sexta-feira, 11 de abril de 2014

Brigadeiro Light do Vigilantes - Receita pontuada

Querida Vigis,


                Como diria a Palmirinha:  Amiguinha, olha que delícia!

Brigadeiro Light


  • ProPontos / porção: 2
  • Porções: 24
  • Tempo de preparo: 30
  • Dificuldade: Baixa

Ingredientes

1 xíc. de leite condensado desnatado
1/2 xíc. de leite desnatado
1/2 xíc. de leite desnatado em pó
1 C.S. de margarina light sem sal
4 C.S. de cacau em pó
60 g de chocolate meio amargo picado
4 C.S. de chocolate granulado

Modo de Preparo

Junte, numa panela, o leite condensado e os 4 ingredientes seguintes. Misture bem e leve ao fogo baixo. Cozinhe, enquanto mexe, por 5 minutos. Acrescente o chocolate picado. Continue mexendo por mais 5 minutos, até que o chocolate derreta e a mistura comece a se desprender do fundo da panela.

Retire do fogo. Transfira para um prato raso e aguarde esfriar um pouco. Com uma colher de chá e com as mãos untadas, modele 24 brigadeiros e passe-os no chocolate granulado.

Arrume-os numa bandeja de festa. Cubra e deixe na temperatura ambiente por 1-2 horas antes de servir, ou na geladeira por 30 minutos.

Informações Nutricionais (1 brigadeiro): 75 Calorias, 2,4 g de Proteína, 11 g de Carboidratos, 2,8 g de Gorduras Totais, 1,5 g de Gorduras Saturadas, 0 g de Gorduras Trans, 5,2 mg de Colesterol, 38 mg de Sódio, 0,5 g de Fibra, 75 mg de Cálcio.
 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Salada Tabule com Pepino, Maçã e Nozes - Receita Pontuada

Querida Vigis,


Salada Tabule com Pepino, Maçã e Nozes

  • ProPontos / porção: 7
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 25
  • Dificuldade: Baixa

Ingredientes

2 c.c. de óleo vegetal
1 cebola-roxa picada em pedaços finos
1 xíc. de trigo para tabule (triguilho)
1 dente de alho amassado
1 maçã-verde sem miolo cortada em cubos
½ c.c. de sal
¼ de xíc. de nozes torradas e picadas
¼ de xíc. de salsa fresca picada em pedaços finos
1 c.c. de tomilho fresco picado em pedaços finos ou 1/4 de c.c. de tomilho seco
¼ de c.c. de pimenta-do-reino moída
1 xíc. de pepino cortado em cubos

Modo de Preparo

Numa panela média, aqueça o óleo. Acrescente a cebola e cozinhe por 5 minutos, enquanto mexe até amolecer. Adicione o trigo e o alho e cozinhe por 1 minuto, mexendo. Acrescente a maçã, o sal e 1 ¾ xíc. de água. Aguarde levantar fervura. Reduza o fogo ao mínimo. Cozinhe por 15-20 minutos, até que o trigo esteja macio e tenha absorvido todo o líquido. Retire do fogo. Acrescente as nozes, a salsa, o tomilho e a pimenta. Antes de servir, acrescente o pepino.

Informações Nutricionais (3/4 de xíc. da salada): 229 Calorias, 6 g de Proteína, 38 g de Carboidrato, 7 g de Gordura Total, 1 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 0 mg de Colesterol, 300 mg de Sódio, 8,6 g de Fibra, 37 mg de Cálcio.


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Comer fora! Tema da reunão do Vigilantes

Querida Vigis,

                   O tema da reunião do dia 4/4/14, foi Comer Fora. 
                    Já conversamos sobre isso e o quanto é difícil contar os ProPontos dos alimentos preparados fora de casa. Leia mais em Comer Fora -prós e contras.
                      Mesmo os grelhados não são preparados na inocente grelha. Basta olhar, são rios de óleo jogados para não grudar a carne!
                       A verdade é que não sabemos quais as quantidades de ingredientes são adicionadas no preparo, simples assim! Um molho de tomate preparado em casa pode ser Zero e na Cantina Italiana preferida? Não sei! Perguntar também não resolverá muito!
                      Solução?
                       Faça escolhas inteligentes! Prepare-se para o evento! Se puder veja o cardápio do restaurante na internet e analise! Dispense o couvert! Ah, vai no restaurante que ama o couvert? Maravilha, fique só nele! Como assim? Isso mesmo, coma só o couvert, por que não? Ama o petit gateou ? Reserve 7 PP (petit) + 3 PP+  (1 bola de sorvete) + 1 PP (1cs calda de chocolate pronta) = 11 PP da cota extra semanal. É muito? Faça a escolha que mais lhe dará prazer. Tire o sorvete, quem sabe é uma idéia para tomar mais um cálice de vinho? 
                     Viu só ? Nada é impossível, tudo é uma questão de matemática!