segunda-feira, 6 de abril de 2015

Paillard de Frango com Espaguete de Pupunhas - Cozinha Prática - Rita Lobo




Querida Vigis,


         Rita Lobo dá boas dicas no programa Cozinha Prática!

         Gostei dessa receita porque dá uma carinha boa para o filé de frango e apresenta um bom acompanhamento que é a pupunha!

          Anote



Paillard de frango com espaguete de pupunha


Cozinha Prtica - 4 Temporada - Ep. 4 - Frango - Paillard de frango (Foto: Editora Panelinha/Gilberto Jr.)Tempo de preparo: 20 minutos para fazer o paillard + 10 minutos para o pupunha
Rendimento: serve 1 pessoa
Nível de dificuldade: fácil


Para fazer o paillard:
Ingredientes:
3 sassamis de frango (filezinho do peito de frango)
1 e ½ colher (sopa) de azeite
Sal e pimenta-do-reino moída na hora (a gosto)

Modo de preparo:
Faça um paillard por vez: cubra a tábua com um pedaço de filme (ou um saquinho) e posicione o sassami sobre ela. Corte mais um pedaço de filme e coloque sobre o frango. Com a parte mais gordinha da palma da mão (ou com um batedor de carnes), bata e, ao mesmo tempo, empurre a carne do centro para as laterais. O objetivo é deixar o filé bem fininho. Mas tenha cuidado: se afinar demais, a carne pode romper. Repita com os outros sassamis.

Reserve os paillards numa travessa. Comece o preparo do espaguete de pupunha.

Como preparar o espaguete de pupunha:
Ingredientes:
125g de palmito pupunha cru desfiado
1 colher (sopa) de sal
2 colheres (sopa) de manteiga
5 folhas de sálvia
¼ de xícara (chá) da água de cozimento do pupunha

Leve uma panela com um litro de água para ferver. Adicione o sal, mergulhe o palmito e deixe cozinhar por apenas 30 segundos.

Retire com uma escumadeira e deixe escorrer sobre uma peneira – não jogue a água do cozimento fora porque ela vai ser usada numa próxima etapa.

Aqueça uma frigideira em fogo médio e regue com ½ colher (sopa) de azeite. Coloque um paillard e deixe cozinhar por dois minutos, até que ele doure e solte da frigideira. Tempere apenas um dos lados com sal e pimenta-do-reino a gosto – por ser um corte fino, o frango pode ficar salgado se os dois lados forem temperados. Com uma pinça vire para que doure por igual.

Transfira o paillard pronto para uma travessa e cubra com outro prato para não esfriar. Repita com os outros, sempre regando a frigideira com azeite (se ela for grande faça dois filezinhos por vez).

Na mesma frigideira, coloque a manteiga e leve para aquecer em fogo médio. Deixe derreter por dois minutos, até começar a dourar. Desligue o fogo, junte as folhas de sálvia e mexa apenas para perfumar. Adicione o palmito e misture.

Acenda o fogo novamente, junte ¼ de xícara (chá) da água do cozimento e mexa bem, raspando todo o queimadinho do fundo da frigideira para deixar o espaguete ainda mais saboroso. Deixe cozinhar dois minutos, apenas para aquecer.

Desligue o fogo, tempere a gosto com sal e pimenta-do-reino moída na hora. Transfira para um prato e regue com o molho da frigideira. Sirva a seguir com os paillards.

OBS: Para congelar: distribua os paillards numa assadeira. Congele o frango descoberto, por cerca de duas horas, para evitar a formação de cristais de gelo. Retire da assadeira e transfira para sacos plásticos com fechamento hermético. Escreva a data com uma caneta permanente e leve de volta ao congelador. Para preparar: retire o paillard diretamente do freezer para a frigideira aquecida com azeite. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.