quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Shake Herbalife - Pontuação

Querida Vigis Lucinha,


               Na luta pela perda de peso já experimentei de tudo, inclusive os shakes que acabaram com prazo de validade vencidos e esquecidos no fundo do armário porque enjoava do gosto logo no terceiro dia. 
              Eu (não acho nada louvável) não gosto de leite, iogurte, batidas de frutas, etc, assim é lógico que não vou gostar de shake, mesmo que misturado com água. 
              Manuela, minha filha, antes de ir para academia malhar toma um que é pura proteína, por recomendação do nutricionista esportivo ( eu nunca provei), mas sei que tem muito ponto, uns 4 ProPontos por porção.
             Pesquisei e encontrei alguns artigos interessantes que passam a  idéia de que apesar de saborosos e práticos, não contém a quantidade ideal de vitaminas e sais minerais e tantos outros nutrientes necessários para o organismo. Apresentam índice elevado de proteínas e carboidratos e gordura a menos o que leva a um falso emagrecimento porque, na verdade, ocorre uma perda de massa magra (músculo) e água no lugar da gordura (falo dos shakes para emagrecer) blá, blá, blá.....Não sou nutricionista, médica, pesquisadora, para opinar sobre a composição química dos produtos.
                    Enfim, cada um sabe de si e do que gosta e pode fazer. 
                  Euzinha, pelas razões que já expliquei e porque acho muito pontudo, se misturado com leite, prefiro comer outras coisas.
                  Para quem gosta, com base nos Sheikes da minha filha Vivian, passo a pontuação:

Doce de Leite = 26 g = 2 1/2 cs = 2 PP
Frutas Tropicais = 26g = 2 cs = 2 PP
Piña Colada = 26 g = 2 1/2 cs = 3 PP  
                         Não esquecer de somar os PP do leite ou do suco na hora do preparo.
                  

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Medo da Balança? Nada disso, ela é nossa aliada!

Querida Vigis,


       Luciana disse que sente pânico da balança! Que sempre foi assim e agora, no dia das reuniões do Vigilantes, entra em sofrimento!
       Sei que ela não está sozinha, muita gente sente a mesma coisa e evita passar perto da danada. Subir? Nem pensar!
     Se a alguém interessar, não tenho pânico da balança, mas dou uns perdidos nela de vez em quando, porque sei que vai aparecer o que não quero ver. A gente sabe, bem no fundo, a gente sabe que pisou na jaca, só não quer admitir!
    - Não sei o que acontece comigo? Fiz tudo certinho e não emagreci? Como pode? Vou desistir! (doida para arrumar uma desculpa e botar a culpa nos outros. Não estou falando de você Luciana)
     Já ouviu algo parecido? Pois é, eu também!
     Acho que o primeiro grande erro de quem engorda é evitar a balança. A tal história de que o quê os olhos não vêem o coração não sente. Vai  nessa para ver onde vai parar! Os olhos podem não ver, mas seu corpo grita!
    Claro que as vezes fazemos tudo certinho e os ponteiros não se mexem. Como já falei, temos nossas variações hormonais, retenção de líquidos, etc e tal que mostram números não condizentes com  a realidade. Mas você sabe que é isso, olhando para seu corpo dá para perceber que não é "gordura", mas sim inchaço! Eu chegava a aumentar 1,5 quilo no período menstrual. Isso é uma coisa, outra é estar 14 quilos mais gorda em todos os períodos do mês e mais 1,5 no menstrual.
      Não evite a balança! Ela é sua aliada! Vai lhe ajudar a programar suas ações, a intensificar as atividades físicas, quando necessário. O prejuízo será muito menor, com certeza absoluta.
         Por outro lado, lembre da vontade de beijá-la no dia que os ponteiros mostram 1 ou 2 quilos a menos! Que alegria!
            Assim Luciana, reflita e reveja seus conceitos.
             Dona balança lhe dará muitas alegrias! 
           
31/1/13

       

   
    
       

Raspadinha de Morango com Limão - Receita Pontuada

Raspadinha de Morango com Limão

  • ProPontos / porção: 2
  • Porções: 8
  • Tempo de preparo: 10
  • Dificuldade: Baixa

Ingredientes

½ xíc. de açúcar
½ xíc. de água
? 6 xíc. de morangos
2 C.S. de suco de limão
1 c.c. de raspas de limão

Modo de Preparo

Numa panela pequena, ferva o açúcar com a água, mexendo constantemente, até que o açúcar dissolva. Deixe que a calda formada esfrie.

Num processador de alimentos, processe o morango com o suco de limão, até obter um purê. Se necessário, adicione água aos poucos.

Transfira para uma travessa ou pote plástico, cubra e leve ao freezer por cerca de 6 horas, misturando com um garfo a cada 30 minutos, até que esteja congelado.

Distribua entre 8 taças de sobremesa e enfeite com raspas de limão.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS (1 taça da raspadinha): 60 Calorias, 1 g de Proteína, 15 g de carboidratos, 0 g de Gorduras Totais, 0 g de Gorduras Saturadas, 0 g de Gorduras Trans, 0 mg de Colesterol, 1 mg de Sódio, 2 g de Fibra, 18 mg de Cálcio.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Macarrão ao Creme de Queijo e Alho - Receita Pontuada

Macarrão ao Creme de Queijo e Alho

  • ProPontos / porção: 4
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 30
  • Dificuldade: Baixa

Ingredientes

8 dentes de alho descascados
2 xíc. de floretes de couve-flor pequenos
1 xíc. de floretes de brócolis pequenos
2 xíc. de massa tipo penne ou tortinho
2 xíc. de leite desnatado
1 C.S. + 1 c.c. de farinha de trigo
sal e pimenta-do-reino a gosto
3/4 de xíc. de queijo prato light ralado
¼ de xíc. de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Numa panela grande antiaderente, cozinhe o alho por 3 minutos em água fervente, até amaciar. Com uma escumadeira, transfira o alho para uma tábua e reserve a água do cozimento. Amasse o alho e reserve.

Na mesma panela com a água do alho, cozinhe a couve-flor e os brócolis por 3 minutos, até amaciarem levemente. Transfira as hortaliças com uma escumadeira para um recipiente. Reserve a água e cozinhe a massa de acordo com as instruções do fabricante.

Numa caçarola grande e antiaderente, misture o leite e a farinha com um batedor manual, até a farinha dissolver completamente. Tempere com o sal e a pimenta. Cozinhe em fogo médio por 5 minutos e mexa constantemente, até a mistura borbulhar e engrossar. Junte o alho e misture bem.

Espalhe o creme sobre a massa com as hortaliças e salpique os queijos. Asse por 10-12 minutos em forno preaquecido a 180 °C, até que os queijos derretam e a superfície doure. Sirva em seguida.

Informações Nutricionais (1 xíc. do macarrão): 147 Calorias, 9 g de Proteína, 21 g de Carboidratos, 3 g de Gorduras Totais, 2 g de Gorduras Saturadas, 0 g de Gorduras Trans, 10 mg de Colesterol, 142 mg de Sódio, 1 g de Fibra, 205 mg de Cálcio.