sexta-feira, 5 de julho de 2013

Não vou comer, estou de dieta

Querida Vigis,



             - Você sabe que está fazendo dieta! 
             - Que novidade, e daí?

      - Você tomou a decisão de emagrecer, escolheu o programa e começou...VOCÊ e não os outros. Precisamos  da família para nos apoiar,  elogiar  e para não sabotarem...

               - Ok, ainda não estou entendendo!
               - Eles NÃO estão de DIETA, assim, por outro lado, não fique policiando tudo o que  comem ou se lamentando por não poder comer. Você pode comer também, mas optou por emagrecer! FOCO! Não esqueça disso!!! Lembre dos pneus, do sutien apertado fazendo saltar um monte de bolas para todos os lados, das pregas nas costas, nos braços que estão mais parecendo um pernil!
         - Credo!!! Precisa falar assim?
         - Preciso, preciso lembrar a razão de você não estar comendo uma panela de arroz com feijão, um boi moído e 2 quilos de farofa, além de 2 bananas da terra FRITAS, com ovos ...
         - Eu não como tanto assim, pode parar, na verdade quase não como...
         - Lá vem o papinho aranha. Percebeu que o gordinho nunca come muito, na opinião dele, é claro. Assim como os pulmões de todos os fumantes são limpinhos. Gente, impressionante! 
         - É verdade, quase não como, pode perguntar...
         - Talvez você não coma na hora das refeições, mas nos intervalos, no belisquete, no resto do prato das crianças, no suco de fruta, no iogurte, na caixa de uva (mas não tem zero proponto? Tem, mas come muito para ver se não engorda. Tudo tem caloria), exagerando no tamanho das porções...chega...deu para entender?
         - Volta, o que estava dizendo é que você está fazendo dieta e tentando emagrecer. Assim, não fique fazendo ceninha, se fazendo de vítima! 
         - Você está de TPM hoje?
         - Não estou de TPM, mas acho muito chato fazer gênero, tipo, "não posso comer, estou fazendo dieta". Se for numa festa e te oferecerem uma bebida, aceite e não beba, ou fique bebericando, disfarça, mas não diga que não pode. Na verdade você quer é que o outro insista para poder arrumar desculpa - Não tive como recusar, a fulana insistiu tanto. Pessoal, sei como é, sou perita! Se programe para comer o que gostar mais. Pelo tipo de evento dá para saber o que será servido! Salgadinho? ótimo, coma mas opte pelos assados e não fique empatando o garçon! Docinho? coma 1 ou 2. Reserve os pontos para o evento e se permita dentro desta cota.
            Agora,  NÃO FIQUE FAZENDO GÊNERO para depois jogar a culpa nos outros! Entendeu o espírito da coisa? 
          - Acabou ?
          - Acabei....
     

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Fórmula Mágica

Querida Vigis,
    

                  Estou impressionada com a quantidade de blogs que falam sobre perda de peso, dietas, etc.
                   Desde já agradeço a vocês por lerem e seguirem o meu! Puxa, quanta coisa se escreve, quantas sugestões, dicas e receitas. Impressionante, mesmo!
                   Quanto ao meu, escrevo desde 2009, postava  receitas. Depois, resolvi escrever sobre meu processo de emagrecimento, mais precisamente sobre o Vigilantes do Peso e percebi que, assim como eu, muitas pessoas estão em busca de informação.
                  Navegava em busca destas  fórmulas, dicas, sugestões, qualquer coisa que me ajudasse a emagrecer e detalhe, sem parar de comer e sem fazer atividade física. Estava em busca de um milagre! Sei que eles acontecem, mas geralmente acontece na casa da vizinha, que está um espetáculo e não fez "nada"  ou na casa  daquela atriz que emagreceu 14 quilos tomando apenas o "chá de não sei do quê" . Claro que comprei, óbvio! E no final, não funcionou porque, com certeza, não tomei direito. Com você é assim também? Pois é...
                 Onde quero chegar? Informação é importante, mas não emagrece ninguém.Ponto. Não emagrece! Assim, sugiro que leia, é importante estar informada, decida qual a dieta que lhe parece menos difícil  (vigilantes, proteína, grupo sanguineo, calorias, etc) e FOCO! Escolheu? Está é a melhor para você. Ah, mais a minha amiga foi no médico e ele ... Certo, converse melhor com a amiga, pergunte como é o programa, o que come, os exercícios que ela faz, além da fórmula mágica que o médico passou. Na maioria das vezes, olhando bem de perto, não é apenas a fórmula que ajudou, só que a gente só escuta o que interessa, não é mesmo?
               No meu caso, marquei consulta com o médico dos famosos, que a minha amiga foi e ficou ótima (verdade, ela ficou muito bem, magra e bonita) numa das minhas idas a São Paulo. Um lugar super chique. Com muros altos e segurança na porta. Já na  recepção pensei que estava em Bali, laguinho, som de água corrente. Um sonho.  Passei para uma sala para ser pesada, medida, entrevistada e f o t o g r a f a d a. Pois é, tudo o que a gente não quer. Para não deixar a menor dúvida de que você está GORDA , até parece que eu já não sabia. Entra o tal HiperMegaPower médico, lê o prontuário que a outra médica preencheu, praticamente não olhou na minha cara e muito pouco para o meu corpo, para ser sincera. Perguntei se ele não ia olhar para mim. Ele ficou surpreso com a pergunta e se dignou a me olhar ao receitar a medicação, que deve ser a mesma para todos. Disse que iria me encaminhar para a nutricionista e depois para uma esteticista. E voltaria para falar com ele antes de ir embora. Ok. Lá me fui para outra sala. A nutricionista me passou uma dieta de 800 calorias por dia. Quando vi a quantidade de calorias, tive a certeza, por que em dúvida eu já estava,  que não seria aquela a minha praia. Mas já estava lá, paguei uma fortuna pela consulta, então vamos continuar. Falei para a nutricionista que se conseguisse sobreviver apenas com aquela quantidade de comida não precisaria fazer mais nada. Ela respondeu que não era para eu desistir antes de começar, que tentasse e qualquer coisa voltasse a ligar (liguei várias vezes e nunca consegui mudar nada). Depois me encaminhou para outro departamento (a clínica é um espetáculo) onde fui atendida por outra especialista que me recomendou o tratamento, vamos chamar de estético, consistia em 2 pacotes com 12 sessões cada um, de alguma coisa que nem lembro, porque para mim seria inviável, tanto pelo preço quanto pela geografia, moro em Brasília e o tratamento em São Paulo - "mas você poderá fazer quando estiver aqui" . O preço? R$ 4.500,00 cada procedimento. No meu caso seriam 2 ! Quase tive um acesso de riso!
                  Voltei para casa com a fórmula mágica, que não funcionou para mim. Gente, claro que não funcionou porque a fórmula mágica só funciona junto com uma dieta de 800 calorias, procedimentos eletrônicos e muito exercício aeróbico! Minha amiga não me enganou, apenas quando perguntei o que ela tinha feito para estar tão bem, me respondeu que tinha ido ao tal médico e estava usando o remédio. Se ela contou o resto, confesso que não prestei atenção porque já tinha ouvido a parte que me interessava.
              Isso tudo aconteceu em maio do ano passado. Em julho resolvi fazer o Vigilantes do Peso e funcionou para mim. Sem fórmula mágica!  Funcionou porque era a dieta certa para mim, para o tipo de vida que levo. Não é a única que surte efeito e você encontrará a melhor também. Só não se engane, não dá para emagrecer só mudando a ordem e o lugar dos mesmos alimentos e mantendo as mesmas quantidades e ainda sem levantar do sofá. As fórmulas mágicas ajudam, claro, mas você também precisa fazer a sua parte. 
           
5/8/2012
              
     
                
                 
       
           

terça-feira, 2 de julho de 2013

Dica do dia - cortar cebolas

  Querida Vigis,

Cortar cebolas, uma situação bastante desagradável na hora de cozinhar
            Gosto de preparar alguns quitutes na cozinha, mas detesto picar cebolas! Comprei um garfo próprio para fatiar e ajuda a não deixar as mãos "perfumadas". Espetacular, só não resolve a choradeira.
            Sabe a razão do chororô?
             A explicação de tal fenômeno deve-se às células da cebola, uma parte dela é rica em enzimas e a outra em sulfuretos. Ao serem cortadas, essas duas células se rompem e se misturam. Reação que resulta em uma substância chamada ácido sulfénico e é transformada em um gás. A irritação é produzida quando esse gás atinge os olhos.

            Quando o gás entra em contato com a água, uma vez que os olhos estão constantemente úmidos, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico. O organismo se defende do incômodo, produzindo mais lágrimas. Uma dica para evitar a “choradeira” é cortar as cebolas próximo a um ventilador, assim evita-se que os gases atinjam a visão. Nada prático, diga-se de passagem!

          Outras formas de reduzir a irritação são: cortar as cebolas em água corrente; cortá-las dentro de um recipiente cheio de água ou lavá-la em água corrente antes de cortar. Colocar àgua gelada na boca enquanto corta também ajuda.
          Tudo ajuda, mas não resolve.
           No entanto, experimentei cortar as cebolas de óculos de mergulho e deu certo!  Vi num programa de tv outro dia! 
           Ficaram rindo de mim e com razão, eu estava muito engraçada. Nem liguei, o importante foi que não chorei, minhas cebolas ficaram perfeitas!
          Experimenta!  

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Dica do Dia -Giz

Querida Vigis,

                       
PARA MOFO/UMIDADE: Giz! 
 Ele absorve a água. De 15 em 15 dia, você substitui. Ponha em armários, gavetas, etc...

Férias de Julho

Querida Vigis,

          E julhos chegou!
          - Vai viajar?
          - Não?
          - Não importa, criança em casa, friozinho, hum, difícil manter a dieta.
           - Não se desespere prezada Vigis, para tudo há solução.
             
           Já percebeu que no inverno parece que a fome aumenta e  fica muito mais difícil escapar das tentações?

          Isso acontece porque, com a temperatura do ambiente mais fria, o corpo precisa trabalhar um pouco mais para produzir calor e manter a temperatura interna por volta dos 37º C. Assim, se você mora em um lugar frio ou se pretende viajar para curtir a estação no sul ou esquiar nos países vizinhos, a boa notícia: Os meses de inverno não precisam significar a sua perdição. Porque no frio seu corpo pode, naturalmente, usar 10% mais calorias, de acordo com Susan Roberts, pesquisador de nutrição da Universidade de Tufts, em Boston.

     Até mesmo as camadas extras de roupas, incluindo casaco e botas, ajudam a queimar calorias. Por outro lado, fica bem mais difícil resistir aos alimentos chamados de "conforto" como chocolates, carne, batata, macarrão,etc. E o vinho? ai, ai  mas podemos fazer algumas coisinhas para ajudar:

1 - Use roupas na medida:
Pode parecer bobagem, mas opte por roupas com botão na cintura ao invés de elástico."Não há nada como um botão apertado para manter o seu peso no lugar em que ele precisa estar", diz Karen Miller-Kovach, MS, RD, cientista-chefe da Weight Watchers International.

2 - Esportes de inverno

Se pretende esquiar os esportes ajudarão a queimar as calorias. Caso contrário, opte por caminhar, faça trilha, qualquer coisa, mas mexa-se. Vá para a academia, esteira nos dias mais frios, enfim...ajude o frio e queime outras calorias;

3 – Comida

 - Chocolate quente é delicioso, mas não precisa de uma xícara de hora em hora. Dê preferência ao chá. Há muita variedade e cumpre a função de aquecer;

- No self-service ou buffet, sirva seu prato, com porções normais (já sabe as quantidades) daquilo que lhe apeteceu mais e não volte para repetir, sempre encontrará alguma coisinha que quer provar; nem falo de salada, que é mais do que importante, mas não muito apetitosa no frio; No rodízio, coma e procure afastar-se da mesa.Eles não param de repor os pratos e o tal do belisco é o pior inimigo. Faça seu prato, com calma. Coma e não continue a "provar".Distraia-se, vá ao banheiro, procure as crianças mas não continue sentada porque continuará a comer.

- A velha dica, divida o prato ou peça meia porção. Economize no que puder para se dar ao luxo de algumas estravagancias. Você está de férias e o objetivo é voltar lembrando dos bons momentos, descansada para enfrentar a rotina e não absolutamente arrependida por ter comido o que não precisava, com a calça estourando e com medo de enfrentar a balança.