sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Dica do Dia

Querida Vigis,


         Adote hábitos saudáveis 7 dias por semana. Não deixe que o final de semana atrapalhe seu emagrecimento!
        Calcule direitinho o que comerá, dentro da sua cota diária e utilizando os PP Extras para o lazer!
         Programe-se, fica bem mais fácil!
        Acha chato ficar contando Pontos?
         Eu penso que  pior é contar quilos na balança e ficar chateada por ter engordado no final de semana!
      Imprevisto é algo que não estamos contando e o final de semana não é o caso. 
              Tem costume de sair para jantar com os amigos na sexta ou no sábado? Reserve PP Extras para isso que a conta não ficará cara!
        

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Pesar na frente dos outros ? Nem pensar! II

Querida Vigis,

                 Mais uma "repostagem"

                  Quando conto para as pessoas que emagreci no Vigilantes do Peso, escuto alguns comentários que não combinam com o que vejo e ouço por lá! Algumas amigas falam, inclusive, que já fizeram há alguns anos e que não deu certo, o que é possível, não somos iguais; que ficavam inibidas com a pesagem e os comentários na frente de todos! Como assim? Pesar e comentar na frente de todos? Bem, na minha reunião não é como acontece! Acredito que pode ser assim que acontecia em outros tempos!
                   Pesquisei na internet e encontrei os livrinhos semanais do Vigilantes do Peso com conteúdo bem diferente dos meus! A forma de atribuir pontos aos alimentos me pareceu diferente também, leva em conta o peso para calcular as porções e não a medida da palma das mãos, por exemplo. Naquelas reuniões, havia um momento em que a quantidade de quilos perdidos na semana era comemorada, tipo quem perdeu mais e havia aplausos e estimulo para continuar, segundo soube! Não que eu tenha alguma crítica ao método antigo, acho que tem a ver com o perfil de cada um. No meu caso, acharia ótimo pesar e comemorar a perda calórica com os coleguinhas nas reuniões e somente lá, brinco que conto a minha idade mas quanto peso de jeito nenhum! Contudo, sei que é um assunto muito delicado e, na maioria das vezes, prefere-se a discrição! 
                        Talvez o método  antigo seja utilizado em alguma reunião, mas nas que conheço e freqüento, com toda certeza, não é daquele jeito! Na minha, chegamos e vamos à balança para sermos pesados pela orientadora, discretamente, sem comentários públicos! O peso é anotado no caderno pessoal. Ficamos esperando, sentados literalmente, todos serem pesados para o início da reunião. Se no dia houver alguém que tenha completado 12 semanas, atingido a meta ou se tornado sócio vitalício, este alguém é chamado para receber o chaveiro com a plaquinha, a estrela ou a chave! Recebe o aplauso e o apoio dos coleguinhas por ter tido força de vontade, persistência e determinação para não desistir! E, se quiser, compartilhar um pouco da experiência com todos! Nada além disso! Parece-me que há o cuidado de não expor àqueles mais tímidos ou,  até mesmo, que possa ser feito algum comentário que acabe desestimulando os iniciantes, na minha percepção! 
                              Fazer dieta é algo chato, ninguém gosta! Só quem é magro não reclama e é só porque não gosta de comer mesmo! Agora, se você não é uma das privilegiadas "magras de ruim" e gosta de comer, aprecia um bom vinho e é louca por doce, não ficará feliz! Eu sei! Assim, precisa parar para pensar e perceber, naquele momento, o que a está incomodando mais - os quilos extras ou a falta dos prazeres da boa mesa! Se a resposta for os quilinhos, digo que  é possível comer e  beber e ainda emagrecer, há vida além da dieta! Ufa! Se a resposta for a falta da fartura, aproveite e coma com prazer, sem culpa e sem remorço! É a sua escolha e ninguém tem nada a ver com isso!

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Dica do dia

Querida Vigis,


               Comer pouco pode tornar o processo de emagrecimento mais difícil, porque você acaba com fome e não resiste as tentações.
             Nunca coma menos do que 26 unidades ProPontos diárias!

Hoje é o dia da largada ! II

Querida Vigis,



            Hoje fiquei sabendo que a Elaine que comentou no blog trabalha comigo! Acredita? Fiqui feliz !
            Ela contou-me da dificuldade que foi começar o programa, da dificuldade que é comer fora de casa para quem está de dieta e lembrei de alguns posts antigos que poderão ajudar quem está começando agora. Resolvi , então, "repostar" os que gosto mais!
             
Hoje é o dia da Largada

       O que me desanimava ao pensar em começar uma dieta, academia ou qualquer outra atividade   era esperar pelo resultado!
           Pura impaciência! Explico, minha mente percorre o caminho até o resultado em segundos, juntamente com minha vontade e disposição! Acontece que, no minuto seguinte, continuo no mesmo lugar, sem ter movido um músculo, gorda e sentada no sofá !
         Já sabedora do que é preciso fazer, das dificuldades que enfrentarei e do tempo que demorarei, nem começo! É assim com a balança, com reforma da casa, com a venda do carro, com os cursos de pós-graduação, de pintura....percebeu? Nem começamos e já sabemos o quanto será difícil, demorado e cansativo (e provavelmente será mesmo), e  esquecemos o que nos levou a pensar naquilo, ou seja, na vontade de ficar mais magra, no carro mais novo ou na casa mais arrumada !
          Mas aí precisamos lembrar do objetivo ! 
         Quero emagrecer 10 quilos mas nunca inicío uma reeducação alimentar ou atividade física porque não quero esperar ? Não tenho paciência, quero perder numa semana? Numa semana? Muito tempo, quero já, agora ! Isso é impossivel, você sabe, já tentou outras vezes virar faquir! E Jesus tem coisas mais importantes para cuidar do que gastar milagres com nossa gordura! Ou você se apossou da lâmpada do Aladim? Não adianta negar, chorar, ir na comissão de ética do congresso nacional e jurar que nunca manteve relações pessoais com esta pessoa chamada Aladim e que nunca, nunca mesmo, ouviu falar ou viu aquele outro que mora dentro de uma lâmpada, usa brinco e responde pela codinome de Gênio! Se você emagrecer em um dia ou em uma semana, já vou saber, o Gênio está vivendo contigo! Sabidinha!  
         Agora, se você não é a felizarda que está de caso com o Gênio, pode descer do tapete! O tempo passa, você querendo ou não, comendo ou não, correndo ou sentada! Assim, começa logo, um problema a menos na vida! 
           Finalmente chegou àquela segunda-feira! Se começar hoje , será um dia a menos, viu que belo raciocínio? A idéia é que seja um dia de cada vez! É só hoje que não vai comer batata frita, o pedação de bolo ou a barra inteirinha de chocolate (se for pouco até pode, viu?) ! Amanhã poderemos reavaliar, repensar na meta, concluir que um dia já passou e que não foi tão dificil como pensamos! 
            Vivendo o "hoje", contabilizei 120 dias, menos 11 quilos, uns 200 quilômetros correndo, muita alegria, orgulho de mim mesma por não ter desistido e confiança para compartilhar minhas experiências com vocês! 
           Deu certo comigo, dará com você!

           

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tilápia Assada

Querida Vigis,


        Receita do Vigilantes do Peso.

Tilápia Assada
1 porção = 3 PP

Ingredientes   
 
4 filés de tilápia (120g cada)
1/2 cc de sal
1/4 cc pimenta do reino moída na hora
1 cs suco de limão fresco
1/2 cc alho em flocos
1/2 cc de cada: coentro, salsa e cebolinha desitratados

Modo de Fazer

Unte uma assadeira antiaderente rasa com óleo em spray. Tempere o peixe dos dois lados com o sal e a pimenta. Transfira para assadeira e regue com o suco de limão, Salpique com o alho, o coentro, a salsa e a cebolinha.
Asse por 5 minutos até amaciar.
Rende: 4 porções de filé