sábado, 24 de novembro de 2012

Preparação para o Natal 2012 - Decoração

Querida Vigis,


          Percebi que vocês já estão olhando os post sobre decoração de natal! Incrível, mas já chegou! Estou é atrasada!
          Para ajudar, vou postar algumas sugestões para inspirar-nos. Também estou precisando começar minha decoração natalina. Sempre frisando que o objetivo é dar idéias para que você faça do seu jeito e dentro do orçamento que cabe no bolso. Nada de ficar gastando dinheiro desnecessáriamente. Aproveite, recicle, invente, troque...é este o espírito do natal...compartilhar!

             
       

Wish List

Querida Vigis,

               Quem acompanha meu blog sabe que no início ele não era light! Basta ver que minha musa é a Nigella Lawson. Gosto das receitas simples que ela prepara no programa do GNT e tenho seus livros também. 

             Não aprecio receitas  complicadas, cheia de etapas e ingredientes que não estão ao meu alcance quando resolvo cozinhar. Nigella não se incomoda em usar caldos industrializados, tipo Knnor, azeite já aromatizado com alho, ao invés de descascá-los e fritar para refogar. Tudo bem, eu sei, o caseiro é melhor. Concordo...se você tem tempo e competência para tanto muito melhor, é mais saudável, inclusive, porque pode controlar o sal, por exemplo. Contudo, se você é das minhas, com pouca experiência, não abandone as panelas e prepare receitas simplinhas.

                Então, para quem está chegando agora, explico que, algumas vezes, posto receitas que não são light ou diet! A família merece uma surpresinha também!

                 E você querida Vigis, pode salvar a receita numa Wish list ou Lista do Desejo, chic né?  Assim, quando estiver pronta para  se presentear com alguns pontinhos a mais, pegue sua Wish list, escolha a receita desejada  e a prepare. Um mimo para você mesma!

                       

               

Dica do Vigilantes para aproveitar melhor o verão

Querida Vigis,

         Dica do Vigilantes para aproveitar melhor o verão. As dicas são baseadas no estilo de vida dos americanos, mas podemos adaptar para o nosso jeito tupiniquim!

       " Leve seus lanches de casa. Vai curtir a praia, um show, partida de futebol ou fazer outro programa divertido? O recomendado é evitar os lanches pouco saudáveis que os ambulantes passam vendendo. Reserve uma bolsa térmica ou outra qualquer para levar alguns alimentos saudáveis e que deixaram você satisfeito por mais tempo (biscoitos integrais, palitos de legumes, frutas frescas, pedaços de queijo magro, barras de cereal etc.). Não ter uma bolsa adequada não é desculpa, já que as lojas já estão repletas de eco bags.  É importante também levar sua água, com ou sem gás, para se manter hidratado e não exagerar nas bebidas calóricas, como refrigerantes, cerveja e sucos."
             Mais uma vez, não estou dizendo para virar farofeira, essa coisa de levar bolsa térmica para todo lado é coisa de americano, mas você está preparada para acalmar sua fome naqueles momentos em que só temos tentações por perto? 
              Prepare um Kit para as emergências e deixe por perto.
              Use a tal bolsa térmica para levar sua comida para o trabalho, isso sim!!! 

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dica do dia para aproveitar o verão


Querida Vigis,

      Dica do Vigilantes do Peso para aproveitar o Verão:   

 Resistindo às tentações
O verão é a estação do sorvete. Se tem sido um desafio deixar de comer esse e outros alimentos pouco (ou nada) saudáveis, as estratégias a seguir podem ajudá-lo a renovar sua determinação.

1. Aprenda a dizer “não”. O texto é simples, mas usar essa palavra pode ser difícil se você não estiver psicologicamente preparado. Imagine-se em situações complicadas que sabe que enfrentará nos próximos dias: almoço em família,  viagem,  festa de confraternização, casamentos... Pense nos alimentos que costumam estar disponíveis nesses locais, reserve a quantidade de PP necessários para o evento  e depois, imagine como se sentirá poderosa por ter recusado os excessos.

         Faz tão bem....

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Arquimedes - nosso pequeno Samurai



Querida Vigis,

          Faz tempo que ensaio escrever sobre o Arquimedes, meu cachorro há 16 anos e que estava muito velhinho. Dia 20 de novembro, mesmo dia em que nasceu, ele morreu.
           Em um dia de fevereiro de 1997 resolvi que compraria um cachorro para as crianças, um Yorkshire. Já tínhamos 3 cachorros grandes, mas eles não brincavam, eram de guarda.
        Visitei vários canis, petshops e procurei nos anúncios do jornal. Marcava visita, olhava e  sempre tinha alguma coisa que não me agradava. Muito fucinhudo, pêlo ralo, a mãe feia, etc...não quero.
        Meu sobrinho Arnaldo também queria um cachorrinho e me acompanhava na busca. E assim, naquele dia especial, olhei um filhote na gaiola do petshop  e senti que ele era diferente. Peguei no colo, coloquei no chão, queria ver andando...A senhora da loja me falou que ele já fora comprado e que a pessoa o devolveu. Fiquei preocupada com a informação, será que o animalzinho tinha algum problema? Ele era tão lindo...Resolvi que pensaria melhor e fui embora. Já no caminho de casa, falei para o Arnaldo que tinha gostado do cachorrinho e não conseguia parar de pensar nele. Parei o carro, dei meia-volta e "comprei" o meu Arquimedes, Memes para os íntimos!
pequeno Samurai
          Nunca mais nos separamos, nunca mesmo! 
          Ele foi meu companheiro pelos últimos 16 anos. Me seguia por toda parte, sem cansar e sempre que podia, pulava no colo. Maluzinha diz que era o "cachorro voador" , se lançava nos meus braços. 
         Não desistia de mim, esperava na porta e quase morria de tristeza quando eu viajava. 
             Enfim, fez parte da nossa vida, do cotidiano da casa. Meus filhos mal lembram da vida sem ele, Xande  era praticamente um bebê.
Com licença ?
               Nossa casa sempre teve muita criança, gente, cachorros, tartarugas, papagaio, periquitos, canários, gato, coelhos, hamsters e peixes. Depois do Memes chegou a Maria Eugênia e eles tiveram várias ninhadas. Cada cachorrinho mais lindo do que o outro e que devem ter feito a alegria da muita gente. De todos os filhotes, ficamos com a Tchuca. Como ele foi o primeiro,  era o chefe da matilha. Aquele toquinho botava na linha todos os outros. Era engraçado ver como o Frederico ( labrador) "obedecia". Frefe adorava deitar na caminha do Memes, mas mal ele apontava o grande levantava, ou ao contrário, o Memes deitava na do Frederico e ele, respeitosamente, se acomodava ao lado, no chão. 
                É a nossa vida, com muitas histórias para contar e eles, nossos cães, sempre presentes. 
              Arquimedes, Drexter, Negão, Fulano, Douglas, Buba, Toshiba, Bóris, Maria Eugênia, Nina, Tchuca e Frederico. Nossos cachorros. Desses, Marica, Tchuca e Frederico ainda estão conosco para ajudar a superar a saudade.                   
                  Sou muito apegada aos nossos animaizinhos, mas Memes era o meu cachorro. Não meu filho, nunca o tratei como criança. Tenho as minhas e não queria que elas achassem que o Memes era mais importante ou igual a elas. Acho que consegui,  meus filhos nunca sentiram ciúmes do cachorro. O ponto era que eu era a pessoa mais importante para ele e isso não dependia de nossa vontade, mas apenas da dele. "Não posso fazer nada minha gente, ele me escolheu"!



Xande e Memes em 2004
           Os anos passaram e ele  envelheceu. Meus filhos e o Maurício falavam que eu precisava me preparar, que ele estava velhinho e estava mesmo. Foi ficando surdo, perdeu a visão e os dentinhos, mas continuava seguindo meu cheiro. Perdia vitalidade a olhos vistos e em setembro precisou fazer uma cirurgia para retirar 10 cálculos renais. Naquele momento, nos despedimos dele, porque a probabilidade de morrer era real. Ele sobreviveu e a comemoração foi grande! Que alegria poder trazer nosso velhinho para casa!
Vou junto
Memes, Xande (quase não conseguia segurar), Nina e Dida
            Cuidamos do Memes com dedicação. Ele merecia. Procuramos dar a ele todo o conforto e fazer com que sentisse nosso carinho, amor  e gratidão. Não medimos esforços e sem reclamar, cada um fez o que pode. Manuela ajudava a alimentar e limpar, Vivian cuidava nos finais de semana em que Manuela e eu não estávamos em casa, registro porque de todos, ela é a que não gosta muito de bicho, foi uma grande declaração de amor pelo Memes e por mim filha; Nia se revezava comigo nos cuidados diários, no preparo da comida especial e dormia com ele para eu poder descansar (ele acordava várias vezes durante à noite e ficava andando, sem paradeiro pelo quarto). Xande que o adorava e estava sempre pegando e abraçando, mesmo quando ele, rabugento que só, rosnava para ser deixado em paz. Maurício que teve a maturidade de não "competir" com o bichinho e sabia que ele era parte do "pacote Flávia= Manu, Vivi, Xande e Memes" e, mesmo quando eu não estava em Brasília, vinha vê-lo e batia foto para me mostrar que estava bem! 
            Sabíamos que estava chegando a hora e sempre que podíamos, falávamos para o Memes o quanto ele era importante para nós e o quanto nossa vida foi melhor por ele ter estado conosco. Prestamos nossas homenagens para ele em vida! E assim, no meio desse cuidado todo, meu maior receio se concretizou, ele saiu e, sem que ninguém percebesse, caiu na piscina. Que desespero! Não estou me conformando, não consigo parar de repassar os minutos e o que eu poderia ter feito para evitar! Como deixei a porta aberta!!!!
               Para me consolar e preciso ser gentil comigo, penso que fiz tudo o que pude para tornar melhores seus últimos dias e que Deus, muito bom comigo, levou o Memes, assim num piscar de olhos, para eu não ter que sacrificá-lo mais tarde...
             Memes, tu, melhor do que ninguém, sabes  o tanto que sentirei tua falta. Não preciso falar, nos entendemos pelo olhar, pelo andar, pelo cheiro. Estamos sofrendo, sentindo tua falta e fazendo conjecturas com a coincidência de teres nascido e morrido no mesmo dia, 20 de novembro! Tudo  para tentar justificar o injustificável! Estamos de luto!
              Memes, meu amorzinho, obrigada por ter me escolhido, por ter crescido com minhas crianças, por nos proteger, por tua lealdade e amor !   
               Estou me esforçando, te prometi, mas ainda é muito cedo para minhas lágrimas secarem. Sei que as crianças não gostam de me ver assim, já me falaste outras vezes, eu sei, eu sei...não vou te esquecer, impossível. No dia certo virás me buscar, gosto de pensar assim. Até lá, ficarei imaginando que estás correndo no jardim, os pelinhos voando na janela do carro, latindo para o carteiro, roendo um osso bem gostoso, cheirando tudo, sem tomar banho (gostou né?), namorando a Marica, refestelado no teu puff, comendo pão e pulando para eu te pegar no colo!
            Descansa em paz meu amorzinho, tua vida valeu a pena para nós!
            Arquimedes, agora pode,  voa como uma pomba! 

Dicas para aproveitar o verão sem culpa

Queridas Vigis,

Dicas do Vigilantes do Peso para aproveitar o verão sem culpa

De: Amanda Genge / Tradução: Gabriela Sucupira
As altas temperaturas podem afetar seu emagrecimento. Aproveite ao máximo o calor da estação e se comprometa a continuar seguindo o programa.
Os dias mais quentes podem trazer diversos obstáculos: diminuição da frequência na academia por causa do intenso calor, consumo exagerado de bebidas calóricas (alcoólicas ou doces) etc. Felizmente, o lado bom do verão é que ele tem mais a oferecer do que calor.  Esta é a época de várias frutas e hortaliças deliciosas; as praias e parques aquáticos são os lugares mais procurados e alguns costumam oferecer atividades que misturam diversão e exercícios; os dias ficam mais longos e a luz do sol ajuda a melhorar o humor.
Prepare-se para se empenhar ao máximo na estação mais quente do ano e se comprometer ainda mais com suas metas de emagrecimento.

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Frango recheado com queijo ao pesto e salada verde -

Querida Vigis,

     Receitinha do Vigilantes:

Frango recheado com queijo ao pesto e salada verde

  • ProPontos / porção: 6
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 30 min.
  • Dificuldade: Intermediário

Ingredientes

½ xíc. de queijo minas frescal esfarelado (140 g)
2 C.S. de molho pesto genovese
½ c.c. de pimenta em pó
4 peitos de frango sem osso sem pele (150 g cada)
1 c.c. de azeite
3 C.S. de manjericão fresco picado
4 xíc. de folhas verdes misturadas
½ pepino sem sementes em cubos
 

Modo de Preparo

Numa tigela pequena junte e misture o queijo, o molho pesto e a metade da pimenta.

Com uma faca afiada, introduza na parte mais grossa do peito, movendo a ponta da faca para a frente e para trás, abrindo uma cavidade em cada filé. Aumente o buraco usando os dedos, cuidando de não furar até o outro lado. Recheie com 2 C.S. da mistura do queijo cada filé. Feche o corte com um palito fino. Salpique o restante da pimenta sobre os filés. 
Aqueça o azeite numa frigideira grande antiaderente em fogo médio. Cozinhe os filés por 6-7 minutos de cada lado até que cozinhe por dentro e doure por fora. Remova o palito e salpique o manjericão. Sirva com a salada verde misturada com o pepino.

POR PORÇÃO (1 peito recheado e 1 xíc. de salada):
250 g, 264 Calorias, 36 g de Proteína, 4 g de Carboidrato Total, 10 g de Gordura Total, 3 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 103 mg de Colesterol, 482 mg de Sódio, 1 g de Açúcar Total,  2 g de Fibra, 82 mg de Cálcio.

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dica do dia para aproveitar melhor o verão

Querida Vigis,

      Dica do Vigilantes do Peso para aproveitar melhor o Verão

     Dê preferência a alimentos frescos. Em vez de perder tempo pensando naquilo que não deve comer, reserve um minuto para analisar quais frutas, legumes e verduras estão na época de colheita e pensar em maneiras de saborear esses alimentos. Vá a uma feira livre ou hortifrúti e estoque os itens que estiverem com aparência melhor: amoras, pêssegos, ameixas, milho e tomate, por exemplo. Quando chegar em casa, escolha ou crie uma receita nova e saudável e experimente utilizar esses alimentos de uma maneira deliciosa.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

100.000 - Obrigada

Querida Vigis,

            Gente, não estou me contendo de tanta alegria! 
            Só agora percebi que o blog teve mais de 100.000 acessos!
             100.000 miiiilllllll é muito! 
                   Obrigada por estarem presentes e, acima de tudo, por confiarem em mim!
        

     Nossa luta continua! Vigis unidas, jamais serão vencidas!!!