terça-feira, 14 de julho de 2015

Grão-de-Bico Picante Assado - receita pontuada

Querida Vigis,

              Gosto de postar receitas, já deu para perceber!
              Não, não faço todas que posto, mas posto todas que acho que podem ser boas e que são fáceis de fazer!
              Se for postar só as que já testei, na verdade ficaria muito restrito. Claro, não gostamos todas das mesmas coisas e que bom que é assim!
             Tenho uma amiga que vende jóias e sempre que vejo as peças da nova coleção,  aponto a que acho horrorosa! E depois ela me conta que foi a primeira a ser vendida! Como já dizia minha avó, gosto não se discute! Ainda bem!
           Sim, volto as receitas.... Já entendeu....

           Assim, para você que gosta de Grão-de-Bico, ( alimento pleno),  e pimenta, anote a receita:

Grão-de-Bico Picante Assado
  • 4 Porções
  • 55 Minutos
  • 4 ProPonto
Ingredientes
  • 1 jato de óleo em spray
  • ∆ 2 xíc. de grão-de-bico cozido al dente
  • ¼ de c.c. de alho em pó
  • 2 pitadas de pimenta calabresa em flocos
Grão-de-Bico Picante Assado
Modo de preparo
Preaqueça o forno a 180 °C. Unte uma assadeira com óleo em spray.
Espalhe o grão-de-bico na assadeira, salpique com o alho em pó e a pimenta e misture para pegar o tempero.
Asse na parte de baixo do forno por 45-50 minutos, sacudindo a assadeira a cada 15 minutos, até que os grãos-de-bico estejam dourados e levemente crocantes. Deixe esfriar antes de servir. Rende ½ xíc. por porção.
           
  

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Ainda dá tempo prá tudo - Martha Medeiros

Querida Vigis,


               Martha Medeiros é escritora,  minha conterrânea de Porto Alegre e seus textos são conhecidos, lidos e relidos....
                Uma amiga compartilhou no Facebook e achei bem pertinente para o blog!
                A mudança começa em você...dê o primeiro passo...

AINDA DÁ TEMPO PRA TUDO
(Martha Medeiros)
O que dizer de Sete Vidas, que acabou de terminar e já deixa saudades? Lícia Manzo, essa autora espetacular que deveria escrever três novelas por ano, em vez de uma a cada três anos, nos ofertou um texto impecável do começo ao fim, mas vou me restringir a uma única frase, uma frase banal que ela colocou na boca de um personagem no capítulo de ontem: “ainda dá tempo pra tudo, basta a gente querer”. Se eu dissesse que foi Aristóteles, Nietzche, Sêneca que disse isso, você acreditaria? Acreditaria. Mas foi Lícia Manzo, em seu ofício mundano.
Ainda dá tempo pra tudo.
Pode o céu estar fechado neste instante, mas uma hora abre, não falha. Pouco importa sua idade: você está vivo. Então ainda dá tempo para você reatar, dá tempo para você terminar uma relação ruim e começar outra, dá tempo de pedir perdão ou de colocar uma pedra sobre o assunto que incomoda, dá tempo de ter um relacionamento mais leve e prazeroso, e indo além das questões amorosas: dá tempo de conhecer a Ásia, de escrever suas memórias, de mergulhar no mar à noite, de aprender a cozinhar, de falar italiano, de fazer diferença, de começar uma coleção. Se me permite uma sugestão: colecione inúmeras ”primeiras vezes”. Todas as primeiras vezes que você tem evitado porque não simpatiza com mudanças.
Aqui entra a segunda parte da frase: basta a gente querer.
É a parte mais difícil: querer. Porque querer dá trabalho. Querer convoca à ação. Te arranca debaixo das cobertas. Querer pressupõe suor, planejamento, esforço, risco. O querer te cobra, te aponta o dedo, e aí, criatura? Quis tanto e não batalhou? Querer te chama para o combate. E lá vai você.
Queira. Não se contente com o que já tem. Ou com o que nunca teve. Queira mais, queira melhor, queira o impossível, queira sem garantia de ser bem sucedido, simplesmente queira tanto, mas tanto, a ponto de emitir sinais – alguém há de captá-los.
Recado para os cansados: ainda dá tempo. Para os desiludidos: ainda dá tempo. Para os frustrados: ainda dá tempo. Para os desistentes: tente um pouco mais. Você respira? Então ainda dá.