sábado, 18 de fevereiro de 2012

Primeira Reunião ProPontos - Novidades

Querida Vigis,

               Compareci a mais uma reunião do Vigilantes para saber mais detalhes sobre o Programa ProPontos e contar para vocês!
               Num primeiro momento não gostei muito! Os alimentos que prefiro passaram a valer mais ProPontos e não faço  questão de comer tantas frutas! Suco virou o grande vilão! Mas como mudar é  difícil, ainda mais para quem  já fazia o antigo programa,  terei paciência (sempre falo que é preciso) antes de abandonar os ProPontos e voltar para os Pontos! Eu  tenho tal opção porque sou Vitalícia e só preciso frequentar as reuniões 1 vez por mês. Em alguns Estados, as orientadoras não disponibilizam o novo programa para os vitalícios, nem pagando! Segundo a Silvinha, nossa orientadora em Brasília, deve  haver algum equívoco porque a recomendação é a de que se venda o pacote de 3 semanas, nessa hipótese! Claro que precisamos conhecer o ProPontos!

1 - CARBOIDRATOS
       Para quem gosta mais de carboidrato, meu caso, acho que ficou pior. Lembra a xícara de macarrão cozido que vale 3 Pontos? A mesma vale 6 Propontos ! O pão francês de 3 Pontos passou para 4 Propontos! E o pão de trigo e linho da Seven Boys que 3 fatias tinham 1 Ponto, agora cada fatia tem 1 ProPonto!  Que tristeza! A batata média que vale 2 Pontos passou para 4 ProPontos (150g) e a palito (que se compra congelada)  que 15 valem 2 Pontos aumentou para   20 palitos (100g)  e valem 6 ProPontos ! A Salada de Batatas com Atum que já postei, de 3 Pontos passa para 5 Propontos!

2 - FRIOS
       Por outro lado, 3 fatias de banquet de peru (30g) tem 1 Proponto; Chester defumado, 3 fatias (40g) vale 1 ProPonto, salmão defumado, 6 fatias finas (30g) valem 1 ProPonto (antes nem constava da lista)!

 3 - FRUTAS
            Pode comer frutas e verduras à vontade, sem limite de 5 Zero Ponto como antes! A intenção é que se mate a fome com elas e não com biscoitos, pão, etc! Se der fome, pode comer 3 bananas, por exemplo, que não contará nenhum pontinho! Para quem sentia necessidade de comer algo a vontade ( e antes não havia tal possibilidade sem acabar com os pontos do dia, flex e os Zero permitidos) vai adorar a nova fórmula! Contudo, acho que não é recomendável ficar comendo 1 dúzia de bananas, 2 mangas e uma caixa de uvas! Tudo, mas tudo mesmo, tem calorias! Talvez alface não tenha, mas não conheço ninguém que queira  comer alface a vontade! Recomendo que vá liberando aos poucos! Experimente e veja qual foi o resultado da "liberação" na balança! Mas não é liberado? É, mas cautela e canja de galinha não fazem mal, mas a canja engorda!
             No meu caso, estou comendo a mesma quantidade de frutas que comia antes, tipo, mamão no café da manhã, pêssego, uva ou abacaxi quando me dá vontade de comer algo e banana com  Corn Flakes porque preciso beber leite, muito de vez em quando!A diferença é que não conto pontos!  Ganhei mais 3 pontos naquele dia, por exemplo! Vamos deixar claro que não sou louca por fruta, verdura ou sucos, assim, desde sempre, consumo apenas o recomendado no dia, 2 porções de frutas , 3 porções de legumes, 2 porções de leite, 2 porções de gordura e  6 copos de água..lembra que fala nos livrinhos antigos? No novo eles não recomendam cota mínima, mas tiraram os pontos das frutas e verduras para que se coma mais quantidade destes alimentos! Tá com fome? coma uma fruta! é mais ou menos isso!

 4 - COTA PROPONTOS DIA - CALCULADORA
            O número de pontos diários aumentou. O mínimo que era de 20 passou para 26  e os Flex de 35 passaram para 49 ProPontos, o que não é nenhuma vantagem, não se anime,vez que quase tudo passou a valer mais Pontos ! E a cota é feita pela orientadora, com uma calculadora (a tal que já está à venda) e leva em conta o sexo, idade, altura e peso atual. Se comprar o programa para fazer em casa, precisa ligar para o Vigilantes do Peso para eles dizerem qual a cota! Comprei a calculadora e achei muito interessante! Além de calcular a cota diária de pontos, ela faz a "contabilidade" dos pontos consumidos no dia, na semana e nos pontos extras da semana! Também faz o cálculo dos ProPontos dos alimentos industrializados! Leva para o super ao invés da calculadora de papel, muito melhor! Sim, e há uma opção de já contabilizar o valor em ProPontos daquele alimento, ou seja, diminuir da sua cota de ProPontos. E se não for consumir a porção toda daquele alimento? Dá para fazer a divisão!  Acho que vale o investimento! Só precisa ler o manual para tirar maior proveito da maquininha! Recomendo!
            A sugestão do Vigilantes é que se distribua os ProPontos do dia da seguinte maneira, de acordo com a cota diária de cada um:
                    Fica mais fácil seguir a orientação no início! Depois, quando já estiver acostumada, faça a distribuição de acordo com sua "fome", pois algumas pessoas não gostam de comer logo que acordam, por exemplo!
                    


5 - COTA  -
         Quanto a cota diária, na última reunião que comparecei, a orientadora reformulou aquela informação inicial de que a mesma seria recalculada após se perder 6 kg ou mudar de idade!  Ao perder  5 % do peso atual a cota diária será recalculada!     

6 - JORNAL PESSOAL
        O Jornal Pessoal não estará disponível na internet! Imagino que eles estejam se preparando para disponibilizar a versão on line, em português, nos moldes do americano. Eu me inscrevi no programa do Weight Watchers e achei bem interessante e completo! Tem tudo lá e a opção de adicionar os alimentos que cotarmos também, mas está  em inglês e a comida deles é diferente da nossa (nada é perfeito); Isso não é desculpa para não anotar! Basta ter uma cadernetinha, caderno, bloco ou qualquer outra e ir anotando os ProPontos do dia! O interessante é anotar, não só o que comeu, mas também como se sentiu naquele dia, a hora que estava com mais apetite, menstruação, eventos externos...para comparar um dia com o outro!
       
7 - PROGRAMAS IPHONE
Programas que baixei no meu iphone - Converter (para mudar de onças para quilos); WW Mobile; Diet ScanCalc (só para produtos importados, infelizmente); iwarchr; Weight Loss; FoodCalc (My food calculator) o melhor, na minha opinião e Quick Scan!

8 - NÃO MISTURE OS PROGRAMAS PONTOS E PROPONTOS! VAI ENGORDAR!
                
9 - SOPÃO

           Fiquei curiosa para saber porque a sopa que antes não pontuava passou a valer 1 ponto e diminuiu a quantidade ! Mandei um e-mail e eles me informaram que, se a sopa for feita sem tubérculos (batata, batata-doce, inhame, etc..) não terá pontos, ouviram bem? ZERO PONTO! Assim, continuo sugerindo que se tome 1 1/2 xícara de sopa antes do almoço e do jantar! Abóbora pode ser adicionada na sopa porque é vegetal!

10 - ZERO PONTO
            Zero ProPonto + Zero = Zero ProPonto
           Outra novidade do novo Programa, 0+0 = 0 ! No antigo, 0+0 = 1 ! Aqui pode comer sem medo de engordar! Não há limitação para os alimentos Zero por fazerem parte da relação dos alimentos Plenos!

 10 - VANTAGENS DO PROPONTOS
           O que vamos ganhar com a mudança ? Comer mais alimentos "Plenos" como frutas, verduras e fibras que ajudam a queimar mais rápido e a promessa de que se perca 1 quilo por semana (antes eram 500g) ou até mais nas primeiras semanas de forma mais saudável!

          Bem, espero ter ajudado a esclarecer suas dúvidas!
              

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Camarão picante grelhado - Pontuada - 3 ProPontos ou 3 Pontos

Querida Vigis,

         Receitinha do Vigilantes do Peso para nós! Ainda não testei, mas deve  ser bem gostosa! Cuidado com a pimenta!

 

Camarão picante grelhado

  • ProPontos / porção: 3
  • Pontos / porção: 3
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 14 min.
  • Dificuldade: Fácil
  • Imprimir
  • Enviar para um amigo

Ingredientes

casca ralada fina e suco de 1 limão
Δ 1 pimentão jalapenho, sem sementes, picado (opcional)
2 c.c. de pimenta chili em pó
½ c.c. de cominho em pó
¼ de c.c. de sal
Δ 750 g de camarões, grandes, limpos, com casca

Modo de Preparo

Numa tigela grande, junte a casca e o suco de limão, o pimentão jalapenho, a pimenta,  o cominho e o sal. Acrescente os camarões, envolva com o tempero, cubra e refrigere por 30 minutos.
Unte uma grelha de churrasco com óleo em spray ou use o forno elétrico ou o convencional. Prepare a churrasqueira em fogo médio. Espete 4  ?  5 camarões em cada espeto, formando 4 espetos. Grelhe por 2  ?  3 de cada lado até os camarões ficarem opacos, cozidos por dentro e dourados por fora.
Por porção (1 espeto):
144 g, 138 Calorias, 27 g de Proteína, 2 g de Carboidrato Total, 2 g de Gordura Total, 0 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 252 mg de Colesterol, 450 mg de Sódio, 0 g de Açúcar Total, 1 g de Fibra, 60 mg de Cálcio

Pudim de leite com frutas da estação - Pontuada - 5 ProPontos ou 4 Pontos

Querida Vigis,

         Receita do Vigilantes do Peso, não testada, mas com um número de pontos razoável para doce! Gostei!

Pudim de leite com frutas da estação


  • ProPontos / porção: 5
  • Pontos: porção: 4
  • Porções: 8
  • Tempo de preparo: 1h 04min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

½ xíc. de açúcar
¼ de água
óleo em spray para untar
3 ovos
2 claras
2 xíc. de leite desnatado
1 C.S. de essência de baunilha
2/3 de xíc. de açúcar
1 pitada de sal
2 xíc. de frutas frescas da estação fatiadas finas (mamão, melão, abacaxi) 
 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 170ºC. Unte um tabuleiro retangular de 26 ou 30 cm com óleo em spray ou pincele algumas gotas.
Em uma panela, em fogo médio, aqueça a ½ xíc. de açúcar até dissolver e caramelar levemente. Acrescente a água e deixe ferver até que o caramelo dissolva. Mexa por 4 minutos, até formar uma calda caramelada. Transfira de imediato para o tabuleiro, espalhando a calda pelo fundo e as laterais antes que endureça.
Numa tigela, bata os ovos com as claras. Acrescente o leite, a baunilha, o 2/3 de xíc. de açúcar e a pitada de sal. Transfira a mistura para o tabuleiro preparado.
Arrume o tabuleiro dentro de outro maior e adicione água fervente até a altura de 2−3 cm. Asse por 50 minutos ou até que uma faca inserida saia limpa. Retire do forno. Esfrie em temperatura ambiente. Cubra com papel filme e resfrie na geladeira por 4 horas.
Corte em 8 porções passando a faca nas bordas do tabuleiro. Se necessário, aqueça levemente o fundo do tabuleiro para soltar mais facilmente. Com uma espátula retire as porções e sirva em pratos de sobremesa com um pouco da calda e ¼ de xíc. de frutas.
Por porção (1/8 do pudim + ¼ de xíc. de frutas)
150 g, 174 Calorias, 5 g de Proteína, 35 g de Carboidrato, 2 g de Godura Total, 79 mg de Colesterol, 0,6 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 0,5 g de Fibra, 34 g de Açúcar, 69 mg de Sódio e 93 mg de Cálcio.

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Mignon de Porco na Especiaria - 3 ProPontos ou 3 Pontos

Querida Vigis,

          Percebi que a carne de porco é pouco pontuada! Assim, mais uma receitinha para nós!

Mignon de Porco na Especiaria
Porção: 4 fatias de mignon de porco = 3 ProPontos e 3 Pontos

Ingredientes:

1 cs de páprica em pó
1/2 cc de cominho em pó
1/2 cc de açúcar
1/2 cc de sal
1 pitada de pimenta caiena ou calabresa
480 g de mignon de carne de porco  limpo

Modo de Fazer:

1 - Preaqueça o forno a 200 C.
2 - Numa folha de papel manteiga, junte à páprica, o cominho, o açúcar, o sal e a pimenta. Role o mignon de porco nesse tempero, cobrindo toda a superfície da carne.
3 - Unte uma panela antiaderente de fundo grosso com gotas de óleo e aqueça em fogo alto. Pressione a carne no fundo da panela para que fique plana. Cozinhe por 5 min. de cada lado, até dourar.
4 - Transfira a panela para o forno e asse a carne por cerca de 20 min. até cozinhar por dentro. Corte em 16 fatias.

O mignon de porco vai bem com batata assada - 1 Batata pequena (120g) = 3 ProPontos ou 1 Batata média = 2 Pontos
Seleta de Legumes Jurema (Milho, ervilha, batata, cenoura, açúcar e sal) 1/2 xícara = 2 ProPontos ou 1 Pontos