sexta-feira, 31 de julho de 2015

Tempo de Metas!

Querida Vigis,


                  A Presidenta Dilma, ao tentar explicar o Pronatec Aprendiz, uma das principais bandeiras de seu governo disse: "Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta!"

            O que isso significa? 
                 E a confusão começou!
                 Não coloca meta, mas quando atingir a meta a intenção é de dobrá-la?
              Questões política e de linguística a parte, fiquei pensando em como as metas são importantes e necessárias! O plano econômico do governo fixou metas a serem cumpridas e, recentemente, precisou flexibilizá-las! 
                 É isso o que acontece com quem inicia um novo plano de emagrecimento sem planejamento, sem foco, atirando desesperadamente para todos os lados! 
                 Acham que estou exagerando?
                 Não mesmo, no mundo tudo é matemática e aqui não é diferente!
                 Vejam se concordam comigo:

1 - A pessoa precisa perder peso; As roupas não servem mais e uma intervenção se faz necessária;
2 - Fixa uma META de quantos quilos quer perder que  com certeza será bem mais do que necessita;
 ( está 5 quilos acima do peso e logo estabelece que precisa perder 10 quilos. Que ficará ótima, com o peso de solteira, de antes do casamento! Está animada e decidida)
3 - Escolhe um programa para seguir, de preferência o que fizer o milagre mais rapidamente e com a maior quantidade de comida;
4 - Elege uma atividade física para ajudar e

DESISTE NO SEGUNDO DIA

                       Por que? Porque fixou metas muito difíceis de serem alcançadas!
                      - Flaigella você é muito pessimista, credo! Venho buscar ajuda e você acaba comigo?
                       - Não, na verdade precisamos ser realistas! Se está precisando emagrecer, certamente não chegou no topo da balança de um dia para outro, pode acreditar, perder  pode ser muito mais rápido do que ganhar. Assim, não queira perder, de largada, 10 quilos em uma semana. Exemplo, a pessoa  engorda 1 quilo por mês? Pode perder 4 quilos de uma forma saudável no mesmo período, basta não se sabotar!
                         - Voltando a frase das metas, não concordo com a primeira parte. Precisa colocar uma meta, não deixá-la em aberto. Mas a meta fixada precisa ser realista para não abandonar tudo no segundo dia! Estabelece 500 gramas por semana. Parece pouco? Talvez seja, mas é uma meta factível e no final do mês terá perdido 2 quilos. Conseguiu ? Perdeu mais do que 500 gramas? Pronto, não se frustrou e viu que consegue,  sente confiança, não passou fome e pode dobrar a meta! De alma nova, com a alto estima fortalecida pelo emagrecimento e pela superação de não desistir, no próximo mês  se programe para perder mais! 

                          Assim, digo que você deve  FIXAR UMA META FACTÍVEL. NÃO DEIXAR EM ABERTO E, QUANDO ATINGIR A META,  DOBRE A META! (faltou aula de português, socorro)
                         
                       -