dieta e nunca tocar numa batata frita, por exemplo). Quando as expectativas são muito altas, não demora  para desistirmos. "Nós estamos olhando para o progresso, não para a perfeição", diz Blatner. "O maior erro que os "dieters" cometem é buscar  a perfeição."
            As pessoas devem se esforçar para manter a sua resolução em 80 por cento do tempo para que elas não desmoronem quando as circunstâncias não sairem como planejado (restantes 20 por cento). Basta pensar, se você não estivesse fazendo qualquer esforço  para melhorar a saúde, a escala pode continuar a subir . 
2 - Divida:          Se o objetivo é perder 40 quilos em 3 meses, você está esperando muito. "Divida seu objetivo em pequenos pedaços", diz Blatner. Cada pequena conquista acrescenta e pode ajudá-la a se sentir bem-sucedida. Não se comprometa com metas abrangentes, tais como perder uma grande quantidade de peso ou desistir de um grupo alimentar. Defina a meta em partes- perder 5 por cento ou 10 por cento do seu peso corporal de cada vez - ou substituir  os doces por  fruta fresca nos lanches.3 - Atualize sua determinação:             "Ponha um plano em ação chamada de "revival resolução", diz Blatner - perfeito para a marca de 3 meses. Avaliar onde você esteve e para onde você quer ir. Verifique se o seu objetivo inicial era realista. Seu objetivo deve estabelecer hábitos positivos de vida e não ser uma solução rápida. "Esta não é uma corrida de velocidade, é uma maratona", diz Blatner. Não importa quando você chegar lá, apenas que o faça. Assim, defina medidas factíveis e verifique se você tem um apoio forte e sistema de recompensa.4 - Adicione alguns truques:
             Algumas pessoas definem um mesmo objetivo ano após ano, usando a mesma linguagem. Se não deu certo nos ultimos anos (ou nas 10 vezes antes disso), é hora de começar algo mais chamativo. Digite o seu objetivo e defina-o como protetor de tela do seu computador. Programe um alarme para tocar quando é hora de ir para a caminhada ou academia. Compre um frigobar para o seu escritório para manter lanches saudáveis ​​na mão. Coloque R$ 10,00 ou R$ 100,00 em um vidro para cada quilo que você perder e reserve para comprar uma roupa bemmm legal. Faça qualquer coisa que seja,  tente algo novo.
                Não desanime se você estiver perdendo peso lentamente. Na verdade, essa é a melhor maneira de fazê-lo! "

                     Então, vamos tentar?
                      Que tal 4 quilos em 1 mês? É pouco? NÃO É! Está bom para começar. Deixe de ser impaciente. Estou falando para quem não está conseguindo perder peso e não para àquelas que já estão no paraíso . 
                    Volta aqui, escuta, 4 quilos está bom!
                     Agora vai pegar um caderninho, agenda, notes, etc...Pensa no que gosta de comer e que não pode faltar no cardápio do dia e da semana. Anota tudo. Uma coisa por linha. Anotou? Pontua. Não sabe quantos pontos tem cada coisa?  clique aqui  e encontrará uma tabela . 
Não estão os alimentos que quer? Escreva que te falo! Ok? Feito isso, pense no que comerá no café, almoço, jantar e lanches, dentro da cota diária ou se precisar, use algum ProPonto Extra, mas não deixe de contar ou de comer aquilo que está desejando! Não programe refeições só com alimentos zero Propontos! Não é saudável! Escolha alimentos que goste, inclusive o chocolate, fundamental!
                    Pronto, agora veja se tem os ingredientes para prepará-los e caso não tenha vá comprar e oriente a secretária, caso não seja você mesma que prepara as refeições, a usar pouco óleo (se puder, adquira o óleo em spray, comprei um que se chama Pam e é usado para untar formas de bolo). Se não fizer as refeições em casa, prepare uma MARMITA! Não tem? Pegue os potes de guardar alimento na geladeira, de preferência que dê para levar ao micro, caso tenha um no trabalho. Prepare um com a salada, com os ingredientes que gosta (para temperar eu uso só vinagre, mas é meu gosto, que não tem ponto). Prepare outra ou outras com a comidinha que vai ter preparado na véspera, se for o caso. Outra para as frutas e outra para o sanduíche, se estiver no lista do dia. Não invente desculpa, tipo não tenho como esquentar, etc, etc...invente, seja criativa, leve algo que possa ser consumido frio, tipo frango, macarrão como salada. Não precisa fazer todo os dias, mas já ajuda se fizer em 80% (lembra da regra 80x20?).
                          Determine-se a fazer uma semana! Um dia de cada vez! No final dos 7 dias, avalie o resultado, pense no que fez certo, no que errou, na tentação, no deslize, enfim, reavalie e pense se dá para aperfeiçoar.
                   Vamos lá querida Vigis, estamos juntas!
                      

terça-feira, 10 de abril de 2012

Páscoa, o retorno! Dicas para começar bem a semana

Querida Vigis,

                Como foi a Páscoa?
                Já sei, não precisa nem falar! Eu fui para a fazenda da minha irmã e pensei em voltar correndo para ver se deixava pelo caminho uma parte do que comi! E quando cheguei, vejam o que a Mônica, uma  querida amiga, mandou para nós! Bem-casados da Conceição e de N u t e l l a! Exatamente, nutella! Aiai, tive que comer, não posso fazer uma desfeita para minha amiga!
               Algumas Vigis me contaram como foi o feriado delas também. A Vanessa foi para Minas, visitar a família e já  avisou que seria muitooo complicado não comer os quitutes da casa da mãe! Inara  acha que recuperou todos os quilos perdidos até então! A Vivian foi para São Paulo e não preciso nem falar. Aqui em casa, acho que só a Manuela não exagerou. Assim, como podem ver, estamos todas no mesmo barco! O jeito é tirar o pé da jaca, passar uma água, sacudir a poeira e retomar nosso caminho! Não estou falando em recuperar o tempo perdido! Não perdemos tempo, mas sim aproveitamos nosso feriado, curtimos os entes queridos e, sem arrependimentos, estamos prontas para encarar o resto do mês!
             Para começar bem a semana, vamos pensar em variar o cardápio !
            Que tal um sanduíche quente? Simônia mandou uma receita:
      1 -  2 fatias de pão de forma light , queijo cottage,  orégano, pimenta calabresa, alho desidratado para mudar o sabor, acrescentar algumas rodelas de tomate e levar na misteira;
            Eu pensei em:
      2 - Omelete (130 g) 2 ovos, 1 fatia de queijo e 1 de presunto = 6 ProPontos ( se fizer só com a clara tem menos pontos ainda) com salada para o jantar?
    3 - Frango frio (80g = 3 Propontos) desfiado com salada verde? Adoro frango frio!
    4 - 2 fatias de pão de forma integral + 1 ovo cozido + 1 fatia de presunto + 1 cs de manteiga light = 7 Propontos
       Querida Vigis, estamos descansadas, bem alimentadas (até demais) e vamos seguir firmes até a próxima pesagem! Será moleza retomar a dieta com tantas opções gostosas!
       Beijos