sexta-feira, 18 de maio de 2012

Conserva de pimenta

Querida Vigis,

                  Não gosto muito de pimenta, mas acho lindo aqueles vidros com pimentas em conserva.
                   Achei um artigo e uma receita sobre as ardidinhas...E um vídeo no You tube (que não é o da receita abaixo mas dá uma boa idéia de como pode ser feita)




               "Antigamente, muito se falava sobre as pimentas. Hoje, o que era apenas conversa de fogão foi confirmado pela ciência. Utilizada como tempero em várias culturas e em diferentes preparos, tem também uma grande lista de benefícios à saúde. Aquela sensação de ardor quando mordiscamos uma pimenta é atribuída à capsaicina - presente apenas nas vermelhas. A substância tem efeito analgésico, anti-inflamatório, dissolve coágulos sanguíneos, além de limpar o sangue, removendo substâncias tóxicas oriundas da alimentação e poluição.

A pimenta é um amuleto na Ásia com a missão de afastar os maus espíritos. Superstição que persiste até hoje e leva as pessoas a usarem as pimentas em pulseiras, brincos, colares e até pendurados em portas. Há quem cultive pé de pimenta em vasinhos, para espantar mau olhado ou decorar a cozinha.

No Brasil, são cultivadas principalmente as espécies “malagueta”, “cumari”, “de cheiro” e a “dedo-de-moça”, que é a mais apreciada e famosa. A culinária nacional tem uma relação especial com este ingrediente, que é indispensável em pratos típicos da região Nordeste ou, ainda, nos chocolates do Sul.

Aprenda a fazer conserva de pimenta:

Ingredientes:
2 e 1/2 xícaras (chá) de azeite de oliva
2 folhas de louros
4 dentes de alho amassados
1 xícara (chá) de pimenta-do-reino fresca em grãos
1 xícara (chá) de pimenta malagueta (sem o cabinho)
1 xícara (chá) de pimenta dedo-de-moça (sem sementes)

Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o azeite de oliva e doure o alho. Adicione as folhas de louro e retire do fogo. Deixe o azeite amornar por 10 minutos. Em seguida, pegue dois vidros médios esterelizados com tampa, com capacidade para 1/2 litro cada um e faça camadas alternadas das pimentas. Despeje o azeite com o alho, cobrindo as pimentas e tampe os vidros. Guarde na geladeira ou em temperatura ambiente por até 6 meses.

Sugestão: utilize Azeite de Oliva Cardeal 0,5% de acidez máxima.

Um comentário :

  1. Pois eu adoro pimenta, sempre gostei!
    Minha avó fazia bolinhos pra mim e eu comia feliz do prato dela, pq ardia mesmo muito;)

    E agora que sei que pimenta ajuda a acelerar o metabolismo..rsrs

    Dá-lhe pimenta!

    Não sei se encontro todos os tipo aqui, mas vou procurar.

    Beijão!

    ResponderExcluir

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.