quarta-feira, 3 de abril de 2013

Chocolate, stress e ansiedade - Que trio!

Querida Vigis,

        Alguém escreveu no comentário, infelizmente não deixou o nome:
"Oi Flávia. Estou amando o seu blog. Comecei a uma semana a seguir os propontos e ja vi resultados. Só que tenho sérios problemas com a ansiedade, principalmente nesta epoca de páscoa me dá mais vontande ainda de comer bastaaante chocolate para matar o stress. Você tem alguma dica? Hoje por exemplo comi acima da minha cota diária e usei quase todo os meus pontos extras. Preciso me controlar mais... tem estratégias?"
         Como a dúvida da nossa amiga pode ser a sua, resolvi escrever um post.
        Pedi ajuda da Vivian, minha filha, chocólatra assumida que me passou as orientações.
         Eu diria, não compre chocolate. A Vivian ri e completa que falo isso porque não sou "dependente química". Que se ela ficar sem chocolate, vai sair para comprar, ou seja - Querida amiga telespectadora, se você é uma chocólatra, use moderadamente a substância para não ser detida por abuso e porte ilegal ao levar para casa o estoque todinho do supermercado!
          Muito bem, brincadeiras a parte que o assunto é sério, passo as dicas da Vivian para nossas dependentes:
        1 - Importante destacar que o Vigilante recomenda que os PP do chocolate (porção de gordura) devem ser abatidos dos ProPontos Extras e não da cota diária. Entretanto, a melhor solução encontrada por Ela foi separar da cota diária os pontos do chocolate e guardar os PP Extras para o final de semana; Funcionou com minha filha, mas pode ser diferente com vocês.
2 - Escolha um chocolate que você coma a porção todinha na mesma hora, exemplo, compre Talento pequeno ao invés do grande. É mais fácil resistir ...se não, você vai ficar querendo só mais um quadradinho e lá se foi a barra toda.
3 - tomar café com adoçante depois do almoço. Ajuda a enganar a vontade. Um sache de capuccino light 3 corações também tem pouco ponto.
4 - Não ficar longos períodos sem comer, porque quando bate a fome você ataca a opção mais fácil que é o chocolate, tão bonitinho, embaladinho, só piscando.
5 - Quando o chocolate não for suficiente para matar a vontade do doce ou chocolate, escolha frutas para comer com adoçante em pó: morango picado, é importante picar para ficar com caldinho e adoçante em pó., banana amassada com canela e adoçante em pó.
6 - Leite desnatado com achocolatado light, claro que respeitando as porções.
7 - Gelatina light com 1 cs doce de leite light (1 PP) fica delicioso e com pouco ponto.
8 - Não ignore os avisos que seu corpo lhe dá, se está "precisando" comer um doce, escolha um menos calórico. É melhor do que atacar o pote de Nutella depois.

                   Esperamos ter ajudado!

      

4 comentários :

  1. Oi Flávia obrigada pelas dicas ,sempre são muito boas e tem me ajudado muito,e voltei para as reuniões e já consegui emagrecer,queria tirar uma dúvida com voce é bom começar a semana sempre no dia que vamos nos pesar no vp,o meu dia é no sabado,obrigada por tudo desde já.Beijos e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sonia,

      Que beleza menina! Parabéns!
      Quanto ao início da semana, imagino que esteja se referindo a cota de PP Extras. Entendo que, no seu caso, você recebe a cota de PP Extras novamente. Acho bom assim, mais perto do final de semana, porque é nele que cometemos as estravagâncias e temos o resto da semana para recuperar.
      Beijo

      Excluir
  2. Passei pra deixar um beijo. Saudades, Flávia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vania querida,

      Passe para eu te ver! Parece que nem trabalhamos no mesmo lugar menina!
      beijo

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.