quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Bolo Lava de Chocolate com Calda de Pistache - Receita Pontuada

Querida Vigis,

         Receita do Vigilantes do Peso.

Bolo Lava de Chocolate com Calda de Pistache

  • ProPontos / porção: 7
  • Porções: 12
  • Tempo de preparo: 2h10min
  • Dificuldade: Média

Ingredientes

1 xíc. de pistache sem casca (tostado)
1 xíc. + 3/4 de xíc. de açúcar 
¼ de xíc. de cacau em pó sem açúcar
2 ovos 
5 claras 
60 g de chocolate meio amargo picado (fino)
2 c.c. de fermento em pó
½ c.c. de essência de baunilha
1 xíc. de leite desnatado
1 pitada de sal
1 C.S. de açúcar de confeiteiro para polvilhar (opcional)
 

Modo de Preparo

No processador de alimentos, bata o pistache por 3 minutos, até que se forme um creme espesso. Raspe as laterais para soltar.

Numa panela em banho-maria, coloque a metade do creme de pistache, 1 xíc. de açúcar, o cacau, o ovo e a clara. Mexa com batedor manual. Junte o chocolate picado e cozinhe por         3-4 minutos, mexendo firmemente, até que o chocolate derreta e o açúcar se dissolva. Retire a panela do fogo e acrescente o fermento e a baunilha. Continue batendo até que fique homogêneo. Divida a mistura em 12 forminhas para muffins untadas. Refrigere por 2 horas.

No processador de alimentos, junte o que sobrou do creme de pistache e o restante do açúcar. Pulse 4 ou 5 vezes, ou até misturar bem. Acrescente o leite e o sal e bata até que fique homogêneo. Transfira para uma panela pequena, passando por uma peneira fina. Descarte os sólidos. Leve ao fogo e deixe levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por 4 minutos, ou até engrossar. Transfira a calda de pistache para uma tigela. Cubra e refrigere.

Preaqueça o forno a 230 °C. Coloque as formas numa assadeira e asse por 10 minutos, ou até que os bolos estejam prontos. O centro não vai ficar firme. Deixe esfriar por 5 minutos. Vire cada bolo quente ou morno num prato de sobremesa e regue com a calda de pistache. Enfeite com o açúcar de confeiteiro, se desejar. 
 
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (1 bolo com 1 C.S. da calda): 230 Calorias, 6 g de Proteína, 39 g de Carboidrato, 7 g de Gordura Total, 2 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 31 mg de Colesterol, 64 mg de Sódio, 2 g de Fibra, 46 mg de Cálcio.

quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Frango Assado ao Limão Siciliano com Frutas Secas


Querida Vigis,
 
        Receita pontuada do Vigilantes do Peso:
 
 

Frango Assado ao Limão Siciliano com Frutas Secas

  • ProPontos / porção: 6
  • Porções: 8
  • Tempo de preparo: 1h
  • Dificuldade: Baixa

Ingredientes

3 limões sicilianos inteiros
1 xíc. de frutas secas inteiras (figo, ameixa, damasco, uvas-passas)
8 filés de peito de frango sem pele (130 g cada)
1/2 c.c. de sal
¼ de c.c. de pimenta-do-reino moída
1/4 de xíc. de açúcar mascavo
2 C.S. de vinagre balsâmico
1/3 de xíc. de água

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 200 °C. Unte uma assadeira retangular (22 x 32 cm) com óleo em spray. Reserve.
 
Retire as extremidades de 2 limões e corte-os em fatias finas (aproximadamente 12). Na assadeira, espalhe as fatias de limão e as frutas. Coloque os filés de frango por cima e salpique o sal e a pimenta.
 
Esprema o limão restante até obter 3 C.S. de suco e transfira para uma tigela pequena. Junte o açúcar mascavo, o vinagre e a água. Regue o frango com a mistura e cubra com papel-alumínio, sem apertar.
 
Asse o frango por 35 minutos. Retire o papel-alumínio, asse por mais 15 minutos e regue duas vezes com o molho que se formou na assadeira. Vire na metade do tempo para que os filés dourem por igual. 
 
Com uma escumadeira, transfira o frango, as frutas e o limão para uma travessa. Descarte o excesso de gordura da assadeira passando sobre o molho um guardanapo de papel dobrado. Sirva os filés fatiados com as frutas e o molho do assado por cima. 
 
INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (1 filé de frango com 1 C.S. do molho): 225 Calorias, 28 g de Proteína, 20 g de Carboidrato, 4 g de Gordura Total, 1 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 83 mg de Colesterol, 300 mg de Sódio, 2 g de Fibra, 31 mg de Cálcio.
 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Penne ao molho de Vodka

Querida vigis,

           Receita do Weight Watchers!

           Anote:


Penne ao molho de Vodka



6 Porções de  9 PP cada

INGREDIENTES

1 colher de sopa de manteiga, sem sal
2 cebolas médias, cruas, picadas (cerca de 1/2 xícara)
2 dentes de alho (s),  picados
2 colheres de sopa de salsa, fresca, picada
½ colher de chá de sal marinho, ou outro sal grosso
¼ colher de chá de pimenta, preta, moída na hora
3 colheres de sopa de extrato de tomate, enlatados, com adição de sal
60 ml Vodka
⅛ colher de chá de sal ou a gosto (para cozinhar macarrão)
340 g Pasta, penne, cru
½ xícara (s) Crea
20 folha / folhas de manjericão, fresco, cortado em fitas (chiffonade)
INSTRUÇÕES

Aqueça uma frigideira grande em fogo médio-baixo. Adicione a manteiga, cebolinha e alho, refogue até as cebolas começarem a caramelizar, cerca de ◴ 3 a 5 minutos. Acrescente a salsa, sal e pimenta, mexendo uma ou duas vezes. Adicionar extrato de tomate e misturar para formar uma pasta. Cozinhe por cerca de ◴ cinco minutos, mexa, adicione vodka. Mexa mais um poço e deixe apurar por cerca ◴ mais 5 minutos.
Enquanto isso, leve uma panela média com água e sal para ferver. Cozinhe o macarrão conforme as instruções da embalagem, escorra.
Adicione o creme de molho de tomate, reduza o fogo para baixo e cozinhe por cerca de ◴ 3 minutos. Adicione a massa ao molho e misture para envolver; coloque por cima o  manjericão e tempere a gosto com sal e pimenta. Produz cerca de 1 xícara por porção.