quarta-feira, 6 de março de 2013

Exercício reverte efeitos do envelhecimento

Querida Vigis,


                  Cada dia que passa a idade deixa de ser desculpa para não praticar atividade física, colocar aparelho nos dentes ou fazer terapia.     Maurício é psicólogo e atende vários pacientes que começaram a fazer terapia depois dos 65 anos, ou seja, estamos no prazo de validade! 
                  O artigo abaixo foi publicado no Personal RS .

Bio Markers - Como exercício reverte efeitos do envelhecimento

Pesquisas demonstram que quem começa a se exercitar em QUALQUER IDADE, inclusive aos 100 anos, apresenta aumento de força, resistência e massa muscular.
A vantagem especial do exercício é que pode reverter os efeitos da entropia.

Dois pesquisadores da Tufts University, William Evans e Brian Rosenberg, descreveram essas descobertas em seu livro Biomarkers. O título refere-se aos 10 itens que marcam a idade e que agora são considerados reversíveis:
  1. Massa Magra
  2. Força
  3. Taxa do Metabolismo Basal
  4. Gordura Corporal
  5. Capacidade Aeróbia
  6. Pressão Arterial
  7. Tolerância a Glicose ( açúcar ) Sanguínea
  8. Proporção Colesterol/HDL
  9. Denssidade Óssea
  10. Regulagem da Temperatura Corporal
Antigamente, o declíneo da força muscular era considerado inevitável com a idade.

O grupo da Tufts provou, conclusivamente que esta tendência pode ser revertida. Doze homens de 60 a 72 anos foram submetidos a sessões de trabalho com pesos a 80% da sua capacidade máxima, supervisionados 3x/semana, durante 3 meses. Ao cabo da experiência, a força dos homens aumentou drásticamente, o tamanho dos seus quadríceps mais que dobraram e os tendões das panturrilhas mais que triplicaram.
Ao final do programa, esses homens eram capazes de levantar caixas mais pesadas que rapazes de 25 anos que trabalhavam no laboratório não eram capazes.


Um programa mais leve destinado a pessoas acima de 95 anos mostrou-se igualmente bem sucedido.... "A verdade é que você pode recuperar a massa muscular e força, não importa a sua idade ou a forma que o que você está no momento. "

Outro ponto fundamental é que na média meia idade somos inclinados a concentrar esforços em perder ou manter peso corporal. Isso não é bom o suficiente. Sua meta deve ser a composição corporal, melhorando o seu percentual de músculo à gordura. A chave é minimizar o tecido "biologicamente inactivo"( tecido adiposo ) e maximizar "biologicamente ativo"( massa muscular ).

Pessoas com uma maior proporção de tecido muscular, desfrutam de maior taxa metabólica de gordura e não precisam preocupar-se sobre o peso na balança ou de quantas calorias ingerem --- simplesmente ativam o tecido que "queima mais calorias" ( músculos ).
Adaptado do livro - "Biomarkers: The 10 Keys to Prolonging Vitality", William Evans

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.