terça-feira, 2 de julho de 2013

Dica do dia - cortar cebolas

  Querida Vigis,

Cortar cebolas, uma situação bastante desagradável na hora de cozinhar
            Gosto de preparar alguns quitutes na cozinha, mas detesto picar cebolas! Comprei um garfo próprio para fatiar e ajuda a não deixar as mãos "perfumadas". Espetacular, só não resolve a choradeira.
            Sabe a razão do chororô?
             A explicação de tal fenômeno deve-se às células da cebola, uma parte dela é rica em enzimas e a outra em sulfuretos. Ao serem cortadas, essas duas células se rompem e se misturam. Reação que resulta em uma substância chamada ácido sulfénico e é transformada em um gás. A irritação é produzida quando esse gás atinge os olhos.

            Quando o gás entra em contato com a água, uma vez que os olhos estão constantemente úmidos, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico. O organismo se defende do incômodo, produzindo mais lágrimas. Uma dica para evitar a “choradeira” é cortar as cebolas próximo a um ventilador, assim evita-se que os gases atinjam a visão. Nada prático, diga-se de passagem!

          Outras formas de reduzir a irritação são: cortar as cebolas em água corrente; cortá-las dentro de um recipiente cheio de água ou lavá-la em água corrente antes de cortar. Colocar àgua gelada na boca enquanto corta também ajuda.
          Tudo ajuda, mas não resolve.
           No entanto, experimentei cortar as cebolas de óculos de mergulho e deu certo!  Vi num programa de tv outro dia! 
           Ficaram rindo de mim e com razão, eu estava muito engraçada. Nem liguei, o importante foi que não chorei, minhas cebolas ficaram perfeitas!
          Experimenta!  

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.