quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pesar na frente dos outros ? Nem pensar! II

Querida Vigis,

                 Mais uma "repostagem"

                  Quando conto para as pessoas que emagreci no Vigilantes do Peso, escuto alguns comentários que não combinam com o que vejo e ouço por lá! Algumas amigas falam, inclusive, que já fizeram há alguns anos e que não deu certo, o que é possível, não somos iguais; que ficavam inibidas com a pesagem e os comentários na frente de todos! Como assim? Pesar e comentar na frente de todos? Bem, na minha reunião não é como acontece! Acredito que pode ser assim que acontecia em outros tempos!
                   Pesquisei na internet e encontrei os livrinhos semanais do Vigilantes do Peso com conteúdo bem diferente dos meus! A forma de atribuir pontos aos alimentos me pareceu diferente também, leva em conta o peso para calcular as porções e não a medida da palma das mãos, por exemplo. Naquelas reuniões, havia um momento em que a quantidade de quilos perdidos na semana era comemorada, tipo quem perdeu mais e havia aplausos e estimulo para continuar, segundo soube! Não que eu tenha alguma crítica ao método antigo, acho que tem a ver com o perfil de cada um. No meu caso, acharia ótimo pesar e comemorar a perda calórica com os coleguinhas nas reuniões e somente lá, brinco que conto a minha idade mas quanto peso de jeito nenhum! Contudo, sei que é um assunto muito delicado e, na maioria das vezes, prefere-se a discrição! 
                        Talvez o método  antigo seja utilizado em alguma reunião, mas nas que conheço e freqüento, com toda certeza, não é daquele jeito! Na minha, chegamos e vamos à balança para sermos pesados pela orientadora, discretamente, sem comentários públicos! O peso é anotado no caderno pessoal. Ficamos esperando, sentados literalmente, todos serem pesados para o início da reunião. Se no dia houver alguém que tenha completado 12 semanas, atingido a meta ou se tornado sócio vitalício, este alguém é chamado para receber o chaveiro com a plaquinha, a estrela ou a chave! Recebe o aplauso e o apoio dos coleguinhas por ter tido força de vontade, persistência e determinação para não desistir! E, se quiser, compartilhar um pouco da experiência com todos! Nada além disso! Parece-me que há o cuidado de não expor àqueles mais tímidos ou,  até mesmo, que possa ser feito algum comentário que acabe desestimulando os iniciantes, na minha percepção! 
                              Fazer dieta é algo chato, ninguém gosta! Só quem é magro não reclama e é só porque não gosta de comer mesmo! Agora, se você não é uma das privilegiadas "magras de ruim" e gosta de comer, aprecia um bom vinho e é louca por doce, não ficará feliz! Eu sei! Assim, precisa parar para pensar e perceber, naquele momento, o que a está incomodando mais - os quilos extras ou a falta dos prazeres da boa mesa! Se a resposta for os quilinhos, digo que  é possível comer e  beber e ainda emagrecer, há vida além da dieta! Ufa! Se a resposta for a falta da fartura, aproveite e coma com prazer, sem culpa e sem remorço! É a sua escolha e ninguém tem nada a ver com isso!

10 comentários :

  1. Otima matéria,obrigada por postar sempre por que voce sempre está nos ajudando,agora Flávia diga o que fazer quando extrapolamos todos os pontos da semana do dia é melhor zerar tudo e começar a semana de novo o que fazer.Obrigada sempre,voce é muito importante pra nós.Sucesso Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sonia,

      Ahahahahah, comeu todos os PP da semana? Cota e Extra? Não espere a próxima segunda, volte para a cota diária no dia seguinte, sempre. E os PP Extras lhe serão devolvidos no dia da semana que escolheu para se pesar.
      Não adie,o prejuízo será maior.
      Desculpa ter demorado para responder.
      Beijo

      Excluir
  2. eu fiz vigilante por um tempo (pouquissimo tempo) ano passado, e a pesagem era igual a sua, discreta, a orientadora anotava e tal.

    eu acho o método legal e até separei meus livretos para fazer em casa, mas achava um saco ficar esperando lá e tal...a pesagem demora por demais...

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  3. Oi Flávia!!! Quanto tempo?? Sem comentar, claro, mas sempre venho dar uma olhada no Blog. Ainda estou ai na minha eterna luta com a balança.ainda não virei sócia vitalicia mas continuo perseguindo este título...rsrsrs. Estava de férias, fiquei 20 dias fora de casa, fora da rotina e engordei 2kg. Achei razóavel e já comecei a "correr atrás do prejuizo". Bjs!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simônia,

      Estava pensando em você !!! Que bom saber notícias! Muito merecido teu descanso, seu empenho valia mesmo umas férias sem preocupações!
      Agora é recomeçar, nenhuma novidade não é mesmo?
      Senti tua falta.
      beijo

      Excluir
  4. Oi... Achei seu blog hj, amei e já estou seguindo!!!

    Eu comecei o vigilantes 10 dias atrás e estou amando!!! Na minha reunião a pesagem é super discreta tb. Eu acho a troca de informações com as outras participantes essencial. A gente fica conversando enquanto a pesagem ocorre e acho que ninguém nem presta atenção na pesagem do outro.

    Bjos
    Luciana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana,

      Concordo com você, a conversa na reunião é muito importante e surgem dicas bem legais. falo que frequentar as reuniões faz diferença!
      Sei que nem todas podem e por isso procuro ajudar por aqui.
      Espero contar com tua colaboração, assim como de todas as Vigis, para passar dicas e sugestões.
      beijo

      Excluir
  5. Meninas, vocês comem os propontos extras? Parei de emagrecer no vigilantes!

    ResponderExcluir
  6. Olá meninas! Estou no Vigilantes faz 10 semanas, e estacionei. Seriam os propontos extras? Vcs já viram esse caso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caroline,

      Já vi muitas vezes. Pode ser o que eles chamam de "platô". Estaciona num mesmo peso e não emagrece, mas também não engorda.
      Nas reuniões, a recomendação é mudar os alimentos que come todos os dias e prestar atenção no tamanho das porções. Aumentar a atividade física. Em tese os PP Extras, se consumidos certinho, não são os responsáveis pelo platô e na verdade eles falam para comê-los desde o início do programa para não acostumar o organismo sem eles.
      Espero ter falado algo que você ainda não saiba :)

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.