quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Qual o peso ideal?

Querida Vigis,
 Quantos quilos você sonha em pesar? Tenho certeza que é muito menos do que seria seu peso ideal, de acordo com a tabela que leva em conta peso/altura/idade! Assim, pegue seu sonho e encaixe na tabela abaixo! Não exagere porque não é o objetivo ficar magra e toda despencada! Cuidado! Não queremos o efeito Xangrilá, como minha irmã e eu chamamos! O que é isso? Lembra do filme Horizonte Perdido? Se você corre o risco de ficar despencada, com certeza, sabe do que estou falando! Então, Olivia Hussey, a linda Julieta de "Romeu e Julieta" lembra? O Romeu arrancava suspiros e levou milhares de adolescentes a enfrentar horas na fila! Valeu a pena, aiai! Bem, voltando ao filme em questão, Horizonte Perdido, a "Olivia", parte de Xangrilá para acompanhar o grupo que abandona o paraíso no meio da neve e o que acontece? Ela sai linda e, no meio do caminho, volta a aparentar a real idade,  80 anos ( em Xangrilá o tempo praticamente pára). Como nosso objetivo não é que as pessoas ao te olharem de costas pensem que você tem 30 anos e ao se virar levem um susto, não exagere, MESMO !!! Por que você irá emagrecer, com certeza! Pode acreditar!
  A idade não é levada em conta na tabela que vou postar! Veja, se a sua altura está entre 153-155 cm, por exemplo, seu peso pode variar entre 47 e 60 quilos. Não há nenhuma referência a idade! Assim,  mocinhas devem pesar 47, mulheres de meia idade 55 e as mais velhinhas 60?   É uma opção!    
Faixas de peso

Intervalos de peso para os adultos (em quilos)
Altura (cm) Peso Saúdavel (entre)
148-150 cm 44-56 kg
151-152 cm 46-58 kg
153-155 cm 47-60 kg
156-157 cm 49-61 kg
158-160 cm 50-64 kg
161-163 cm 52-66 kg
164-165 cm 54-68 kg
166-168 cm 55-70 kg
169-170 cm 57-72 kg
171-173 cm 58-75 kg
174-175 cm 61-76 kg
176-178 cm 62-79 kg
179-180 cm 64-81 kg
181-183 cm 66-83 kg
184-185 cm 68-85 kg
186-188 cm 69-88 kg
189-190 cm 71-90 kg
191-193 cm 73-93 kg
194-196 cm 75-96 kg
197-200 cm 78-100 kg
A tabela de pesos é utilizada para informar as faixas com menor risco de desenvolvimento de doenças relacionadas ao peso. O Vigilantes do Peso utiliza faixas baseadas no Índice de Massa Corporal (IMC). (Copiado do site dos Vigilantes do Peso)


44 comentários :

  1. Em primeiro lugar adorei o seu site e desde já agradeço pela sua generosidade.Meu nome é IONE
    ESPINDOLA , peso atualmente 72 quilos, tendo 49 anso

    ResponderExcluir
  2. Oi Flavia, Tenho 1,71 cm e 31 anos.sexo feminino.qtos pontos devo fazer?obrigada, Vivian.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivian,

      Preciso saber teu peso atual para poder fazer o cálculo.
      Abraço

      Excluir
  3. Oi, Flávia,meu nome é Mara , e que gente boa você é! Calcula para todo mundo que não consegue e ainda dá dicas certissimas para todos! Eu e meu filho estamos penando atrás de uma dieta em que ele possa comer bem, e essa foi a mais atraente que achei. Estamos tentando a dieta pro pontos, e por favor, poderia nos ajudar?
    Meu nome é Mara
    89,00 k
    45 anos
    1,59

    O dele é Lucas
    18 anos
    114,00
    1,70

    Se você puder nos ajudar muito obrigada MESMO.
    Deus te abençoe sempre.
    Beijo
    Mara e Lucas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mara,
      Obrigada pelas palavras tão gentis! Fico feliz em poder ajudar, mesmo que de longe.
      Tua cota é de 26 ProPontos diários + 49 ProPontos Extras semanais, não acumuláveis.
      A do Lucas é de 55 ProPontos diários + 49 ProPontos Extras semanais, não acumuláveis.
      Vocês já estão seguindo o programa? Cuidado para não confundir as tabelas do programa antigo com a do novo.
      Abraço e boa sorte.

      Excluir
  4. Bom dia, Flávia é a Mara de novo ( e Lucas)

    Obrigada por responder tão rápido!
    Só estou com uma pequena dúvida:
    A tabela a que você se refere, ( e que calculou os pontos para nós) é aquela em que as frutas não valem pontos, desde que seja consumida apenas uma unidade de cada vez (máximo 5 ao dia), certo?
    Por favor, me tire esta dúvida quando puder, que já começamos hoje. O Lucas ficou feliz da vida com sua quantidade de propontos, rs,rs,rs.
    Muito, muito obrigada mesmo

    Mara e Lú.

    ResponderExcluir
  5. Flavia !!! Socorro!!! Estou mega chateada.... Ontem fui pra reunião dos vigilantes toda feliz porque estava muito proxima do meu peso ideal segundo a tabela do Vigilantes (tenho 1.62 e pela tabela meu peso ideal seria ate 66 kg) embora eu ja estivesse muito feliz com 67 kg. Mas lá fui eu em busca do "peso ideal"..... e o melhor.... se eu entrasse em manutençao ontem terminaria as 06 semanas de manutencao antes do Natal, seria o meu presente, um boletim verde de socia vitalicia....SERIA......Cheguei na reuniao, subi toda feliz na balança e fiquei mais feliz ainda quando vi a pesagem: 65,7. E ai começou minha tristeza..... quando disse a orientadora que enfim tinha entrado na tao sonhada manutencao ela foi conferiu meu peso, conferiu a tabelar dise que eu NAO poderia entrar em manutencao porque eu devria estar com UM QUILO a menos do que consta na tabela... Nao preciso nem dizer que sai de la chorando ne!! Entao.... o que vc sabe sob isso?? Bjs e obrigada de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida,
      Mas porque ela falou isso? Na tabela para a tua altura consta o peso saudável entre 52 e 66 ! Do que ela está falando!!!! A meta, pelo menos no meu caso, foi estabelecida por mim, dentro da faixa de peso saudável!
      Quero saber a explicação dela, deveria estar com um quilo a menos porque? Onde está escrito?
      Vamos preparar uma defesa para a próxima reunião, com embasamento jurídico e tudo! Os argumentos dela precisam ser fortes para convercer.
      Ela falou algo sobre o percentual do peso incial, no caso do programa novo!
      Estou bege!

      Excluir
  6. Pois é Flávia.... Fiquei arrasada, não me convenceram. No final ela disse que seguia ordens e eu desisti de argumentar. Amanha tenho pesagem de novo, vamos lá né.... ja fui até aqui, não posso desistir. Mas que foi um balde de agua fria, isso foi.... Bjs, senti sua falta semana passada... Oh mulher que viaja...rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simônia,

      Nem me fale, também ando cansada destas viagens. Me conte como foi, mas é difícil argumentar com elas, impressionante. Parece que decoram uma fala e não podem mudar...
      Fiquei sentida por não ter podido te dar uma forcinha antes :(.
      beijo

      Excluir
  7. Flávia.....cheguei agora da reunião, entrei na tão sonhada manutenção. Segundo a pesagem de hoje estou com 65,100 kg. Tudo bem que acho que a orientadora me favoreceu um pouco depois do "piti" que dei semana passada, mas bola pra frente né. Acho que vai dar pra virar vitalicia antes do Natal, pois tenho que manter o peso por 06 semanas, não é isso?? Me mandaram aumentar meus pontos pra 36 (mais 06), mas não to querendo mexer em time que está ganhando não...vou esperar esta semana e ver o resultado. E vc, como foi esta fase?? E depois?? Eles te mandam pra casa e vc só volta na reunião quando chega o tão sonhado boletim verde???? Bjs!!! Obrigada de novo!!! Simônia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Yes!!!!!!!!!!!
      Parabéns!!!!! Que alegria!!!! Estou vibrando!!!! Nem acredito que chegou também!!!!!! Aiai....orgulho de ti querida Simônia!
      É assim mesmo, dá um medo daqueles de comer. Eu continuei indo as reuniões e me pesando toda semana, normalmente. Só depois de terminar o período da manutenção e receber a chave de vitalícia me senti mais segura para parar de ir e, na verdade, só parei depois que viajei e passei um período fora.
      Por mim, não teria parado nunca, mas começei com outras atividades e sem a obrigação, aos poucos, deixei de ir toda semana. Mas depois, é para ir um vez ao mês e manter o peso dentro da meta, acho que com variação de até 2 quilo, para não precisar pagar.
      Como acabo não indo todo mês, quando vou, pago o dia por não ter cumprido a "obrigação" mensal. Pago feliz, por ver que estou dentro do peso.
      Parabéns,
      beijo

      Excluir
  8. OI Flávia, tudo bem?
    Acabei de te conhecer e gostei muito.
    Realmente é prazeroso ver o quanto ajuda pessoas que precisam e querem emagrecer.
    Estou nesta categoria e pediria, se possível, sua ajuda, pois me inscrevi em 11/set/2012 e estou com os mesmos quilos, pois emagreci 2,400 na primeira semana, 900g na 2a, 700g na 3a, depois comecei a engordar e abandonei o programa.
    OBS.: como não sei o que deu errado no URL, pois a informação é que contém caracteres inválidos, ...,postarei como anônima, pois nunca mexi com isso. rsrsrs.
    No início estava com pique total, inclusive caminhando 1h por dia.
    Resumindo, hoje estou com os mesmos quilos e sem forças para reiniciar. Desanimada e desesperançosa, pois são 116kg em 1,60cm de altura.
    Estou remarcando terapia pois preciso saber o que acontece com esse perfil de auto-sabotagem. É assim que me sinto.
    Independente de sua resposta, te agradeço a paciência, pois sei que irá ler minhas palavras.
    Tenho 42 anos e o meu sonho é ser orientadora do VP, pois amo poder ajudar o próximo, mas no momento, estou sem condições.
    Obrigada e beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      O prazer de te conhecer é meu também! Desculpa, mas você não me falou teu nome.
      Olha, precisa descobrir porque você se sabotou! Perder 4 quilos em 3 semanas é muito bom!!!! O que houve? Parou de emagrecer ou voltou a comer? Eu acho que voltou a comer, engordou e desistiu!
      Aos 42 anos, você já é veterana nas dietas. Já deve ter feito de tudo e todas...cansa...
      Quer perder peso e fica parecendo impossível perder sei lá, 30 quilos? É bastante, realmente....mas acho que se pensar numa meta menor, tipo 4 quilos no mês, fica mais factível. Você conseguiu perder 4 quilos e podia ter sido mais.
      Se teu sonho é ser orientadora do Vigilantes do Peso, o primeiro passo é acreditar no programa, ser o exemplo de que funciona, de que é possível. É condição ter emagrecido e manter o peso por mais um ano! Vamos lá, dê o primeiro passo, isso depende só de você.
      Volte às reuniões, estabeleça meta mensal factível, faça terapia, é muito importante.
      E conte comigo!
      beijo

      Excluir
    2. Muito obrigada Flávia!
      Exatamente... me descontrolei, voltei a comer sem utilizar o jornal pessoal, parei de malhar, desanimei... desisti.
      Vou seguir suas dicas e pegar firme desta vez.
      Comecei a me sentir melhor, mais disposta, mais feliz e, de repente, tudo degringolou novamente.
      Mas sei que sentir pena de mim mesma não me fará vencer. Vou investir.
      Vou seguir suas dicas e pegar firme desta vez.

      Você já é sócia vitalícia? Se positivo, emagreceu quantos quilos? Quanto tempo precisou? Teve muita dificuldade? Você pode me contar um pouquinho de sua experiência?
      Desculpe, são tantas perguntas e curiosidades, como se houvesse uma parede intransponível...
      Muito obrigada novamente e um grande abraço!
      Viviani Salles Silva
      vidosa@ig.com.br

      Excluir
  9. Ah!!! meu e-mail é vidosa@ig.com.br
    Beijo.
    Viviani.

    ResponderExcluir
  10. Óla Boa Tarde, Tenho 12 anos com 171 de altura e peso 85,3 kilos eu queria saber se eu estou muito acima do peso ?
    Ou eu estou mais ou menos pq eu queria pesar até o natal 78 kilos mais eu tambem faço academia ando de bicicleta nas minhas horas vagas séra que tem condição de eu pesar 78 até o natal fazendo tudo isso ??
    Estou te perguntando pq pelas responstas que eu li você tem uma Boa Resposta :)
    Então agardo sua resposta antenciosamente e curiosamente e ue pesso por favor para não demorar a responder se for possivél :)
    Obrigadinha:)!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,

      Você tem 12 anos, que legal! O metabolismo das crianças é mais acelerado do que os dos adultos e isso significa que elas emagrecem mais rápido.
      Perder 7 quilos em 15 dias é muita coisa, principalmente para uma menina. Quem sabe você estabelece uma meta menor, tipo 1 quilo por semana? Sei que a gente sempre quer mais, mas primeiro precisa ver quantos quilos conseguirá perder seguindo a dieta. Com a academia e a bicicleta você terá uma ajuda para perder mais rápido.
      Mas vamos por partes, não dá para querer começar a dieta sem acertar alguns pontos. Vou te ajudar, prometo, mas preciso saber:
      1 - Você já tem a tabela de ProPontos dos alimentos? Sem ela você não fará nada com a cota.
      2 - Quem é o adulto que ajudará a contar os Pontos, preparar a comida, enfim, supervisionar sua alimentação?
      Aguardo tua resposta para passar a cota de propontos.
      Beijo

      Excluir
  11. Oi Flávia, td bem? Estou conhecendo o Vigilantes do Peso agora e estou em dúvida quais são os meus pontos. Vc poderia me ajudar? sexo feminino, 24 anos, 76 Kg e 1,56m. Obrigada, Letícia.

    ResponderExcluir
  12. na verdfade o IMC é uma medida padrão incorreta para avaliar peso ideal. Existem muitas variáveis coimo o sexo da pessoa, estrutura dos ossos e quantidade de mnassa magra. O que tem que ser considerado é o indice de massa gorda ( gordura no corpo), Um exemplo , quem começa a fezae academia e musculação. geralmente engorda por adquirir massa magra. e muito do nosso peso é agua, o que varia no decorrer do dia..

    ResponderExcluir
  13. Olá, tenho 29 anos, já fiz mil dietas, pois, vivo controlando o peso porque sou sedentária, sempre fui. Tenho1,65 e venho engordando e não estou conseguindo fazer dieta. Estou atualmente com 66kg. Pode me passar minha cota que quero começar a dieta dos vigilantes que é bem balanceada e parece um pouco mais prática para ser seguida. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Calculo, mas preciso saber seu nome, desculpa, mas fico preocupada de passar a cota errada.
      Você vai gostar muito do programa.
      beijo

      Excluir
  14. Olá tenho 12 anos, 173cm 73kg tenho umas gordurinhas acho que sou gordo. Gostaria de chegar a uns 68. Obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  15. Gabriel,

    Primeiro, você vai precisar da ajuda de um adulto para te orientar! O programa do Vigilantes do Peso é para maiores de 17 anos. Não vejo nenhum problema que você siga uma dieta, desde que coma alimentos importantes para quem está em fase de crescimento. Apresente o programa para seus pais, peça orientação e ajuda porque temo que você não consiga fazer sozinho. Para matar a curiosidade, tua cota é de 39 PP + 49 PP Extras semanais, não acumuláveis.

    ResponderExcluir
  16. Ola sou camila sexo feminino tenho 33 anos 170 72kg e preciso de saber quantos pontos devo comer.,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camila,
      Tua cota é de 26 PP diários + 49 PP Extras semanais, não acumuláveis.
      beijo

      Excluir
  17. Eu tenho71 kilo e tenho 23 anos 155 de altura meu nome e eliziane qual e meu peso certo quero emagrecer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliziane,

      A cota diária é de 26 PP + 49 PP Extras semanais, não acumuláveis, Segundo a tabela que postei, seu peso ideal é entre 44 e 56 quilos. Veja que é uma estimativa, de forma bem simplificada.
      Abraço

      Excluir
  18. Oi bom dia Flávia, eu sou o Fabio qual série meu peso normal?....atualmente estou pesando 53 quilos minha altura é 167

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio,
      Qual a sua idade?
      Pela altura, me parece que você está se sentindo magro, é isso?

      Excluir
  19. Oi Flavia !
    Sou uma menina tenho 13 anos , peso 65,0 kg e meço 1,66 .
    Eu estou acima do peso ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Você não está acima do peso, segundo a tabela acima, mas está se sentindo gordinha? Nós meninas sempre achamos que podemos emagrecer um pouquinho né?

      Excluir
  20. Ola Flavia feliz natal pra vc e sua familia. Meu nome é juliana tenho 21 anos, tenho 1,52 e infelismente peso 93,8 . To desesperada pois faço dieta e paro pq nao vejo resultado.
    Sera que vc poderiame explicar como e esse negocio de pontos diarios e semanais eu nao entendo.
    Obrigada bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juliana,

      Desculpa demorar tanto para responder, mas nunca é tarde.
      Você conseguiu emagrecer? Espero que sim, mas de qualquer forma respondo sua pergunta. A cota diária é o número de pontos que você pode comer no dia. Cada alimento tem sua pontuação, de acordo com a tabela do programa.
      No teu caso, a cota diária é de 31 ProPontos que serão divididos para as 3 refeições e lanches. Você deve comer a cota toda.
      Os Propontos Extras, como o nome diz, são um presente. A cada semana você recebe 49 ProPontos a mais que podem ser divididos ao longo da semana ou consumidos num único dia. Se a opção for por dividir na semana, a pessoa pode comer mais 7 PP por dia. Se não, se quiser guardar para um dia especial, coma todos no mesmo dia! Só não pode guardar de uma semana para outra. Os 49 Extras, assim como os diários, não valem para o dia ou semana seguinte!
      Assim, recapitulando, a cota diária é de 31 PP + 49 PP Extras semanais, não acumuláveis.
      Espero que ajude!
      Beijo

      Excluir
  21. Oi,meu nome é Gabriela,tenho 12 anos tenho 1,71/1,72 e peso 68kg qual seria meu peso ideal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela,

      Pela tabela o peso ideal para sua altura seria entre 58 e 75, mas para um adulto!
      Você está se sentindo acima do peso? Peça para seus pais marcarem hora num endocrinologista infantil. Aí sim você saberá quantos quilos precisa perder, se é que precisa, o que pode comer e terá uma dieta feita para você, combinada com atividade física!
      Para começar, você pode comer menos salgadinhos, refrigerante, doces e comer mais frutas e sucos! E fazer alguma atividade física? Topa? Pular corda, por exemplo. Será que consegue?

      Excluir
  22. Olá Flávia, meu nome é Maria, tenho 1,55m, peso: 61 kg, tenho 46 ano, gostaria de saber qual minha cota diária de PP e qual meu peso ideal.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria,
      A cota diária é de 26 PP + 49 PP extras semanais, não acumuláveis.
      O melhor peso é entre 47 e 60 quilos, segundo a tabela dos Vigilantes. A variação fica por conta da idade e compleição física da pessoa. Uma mulher de 60 anos, por exemplo, pode querer, mas não deve pesar igual a uma de 20! O bom senso deve prevalecer na hora de eleger o "peso ideal". Você está apenas 1 quilo acima da tabela, nem precisa perder muito! Parabéns!

      Excluir
  23. ola td bom? eu prestei concurso na PM passei no exame medico eles calculam a sua altura e ve o imc eu tenho 1,66 e o medico disse q eu poderia pesar até 82 quilos eu peso 76 77 78 varia mais ai no quadro diz q eu tenho q pesar 70 quilos ??? n entendi OBS:sou homem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Willy,
      Essa é a tabela do Vigilantes do Peso, que propõe uma faixa de peso de acordo com a altura apenas, não leva em consideração o sexo e nem a idade da pessoal o que, com certeza, implica em variações. É para ter uma base. No caso, respondendo a sua pergunta, o peso máximo deve ser 70 quilos. Mas o cálculo feito bom base nos seus dados é o que deve ser levados em consideração, por serem mais personalizados.

      Excluir
  24. Oi, tenho 18 anos, 1,47 de altura e peso 55 quilos, não sei se estou no peso ideal ou sobrepeso ou obesa... :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erika,

      Você não está obesa, pela tabela está dentro da faixa de peso saudável.
      Com certeza você quer pesar menos e entendo pq temos a mesma altura. Nossa diferença é a idade, você tem só 18 anos!
      Eu fico bem com 55 quilos, mas você pode ficar mais magra sim!
      Quer tentar chegar nos 50 para ver como ficará? Sei que consegue sem fazer muito esforço!
      Se topar, tua cota diária é de 26 PP + 49 PP Extras semanais, não acumuláveis!
      Conte comigo!

      Excluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.