quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Sopa de Tomate fria - Gaspacho estilizado

Querida Vigis,

      Receita do Vigilantes do Peso. Uma espécia de Gaspacho, se colocar o pepino ficará perfeito. É uma delícia para estes dias de calor intenso.

Sopa fria de tomate


  • ProPontos / porção: 3
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 1 hora
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

 500 g de tomates
1 C.S. de azeite
 1 cebola média picada
 1 talo de aipo bem picado
½ c.c. de sal
½ c.c. de pimenta-do-reino
1 ½ C.S. de molho inglês
 

Modo de Preparo

Retire a pele dos tomates. Ferva uma panela de água. Coloque uma bacia grande com gelo e água próxima à panela. Com uma faca, faça um pequeno x na base dos tomates. Cuidadosamente, mergulhe os tomates na água fervente, um de cada vez, e cozinhe por cerca de 45 segundos, até a pele começar a rachar. Com o auxílio de uma escumadeira, transfira os tomates para a bacia com gelo. Quando os tomates esfriarem, retire a pele, parta os tomates em dois e retire as sementes. Pique os tomates e reserve.
Numa panela grande, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione a cebola e o aipo e cozinhe, mexendo frequentemente, por aproximadamente 6 minutos, até amaciar. Acrescente os tomates, o sal e a pimenta e deixe ferver. Reduza o fogo e cozinhe, mexendo constantemente por cerca de 15 minutos, até que os tomates amaciem.
Deixe a mistura esfriar por 5 minutos. Transfira para o liquidificador e bata até obter um purê. Transfira a sopa para um recipiente grande, aguarde esfriar até ficar em temperatura ambiente e leve à geladeira até resfriar. Na hora de servir, regue com o molho inglês e enfeite com uma folha de aipo.
POR PORÇÃO (1 xíc.): 90 Calorias, 1 g de Proteína, 9 g de Carboidrato, 6 g de Gordura Total, 1 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 2 mg de Colesterol, 356 mg de Sódio, 2 g de Fibra, 23 mg de Cálcio.

Um comentário :

  1. Quarta-feira é dia de feira por aqui. Vou comprar o aipo e fazer esta sopa. Tô de olho nela!!

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.