sábado, 28 de abril de 2012

Sanduíche italiano sub

Que tal um Sanduíche italiano? 

Image of Italian Sub Sandwiches
Receita do Weight Watchers


6 ProPonto
Tempo de preparação: 10 min
Tempo de cozedura: 0 min
Serve: 2
Todos os sabores fabulosos de um sanduíche típico italiano sub mas em um tamanho muito mais sensato. Toste os pães para que eles não fiquem  moles demais.

Ingredientes

Instruções

  • Em uma tigela pequena, misture a alface, tomate, cebola, vinagre, azeite, orégano, pimenta e sal até misturar bem.
  • Para montar, divida o pão ao meio e coloque  metade da camada de peito e metade do queijo em cada pão, cubra com metade da mistura de alface e feche com a outra parte Rendimentos 1 sanduíche por porção.
  •  Bom appetit! 

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Não Te Rendas

Querida Vigis,

              Recebi de Maryur Tedesco Silber, pedagoga, terapeuta Reiki e Floral, e que  hoje curte as amenidades familiares, afetivas e culturais e abre seu coração no Blog da Maria Lucia Solla, um poema de Mário Benedetti, poeta uruguaio, que descreve sentimentos com muita delicadeza.
              Tive uma semana "muito" de tudo, de alegrias e  de tristezas. De chegadas e de partidas. De vontade de desistir de alguns projetos. Nada de novo, é a vida como deve ser, mas que, as vezes, nos faz querer parar o Mundo.
               Tudo a ver conosco, querida Vigis! Quanta vontade de desistir, de largar tudo e ficar como está! Mas  "Não te rendas, por favor, não cedas, ainda existe fogo na tua ALMA, ainda existe vida nos teus sonhos, porque a VIDA é tua e também os teus DESEJOS. Porque não existem PENAS que o TEMPO não cure."
               Obrigada Tia!



MARIO BENEDETTI traduzido por Inês Pedrosa

Não te rendas



Não te rendas, ainda estás a tempo

De alcançar e começar de novo,

Aceitar as tuas sombras,

Enterrar os teus medos,

Libertar o lastro,

Retomar o voo.



Não te rendas que a vida é isso,

Continuar a viagem

Perseguir os teus sonhos,

Destravar o tempo,

Remover os escombros,

e destapar o céu.



Não te rendas, por favor não cedas,

Mesmo que o frio queime,

Mesmo que o medo morda,

Mesmo que o sol se esconda,

E se cale o vento,

Ainda há fogo na tua alma

Ainda há vida nos teus sonhos.



Porque a vida é tua e teu também o desejo

Porque o quiseste e porque eu te quero

Porque existe o vinho e o amor, é certo.

Porque não há feridas que não cure o tempo.



Abrir as portas,

Tirar os ferrolhos,

Abandonar as muralhas que te protegeram,

Viver a vida e aceitar o repto,

Recuperar o riso,

Ensaiar um canto,

Baixar a guarda e estender as mãos

Abrir as asas

E tentar de novo,

Celebrar a vida e retomar os céus.



Não te rendas, por favor não cedas,

Mesmo que o frio queime,

Mesmo que o medo morda,

Mesmo que o sol se ponha e se cale o vento,

Ainda há fogo na tua alma,

Ainda há vida nos teus sonhos

Porque cada dia é um começo novo,

Porque esta é a hora e o melhor momento.

Porque não estás só, porque eu te amo.


quinta-feira, 26 de abril de 2012

ProPontos Extras ou Flex


Querida Vigis,

                   A Vigis Krys deixou um comentário perguntando sobre os ProPontos Extras.  Quando surge uma dúvida sei que mais gente está com ela e não falei muito sobre eles nos posts.
                   No post "Inicio da Jornada" , falo alguma coisa.                
                  Então, conto para vocês o que respondi .
                  Os ProPontos Extras (49) ou Flex (35)   são pontos adicionais que podem ser divididos para aumentar a cota diária ou consumido em um único dia e não são acumuláveis de uma semana para a outra. Tem prazo de validade, 1 semana. Assim, se sobraram 9 extras da semana que passou, melhor para você que não os comeu e que terá mais 49 ou 35 , dependendo do Programa que segue.
                 Você vai decidir como usá-los! Como falei, podem ser distribuídos ao longo da semana, para aumentar a cota diária ou reservados para ocasiões que fogem da rotina, por exemplo, aniversário de uma amiga, jantar fora, festas, etc.
                  Sei que as vezes não dá para programar, imprevistos estão sempre surgindo,  mas o ideal é pensar nos compromissos da semana e já fazer a conta. Sexta vai sair com a turma, tomar uma bebidinha, quitutes? Pense antes, pontue (se já souber o que o local oferece) e faça as contas. Vamos comer pizza e cerveja? 5+5= 10 Pro ou 5+ 3= 8 Pontos. Pizza e vinho? 5+3 = 8 Pro e Pontos. Vai comer duas fatias? Aumenta a pontuação, acerte a conta e use os pontos extras ou flex! Claro que se estiver sobrando da cota do dia, pode pegar dos extras apenas o que faltar, não vamos desperdiçar, não é mesmo? Mas a recomendação do Vigilantes é que não se use a cota diária com bebida alcoólica, chocolates do vício e outros supérfluos!
                EU prefiro não consumir os pontos extras ou os ativos no dia-a-dia, até porque já estou mais do que acostumada com o Programa, mas não vai engordar por comê-los, lembre que é o Programa que oferece para nós, mas é matemática. Os reservo para os eventos sociais, não podemos viver para sempre num mundo paralelo, para o churrasco de domingo na casa dos meus pais, etc. Lembre que ao fazer as contas das refeições "sociais"ainda temos a cota normal reservada para aquela refeição . Como assim? Se reservei 8 pontos para o jantar e vou sair da programação, usarei dos extras apenas o que exceder dos 8 ou da cota diária se ainda tiver sobrando. Deu para entender?
            Assim, minha sugestão é que guarde os Extras para o extraordinário, ainda mais que no novo Programa as frutas podem ser consumidas sem pontuar e ajudam na hora do assassinato da fome. Para os que seguem o Programa antigo,  meu caso fica mais difícil porque estamos  limitados a 5 cotas zero pontos por dia e poucas frutas são Zero.
              Está começando o Programa e ainda morre de fome e fruta não lhe satisfaz ou já comeu toda a cota Zero Ponto do dia ? Use os extras até se adaptar melhor, não passe fome, porque vai acabar desistindo. É preferível emagrecer mais devagar mas com constância e sem correr o risco de desistir.         
       
        

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tapioca com carne seca

Querida Vigis,

           Gosta de tapioca? Eu gosto! Cheguei do trabalho morta de fome e vou preparar uma tapioca, não com carne seca,  no momento estou sem, mas com queijo e peito de peru, fica muito bom também.

          

Tapioca com carne seca


  • ProPontos / porção: 6
  • Pontos / porção:  4 
  • Porções: 12
  • Tempo de preparo: 8 horas
  • Dificuldade: Médio

Ingredientes

½ kg de farinha para tapioca (bijou ou polvilho) Pode comprar a farinha já preparada que fica beeemm mais fácil. Nas feiras livres e em alguns quiosques que vendem a tapioca você vai encontrar.
água o suficiente para cobrir
sal a gosto
Recheio
300 g de carne seca magra dessalgada cozida desfiada
½ xíc. de cebola picada
1 dente de alho picado
salsa e cebolinha fresca picada a gosto
4 C.S. de manteiga de garrafa derretida ou margarina
 

Modo de Preparo

Numa tigela, junte a farinha com água suficiente para cobrir e ficar pelo menos dois dedos acima. Cubra com um plástico e deixe de um dia para o outro em repouso. Retire o plástico e cubra com um pano limpo. Escorra através do pano sem deixar excesso de água. Com as mãos esfarele a massa. Polvilhe com 1-2 pitadas de sal. Passe por uma peneira fina para ficar como uma farofa úmida. Tenha à mão, uma xíc. de café ou uma colher grande para medir  na hora de fazer a tapioca.
Prepare o recheio. Numa panela antiaderente, refogue a carne com a cebola e o alho até que amaciem. Acrescente a salsa e a cebolinha. Reserve.
Prepare a tapioca. Aqueça em fogo alto uma frigideira média antiaderente até ficar bem quente. Espalhe 1 xíc.de café de farinha por toda a superfície. Use uma colher para pressionar a massa no fundo da frigideira.  Quando começar a desgrudar nas bordas, vire a tapioca e cozinhe 10-20 segundos. Estará pronta logo que secar. Não deixe cozinhar muito para não escurecer nem endurecer.
À medida que for preparando cada tapioca, unte com 1 c.c. de manteiga ou margarina. Recheie com a carne seca dividida em porções iguais. Dobre ao meio e sirva quente.
Outras opções de recheio: peixe assado ou coco ralado com mel.
Por porção (1 tapioca):
214 Calorias, 11 g de Proteína, 37 g de Carboidrato, 2 g de Gordura Total, 0,8 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 3 mg de Colesterol, 579 mg de Sódio, 0 g de Fibra, 27 mg de Cálcio.

terça-feira, 24 de abril de 2012

O peso da vida a dois

Querida Vigis,

         O ideal é que toda a família coma a mesma coisa para não sabotar nossa dieta! Claro que não se trata de proibir qualquer doce, biscoito etc para os outros, mas que a comida , o "trivial variado" , seja o mesmo. Asse as batatas, para todos, ao invés de fritá-las, por exemplo.

        E o maridão, namorado, tico-tico no fubá? Deles nem se fala e dúvido, com excessões para confirmar a regra, que não estejam precisando perder alguns quilinhos. Convide-o para fazer com você, peça ajuda! 

       No meu caso, o apoio do Maurício foi fundamental! Ele procurava evitar os passeios que envolvessem "comida" para não me deixar com vontade e teve a maior paciência  do mundo para aguentar os momentos de crise! Obrigada, mais uma vez !

   

        Achei bem interessante o artigo do Vigilantes do Peso e tudo a ver com o post do dia!

O peso da vida a dois

De: Departamento de Pesquisas da Weight Watchers / Tradução: Gabriela Sucupira
Um número crescente de pesquisas descobriu uma relação entre os casais e o peso.
Diversos fatores, inclusive dividir um espaço com alguém, têm um papel determinante sobre o peso. Pesquisas mostram que aqueles que vivem com alguém, especialmente os casais, tendem a ter o IMC parecido e se esse ambiente contribui para o ganho de peso, o risco de obesidade é maior. 1, 2  Um exemplo é estudo que analisou recém-casados por dois anos. Os pesquisadores descobriram que os pombinhos tinham quase o mesmo IMC e que o casamento estava associado ao ganho de peso. 3
Duas são as causas dessa relação. A primeira é que o matrimônio costuma aumentar as oportunidades de comer, pois os casais costumam fazer os lanches e refeições juntos, o que pode fazer com que comam mais do que quando estão sozinhos à mesa. A outra está relacionada ao fato de que os recém-casados podem ter menos motivação para manter o peso saudável. 3 Quando estão solteiros, homens e mulheres, geralmente desejam ficar sempre atraentes para o sexo oposto, o que costuma incluir manter um peso saudável. Com a vida a dois, a comodidade de ter um relacionamento estável pode levar à redução do compromisso com manutenção do peso.
Emagrecer juntos funciona
A boa notícia é que os casais que juntam forças para perder peso pode ter mais sucesso do que aqueles que tentam sozinhos. Um estudo realizado na Austrália analisou os resultados de um programa de 16 semanas de mudança de estilo de vida feito por recém-casados que moravam juntos há pouco tempo. Os pesquisadores descobriram que os casais que mudaram os hábitos com uma equipe tiveram mais sucesso do que os que se esforçaram individualmente. Os casais emagreceram, melhoraram a alimentação, fizeram mais exercícios e reduziram seus níveis de colesterol juntos. 4,5  O mais importante é que após o término do programa, os pombinhos mantiveram o peso perdido e melhoraram a saúde.
Uma pesquisa com americanos em idade adulta que emagreceram com um familiar observou que os participantes tiveram melhores resultados quando seu parceiro de perda de peso participou efetivamente do processo e também emagreceu. 6 Uma meta-análise de 34 pesquisas com adultos que sofrem com diabetes tipo 2 concluiu que o único fator relacionado ao emagrecimento foi a inclusão de um parceiro ou membro da família no programa de tratamento. 7
Resultados parecidos também foram encontrados em casais que se uniram para reduzir o risco de doenças e aumentar a prática de atividades físicas. Um estudo com 1.500 casais britânicos, que participaram de um programa de mudança de hábitos para reduzir o risco de doenças cardíacas, descobriu que aqueles que se beneficiaram ao máximo foram aqueles cujos parceiros também tiveram os melhores resultados. Da mesma forma, homens e mulheres que tiveram resultados inferiores com o programa também eram casados com quem teve pouco sucesso. 8
Em uma pesquisa sobre a prática de exercícios, os pombinhos que praticavam uma atividade juntos apresentaram maior frequência e a taxa de abandono muito inferior do que os participantes casados que se exercitavam sozinhos. 9  Na verdade, apenas 6% dos casais que se exercitavam juntos desistiram da atividade em comparação com a desistência de 43% dos solteiros.
Conclusão

Casais que se empenham para emagrecer ou manter o peso saudável juntos conseguem incentivar o progresso do parceiro e apoiam-se para vencer os possíveis desafios do processo da perda de peso, aumentando as chances de sucesso e melhorando a saúde.

                           

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Salada crocante no árabe

 Querida Vigis,

                 Mais uma receitinha do Vigilantes do Peso para acompanhamento ou para comer no jantar.

              Fiz a conta dos Pontos e encontrei 2,5. Eu contabilizo assim, mas pelo Programa, a salada teria 2 Pontos arredondando para menos.

Salada crocante no árabe


  • ProPontos / porção: 5
  • Pontos : 2,5 
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 10 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

1 dente de alho partido ao meio
1 cebola média picada
1 pepino pequeno em cubos (500 g)
1 tomate firme sem sementes picado
1 pimentão verde pequeno sem sementes picado
½ xíc. de milho em conserva escorrido
1 c.c. de azeite
1-2 pitadas de sal e de pimenta em pó
2 C.S. de coentro fresco picado
2 C.S. de salsa e de cebolinha verde picados 
2 pães pitas (arábe) integrais (60 g cada)
 

Modo de Preparo

Numa tigela larga, esfregue no fundo e laterais o alho partido. Descarte ou pique o alho, se preferir. Acrescente a cebola, o pepino, o tomate, o pimentão e o milho. Tempere com o azeite, o sal, a pimenta, o coentro, a salsa e a cebolinha. Sirva com o pão pita fresco ou torrado.
Dica: Para variar o sabor, troque o milho por grão-de-bico em conserva lavado e escorrido na mesma quantidade.
Por porção (¾ de xíc. + 1 pão pita):
150 Calorias, 5 g de Proteína, 27 g de Carboidrato, 4 g de Gordura Total, 0 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 0 mg de Colesterol, 176 mg de Sódio, 4 g de Fibra, 22 mg de Cálcio
.
    

           Bon appetit!
 

domingo, 22 de abril de 2012

Salmão assado com molho de mostarda e mel

Querida Vigis,

             Que tal preparar um peixinho para o almoço de amanhã? Prepare-se, vá ao mercado e compre o peixe de seu gosto. Pode escolher um de carne branca que terá menos pontos, o salmão é bem oleoso, apesar de saudável. Acompanhado por uma salada de folhas e batatinha assada.

         Gostei... já sei qual será meu cardápio de amanhã. 

Salmão assado com molho de mostarda e mel 

6 ProPontos ou 6 Pontos

Honey Mustard Roasted Salmon
Receita do Vigilantes do Peso

Tempo de preparação: 10 min
Tempo de cozimento: 15 min
Porções: 4 de 6 ProPontos ou 6 Pontos
  O doce do mel e a mostarda são maravilhosamente equilibrado neste molho Dijon. Experimente-o sobre outros tipos de peixe e frango grelhado ou assado e carne de porco.

Ingredientes

Modo de Fazer

  • Preaqueça o forno a 200°
  • Unte uma travessa rasa com o spray
  • Tempere ambos os lados do salmão com sal e pimenta, e coloque na travessa
  • Em uma tigela pequena, misture a mostarda Dijon, mel, água, vinagre, mostarda seca e alho em pó. Retire 2 colheres de sopa de molho de mostarda e pincele sobre os filés de salmão. Acrescente o endro no molho de mostarda restante e reserve.
  • Asse o salmão por cerca de 15 minutos. 
  •   Sirva o salmão com o molho de mostarda reservado por cima.  
  • Porção: 150 - 170 g de salmão e 1 1/2 colheres de sopa de molho 

Notas

  • * Foram utilizados filés de salmão rosa (também conhecido como salmão jubarte) nesta receita, porque eles são menos gordos do que algumas variedades de salmão outros como coho e salmão-vermelho. Se você preferir usar um tipo diferente de salmão, apenas certifique-se ter em conta quaisquer valores adicionais! 
  • Pode substituir por outro tipo de peixe mais magro 
  • Bon appetit!