sábado, 23 de março de 2013

Mousse de iogurte com chocolate

Querida Vigis,

        Receita do Vigilantes do Peso! Prepare para o final de semana! Deve ficar delicioso!

Mousse de iogurte com chocolate


  • ProPontos / porção: 2
  • Porções: 6
  • Tempo de preparo: 15 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

45 g de chocolate escuro meio amargo picado
½ xíc + 1 C.S. de iogurte reduzido
¼ de xíc. de cacau em pó peneirado duas vezes
4 claras de ovos
1/3 de xíc. de açúcar
 


Modo de Preparo

Derreta o chocolate em uma tigela no micro-ondas, em temperatura alta, por 30 segundos. Mexa na metade do tempo para derreter por completo. Se quiser, derreta em banho-maria em fogo médio, enquanto mexe. Acrescente um pouco do iogurte reduzido e mexa até esfriar o chocolate. Adicione o restante do iogurte e mexa até ficar homogêneo.
Encha 2/3 de uma panela grande com água fervente e coloque a tigela do chocolate dentro. Adicione o cacau e mexa delicadamente, até que dissolva e a mistura fique lisa e macia. Retire a tigela do banho-maria e deixe amornar.
Prepare o merengue. Numa tigela de aço inox, junte as claras e o açúcar. Leve ao banho-maria com água fervente e aqueça bem, enquanto mexe. Retire a tigela do banho-maria. Com um batedor elétrico, bata as claras em velocidade média durante 3−5 minutos, até formar picos macios.
Transfira as claras em neve para a tigela do chocolate e envolva delicadamente. Divida em taças e leve à geladeira por 4 horas para firmar.

Para reduzir o iogurte, deixe 1 xíc. + 2 C.S. de iogurte natural desnatado em um filtro de café na geladeira por 5 horas, coberto, até filtrar e reduzir o volume pela metade. Descarte o líquido.
POR PORÇÃO (1 taça): 123 Calorias, 6 g de Proteína, 18 g de Carboidrato, 3 g de Gordura Total, 2 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 2 mg de Colesterol, 79 mg de Sódio, 1 g de Fibra, 108 mg de Cálcio.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Peixe assado na manteiga de ervas

Querida Vigis,

       Receita do Vigilantes do Peso para nós!

Peixe assado na manteiga de ervas

  • ProPontos / porção: 4
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 15 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

4 filés de tilápia de 125 g cada (ou outro peixe de carne branca)
¼ de c.c. de sal
1/8 de c.c. de pimenta-do-reino
1 C.S. de estragão fresco picado
1 C.S. de manteiga com sal
60 ml de vinho branco
 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180° C.
Tempere o peixe com o sal e a pimenta. Arrume os filés numa assadeira e salpique com o estragão. Espalhe pedaços de manteiga sobre os filés. Despeje o vinho sobre o peixe. Asse por 8-10 minutos, até que o peixe esteja opaco no centro.
POR PORÇÃO (1 filé): 161 Calorias, 25 g de Proteína, 1 g de Carboidrato, 5 g de Gordura Total, 3 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 70 mg de Colesterol, 237 mg de Sódio, 0 g de Fibra, 28 mg de Cálcio.

terça-feira, 19 de março de 2013

Dica do Dia

Querida Vigis,

           Outra opção balanceada de lanche é salpicar no iogurte desnatado light amendoim picado, um punhado de amêndoas e uvas passas. Acompanhe com wraps de peito de peru, queijo magro e maionese light.

segunda-feira, 18 de março de 2013

Dica do Dia

Querida Vigis,


                    Desconfie dos lanches que podem deixá-lo com fome em pouco tempo. Um pacote de batatas chips assadas é mais saudável do que batatas fritas tradicionais, contudo, talvez, sozinho, não promova a saciedade por muito tempo − embora os lanches ricos em carboidrato saciem a vontade de beliscar de muitas pessoas. Para evitar as tentações, experimente rechear suas batatas chips com molho de queijo magro e ervas secas.