domingo, 4 de dezembro de 2011

Pesar na frente dos outros ? Nem pensar!

Querida Vigis,

                      Quando conto para as pessoas que emagreci no Vigilantes do Peso, escuto alguns comentários que não combinam com o que vejo e ouço por lá! Algumas amigas falam, inclusive, que já fizeram há alguns anos e que não deu certo, o que é possível, não somos iguais; que ficavam inibidas com a pesagem e os comentários na frente de todos! Como assim? Pesar e comentar na frente de todos? Bem, na minha reunião não é como acontece! Acredito que pode ser assim que acontecia em outros tempos!
                   Pesquisei na internet e encontrei os livrinhos semanais do Vigilantes do Peso com conteúdo bem diferente dos meus! A forma de atribuir pontos aos alimentos me pareceu diferente também, leva em conta o peso para calcular as porções e não a medida da palma das mãos, por exemplo. Naquelas reuniões, havia um momento em que a quantidade de quilos perdidos na semana era comemorada, tipo quem perdeu mais e havia aplausos e estimulo para continuar, segundo soube! Não que eu tenha alguma crítica ao método antigo, acho que tem a ver com o perfil de cada um. No meu caso, acharia ótimo pesar e comemorar a perda calórica com os coleguinhas nas reuniões e somente lá, brinco que conto a minha idade mas quanto peso de jeito nenhum! Contudo, sei que é um assunto muito delicado e, na maioria das vezes, prefere-se a discrição! 
                        Talvez o método  antigo seja utilizado em alguma reunião, mas nas que conheço e freqüento, com toda certeza, não é daquele jeito! Na minha, chegamos e vamos à balança para sermos pesados pela orientadora, discretamente, sem comentários públicos! O peso é anotado no caderno pessoal. Ficamos esperando, sentados literalmente, todos serem pesados para o início da reunião. Se no dia houver alguém que tenha completado 12 semanas, atingido a meta ou se tornado sócio vitalício, este alguém é chamado para receber o chaveiro com a plaquinha, a estrela ou a chave! Recebe o aplauso e o apoio dos coleguinhas por ter tido força de vontade, persistência e determinação para não desistir! E, se quiser, compartilhar um pouco da experiência com todos! Nada além disso! Parece-me que há o cuidado de não expor àqueles mais tímidos ou,  até mesmo, que possa ser feito algum comentário que acabe desestimulando os iniciantes, na minha percepção! 
                              Fazer dieta é algo chato, ninguém gosta! Só quem é magro não reclama e é só porque não gosta de comer mesmo! Agora, se você não é uma das privilegiadas "magras de ruim" e gosta de comer, aprecia um bom vinho e é louca por doce, não ficará feliz! Eu sei! Assim, precisa parar para pensar e perceber, naquele momento, o que a está incomodando mais - os quilos extras ou a falta dos prazeres da boa mesa! Se a resposta for os quilinhos, digo que  é possível comer e  beber e ainda emagrecer, há vida além da dieta! Ufa! Se a resposta for a falta da fartura, aproveite e coma com prazer, sem culpa e sem remorço! É a sua escolha e ninguém tem nada a ver com isso!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.