quinta-feira, 4 de abril de 2013

Calda de chocolate para frutas

Querida Vigis,

     Sobrou chocolate da Páscoa? Que tal aproveitar para preparar uma caldinha?

 Calda de chocolate para frutas


  • ProPontos / porção: 2
  • Porções: 12
  • Tempo de preparo: 45 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

100 g de chocolate amargo
 ¼ de xíc. de leite desnatado
1 c.c. de essência de baunilha
 1 ½ xíc. de uvas verdes sem sementes

Modo de Preparo

Numa panela pequena, junte o chocolate, o leite e a essência de baunilha. Aqueça em banho-maria em fogo médio, mexendo até que o chocolate derreta por completo. Deixe esfriar antes de usar.
Espete as uvas em espetos finos e mergulhe na calda.
Por porção (1 C.S. da calda + 4 uvas):
40 g, 57 Calorias, 1 g de Proteína, 9 g de Carboidrato Total, 2,5 g de Gordura Total, 1,4 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 0 mg de Colesterol, 5 mg de Sódio, 8 g de Açúcar Total, 1 g de Fibra,    15 mg de Cálcio.

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Amamentação, um direito das crianças! Ave Clara!

Querida Vigis,


          Flávia, amiga das minhas filhas, acabou se ser mãe. A pequena Clara chegou para alegrar os corações daqueles que amam as duas e ao Henrique! Tá bom Henrique, vou te dar um crédito porque você é uma pessoa especial também! Vocês formam uma linda família! Parabéns!
         Desejo a fofa da Clara muita saúde, alegrias, carinho, amor e a proteção de Deus e de toda a corte celeste de  anjos e arcanjos! 
        
          

Chocolate, stress e ansiedade - Que trio!

Querida Vigis,

        Alguém escreveu no comentário, infelizmente não deixou o nome:
"Oi Flávia. Estou amando o seu blog. Comecei a uma semana a seguir os propontos e ja vi resultados. Só que tenho sérios problemas com a ansiedade, principalmente nesta epoca de páscoa me dá mais vontande ainda de comer bastaaante chocolate para matar o stress. Você tem alguma dica? Hoje por exemplo comi acima da minha cota diária e usei quase todo os meus pontos extras. Preciso me controlar mais... tem estratégias?"
         Como a dúvida da nossa amiga pode ser a sua, resolvi escrever um post.
        Pedi ajuda da Vivian, minha filha, chocólatra assumida que me passou as orientações.
         Eu diria, não compre chocolate. A Vivian ri e completa que falo isso porque não sou "dependente química". Que se ela ficar sem chocolate, vai sair para comprar, ou seja - Querida amiga telespectadora, se você é uma chocólatra, use moderadamente a substância para não ser detida por abuso e porte ilegal ao levar para casa o estoque todinho do supermercado!
          Muito bem, brincadeiras a parte que o assunto é sério, passo as dicas da Vivian para nossas dependentes:
        1 - Importante destacar que o Vigilante recomenda que os PP do chocolate (porção de gordura) devem ser abatidos dos ProPontos Extras e não da cota diária. Entretanto, a melhor solução encontrada por Ela foi separar da cota diária os pontos do chocolate e guardar os PP Extras para o final de semana; Funcionou com minha filha, mas pode ser diferente com vocês.
2 - Escolha um chocolate que você coma a porção todinha na mesma hora, exemplo, compre Talento pequeno ao invés do grande. É mais fácil resistir ...se não, você vai ficar querendo só mais um quadradinho e lá se foi a barra toda.
3 - tomar café com adoçante depois do almoço. Ajuda a enganar a vontade. Um sache de capuccino light 3 corações também tem pouco ponto.
4 - Não ficar longos períodos sem comer, porque quando bate a fome você ataca a opção mais fácil que é o chocolate, tão bonitinho, embaladinho, só piscando.
5 - Quando o chocolate não for suficiente para matar a vontade do doce ou chocolate, escolha frutas para comer com adoçante em pó: morango picado, é importante picar para ficar com caldinho e adoçante em pó., banana amassada com canela e adoçante em pó.
6 - Leite desnatado com achocolatado light, claro que respeitando as porções.
7 - Gelatina light com 1 cs doce de leite light (1 PP) fica delicioso e com pouco ponto.
8 - Não ignore os avisos que seu corpo lhe dá, se está "precisando" comer um doce, escolha um menos calórico. É melhor do que atacar o pote de Nutella depois.

                   Esperamos ter ajudado!

      

terça-feira, 2 de abril de 2013

Stress pós-páscoa

Querida Vigis,

            
             Antes de mais nada, quero dar os parabéns às heroínas que resistiram as tentações do cholocate! Meninas, que orgulho! Vocês são exemplo a ser seguido!
              E você ? Comeu muito chocolate na páscoa? Está arrependida?                       Resolveu que já que pisou no ovo agora vai atacar o coelho?  
              Nada disso, pode parar  agora mesmo!
          Pense na razão pela qual você está fazendo a dieta! Problema de saúde? Quer ficar mais magra para entrar no vestido com aquele decotão nas costas? Uma mini-saia? Sentir-se mais bonita? Seja qual for a razão, relembre e repita para você mesma- estou fazendo a dieta porque quero
         Isso mesmo, você está fazendo a dieta porque quer! A não ser que esteja com problema de saúde, ninguém é forçado a nada!
         Pensou? Lembrou? Foco, é importante este exercício porque chega uma hora em que não sabemos mais nem o porquê de tanto sacrifício.
         Vamos lá, comeu muito chocolate ? Não faz mal! O resto do mês está à disposição para perder os quilos adquiridos na páscoa ou em qualquer outro momento! Retome a dieta agora mesmo! Não desista apenas porque caiu em tentação! Tome as rédeas do seu tempo. Alivie o peso da consciência, serão alguns a menos para pesar na balança e pesarão menos ainda se voltar a controlar sua alimentação. Pode acreditar!
        Comeu o chocolate, o bacalhau e tudo o que deu vontade? Ótimo, aproveitou, desfrutou, ficou mais feliz! Não se torture, seja gentil com você mesma. De nada vai adiantar  ficar se culpando! Não faça isso, pois do contrário restará apenas os quilos na balança! Resolveu que vai comer? Coma com prazer! Depois sim, ao invés de ficar se lamuriando, levanta do sofá e vai caminhar, correr, malhar, qualquer coisa que te ajude a queimar mais calorias.
         Não comeu todo o chocolate, economizou e agora não vai poder comer mais? Melhor, divida o chocolate em porções, cogele, vá comendo aos poucos. Pontue e coma conscientemente.   Chocolate é permitido! 
         Coragem, vamos recomeçar agora! 
             
         
         
        


         
            

Peixe mediterrâneo no papelote

Querida Vigis,

            Receita do Vigilantes do Peso.

Peixe mediterrâneo no papelote


  • ProPontos / porção: 5
  • Porções: 2
  • Tempo de preparo: 25 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

 2 filés de robalo (120 g cada)
 6 tomates cereja cortados em 4
4 azeitonas pretas fatiadas
1 dente de alho fatiado
2 c.c. de suco de limão
2 c.c. de orégano seco
1 c.c. de tomilho seco
¼ de c.c. de sal
¼ de c.c. de pimenta-do-reino

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 220° C.
Corte um pedaço de papel-alumínio de 30 cm e coloque sobre uma bancada. Coloque um pedaço de papel-manteiga do mesmo tamanho sobre ele. Arrume um dos filés no meio do papel-manteiga e cubra com metade dos tomates, das azeitonas e do alho. Cubra com metade do suco de limão, do orégano, do tomilho, do sal e da pimenta.
Dobre o papel-manteiga e o papel-alumínio sobre o peixe e dobre as pontas, fechando o pacote. Repita a operação com o outro filé de peixe e o restante dos ingredientes.
Transfira os dois papelotes para uma assadeira e asse por cerca de 15 minutos, até que o peixe fique cozido e bem aquecido. Deixe descansar na assadeira por 5 minutos. Depois, use uma espátula para transferir cada papelote para pratos individuais. Na hora de servir, abra os papelotes com cuidado para não se queimar.
POR PORÇÃO (1 papelote): 183 Calorias, 24 g de Proteína, 3 g de Carboidrato, 8 g de Gordura Total, 1 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 72 mg de Colesterol, 419 mg de Sódio, 1 g de Fibra, 47 mg de Cálcio.

domingo, 31 de março de 2013