sexta-feira, 20 de março de 2015

Guia de Bolso ProPontos

Querida Vigis,


              Disponibilizo um Guia de Bolso preparado pela Marcilene, colaboradora do Blog!

              GUIA DE BOLSO PROPONTOS!

               A tabela sofreu alguns ajustes, mas dá para seguir!

quarta-feira, 18 de março de 2015

Começar sem Reunião! - Como faço?

Querida Vigis,


                Sei que nem todas podem comparecer às reuniões do Vigilantes do Peso e fica complicado começar o Programa sem orientação.
                Primeiro, você precisa se programar, já esperou tanto tempo que um dia a mais não fará diferença e será muito importante para alcançar o objetivo!
                                
                 Pensei em algumas coisas que podem ajudar.
                  De posse da cota diária de ProPontos, que posso calcular para você:

             1 - Faça uma lista dos alimentos que normalmente come no dia. Inclua tudo, doces, sucos, etc;
              2 -Veja no GUIA DE PROPONTOS quanto equivale o alimento e a quantidade daquilo que faz parte da sua rotina; 
               3 - Compre os alimentos que precisar. Ricota é algo importante, serve de base para vários pratos, pode substituir a manteiga e o queijo;            
              3 - De posse de todas essas informações, monte seu cardápio diário respeitando as porções que são recomendadas.  Se preciso, aumente a cota diária utilizando  os ProPontos Extras (que podem ser consumidos em um único dia ou divididos ao longo da semana.), por exemplo se quiser comer mais do que uma porção de arroz;
              4 - Se ficar com fome, coma frutas frescas que não são pontuadas!
              5 - Respeite as porções e anote tudo o que comer para poder analisar o resultado no final da semana.
        
      Boa sorte!    

terça-feira, 17 de março de 2015

Angiomiolipoma Epitelióide - Vou contar tudo!


Querida Vigis,

                                Quero  contar a razão de haver ficado tanto tempo sem escrever!
                              Houve o casamento da minha filha, é verdade. Foram muitos meses de preparação, nem preciso falar!
                                Há mais, só que penso que aqui não é lugar para eu ficar falando dos meus problemas pessoais, é o espaço onde procuro ajudar quem está precisando de força para começar ou continuar a perder peso, a superar suas dificuldades!
                                  No entanto, olhando por outro ângulo, vejo que posso ajudar as pessoas que  estão passando por algo parecido, no meu caso, problema com tão poucas informações! 
                                      Em abril de 2014, ao realizar exames médicos de rotina, fui diagnosticada com um angiomiolipoma epitelióide no pulmão direito, tumor maligno e raro! Nem o Dr. Google tem muito a dizer! Atenção, não vá entrar em desespero, angiomiolipoma é um tumor benigno, bem comum nos rins,  o epitelióide é que não! 
                                      Comecei o tratamento com o uso de um remédio chamado Afinitor, em comprimido, que uso em casa mesmo. Veja só como a medicina evoluiu! Não sofro dos efeitos colaterais da quimioterapia convencional, como queda de cabelo, enjôos, etc
                                   Nos 2 primeiros meses houve redução do tumor, no entanto, de lá para cá nada mudou! Segundo meu médico, isso é bom. Bom porque não aumentou e não apareceram outros, hipótese que sequer considerei, mas que existe!
                                 Mas o uso do Afinitor também causa efeitos colaterias: aftas, inchaço nas mãos e pés, dor nas articulações, infecções oportunista devido a baixa imunidade, descolamento das unhas e o pior de todos, PNEUNONITE, que é inflamação dos pulmões! Essa acaba comigo porque provoca tosse e dificuldade para respirar, o que implica num cansaço maior. Não que eu fique sem ar, mas sabe assim com a respiração curta? E aí entra o corticóide! Resultado? Retenção de liquido e aumento de peso! Ai ai...
                               Não sei ao certo, mas talvez a próxima etapa seja cirurgia mesmo! Um dia de cada vez! 
                               Enfim, resolvi voltar ao blog, ao trabalho e isso está me fazendo muito bem! Adoro o que faço e a convivência com meus colegas é excelente! Respeito os limites que meu corpo impõe, evito contato com muita gente, uso máscara (qdo minha vaidade permite) e estou me sentindo útil novamente!
                 Recebo todo o apoio e cuidado de minha família! Meus filhos estão sempre me lembrando que precisam de mim, da minha força e acreditam que tudo dará certo! Meus pais me dão  segurança e  amor, maravilhoso saber que conto com a presença deles ao meu lado! Minha irmã que não se descuida de nada, está sempre atenta a tudo, braço forte que nos ampara e transforma o limão em limonada, referência nos momentos em que me perco de mim mesma!
                 Maurício, meu companheiro, segura as piores barras, minhas e dos meus filhos, escuta as lamúrias, me deixa chorar e, com o maior amor do mundo,  coloca os pingos nos "is"! Não dá moleza, não me deixa afundar nas lamentações e mostra que as coisas não são bem assim, coloca em perspectiva...sabe aquelas horas em que parece que tudo está perdido? Para ele isso não existe! Tenho uma família otimista, com garra e de fé!
                  Recebo o carinho e apoio dos amigos...
                  Sou uma pessoa de sorte por ter em minha vida tantas pessoas especiais!
             Quanto a mim, como em outros tantos momentos, afundo e volto fortalecida, pronta para seguir em frente! Com tanta gente torcendo por mim, não posso decepcioná-los!
                 Agradeço a Deus todos os dias por isso não ter acontecido com meus filhos, o pior pesadelo que uma mãe pode passar, e sigo em frente, com confiança de que estou fazendo o melhor tratamento possível, remédio e médico de ponta! Olha que sortuda, nem todos podem fazer isso! 
                   É difícil, incerto e de prazo indeterminado, mas a vida é assim para todos, doentes ou não! 
            Não me considero uma pessoa doente, minhas condições físicas e psicológicas estão preservadas e ao me olhar no espelho, nem acredito que é comigo toda essa história! Não, não faço de conta que nada está acontecendo! Presto muita atenção e procuro me cuidar, sei que posso precisar de  energia e não a desperdiço! Tomo a medicação religiosamente, faço os exames necessários, falo com meus médicos quando algo sai da rotina, enfim, cuido de mim! Não é possível transferir para os outros a responsabilidade pelo  meu bem-estar!
                   Momentos complicados, dor ? Sim, alguns e algumas, mas nada que seja maior do que eu! 
                 Acredito na medicina!
            Acredito em Deus, em Jesus, em anjos e na força da oração, me agarro com fé na luz que recebo, todos os dias,  de pessoas que as vezes nem conheço, de amigos de amigos,  que rezam  e mandam energias positivas!
               Acredito em mim, na minha força interior, na minha disposição e alegria! Tudo é verdade, sou sincera! Aceitos desafios, as vezes reluto, desafios também cansam não é mesmo? Mas quando eles  ficam parados na minha frente, me encarando,  não aguento, olho no buraco do olho, bato no peito e parto para o ataque! Sou boa de briga e não gosto de perder nenhuma batalha! Ninguém aqui em casa gosta!
                 Assim, juntamos nossas tropas, armamos as estratégias ...  e ATACAR........
                     Vamos vencer essa guerra!
           
     
           
          
              
                 
     

segunda-feira, 16 de março de 2015

ProPontos Ativos - Mexa-se

Querida Vigis,

             O que são ProPontos Ativos mesmo?
              ProPontos Ativos são aqueles pontos que você gera ao praticar atividade física!
              
              E como sei a quantidade que gerei com a prática do exercío?
              Você os gera com base no peso atual, na duração e na intensidade! Há uma tabela no material do Vigilantes!
         
               Na minha opinião,  os ProPontos Ativos devem ser gerados para ajudar a perder peso mais rapidamente e, apenas  em situações excepcionais, quando a cota de ProPontos Extras não foi suficiente para atender as situações inesperadas, é que se deve "comê-los!
           
               A prática de atividade física deve ser uma constante para o bem-estar geral. Deve ser incorporada à rotina, com certeza! 
                Mas para quem está acima do peso, não vamos nos enganar, O PRIMEIRO OBJETIVO é  EMAGRECER!
                Assim, querida Vigis, recomendo que faça algo para movimentar o corpicho! Qualquer coisa, sem se preocupar em gerar mais ProPontos para "comer", mas com o firme objetivo de perder peso mais rápido!