Querida Vigis,
Gosto de preparar alguns quitutes na cozinha, mas detesto picar cebolas! Comprei um garfo próprio para fatiar e ajuda a não deixar as mãos "perfumadas". Espetacular, só não resolve a choradeira.
Sabe a razão do chororô?
A explicação de tal fenômeno deve-se às células da cebola, uma parte dela é rica em enzimas e a outra em sulfuretos. Ao serem cortadas, essas duas células se rompem e se misturam. Reação que resulta em uma substância chamada ácido sulfénico e é transformada em um gás. A irritação é produzida quando esse gás atinge os olhos.
Quando o gás entra em contato com a água, uma vez que os olhos estão constantemente úmidos, é produzida uma solução fraca de ácido sulfúrico. O organismo se defende do incômodo, produzindo mais lágrimas. Uma dica para evitar a “choradeira” é cortar as cebolas próximo a um ventilador, assim evita-se que os gases atinjam a visão. Nada prático, diga-se de passagem!
Outras formas de reduzir a irritação são: cortar as cebolas em água corrente; cortá-las dentro de um recipiente cheio de água ou lavá-la em água corrente antes de cortar. Colocar àgua gelada na boca enquanto corta também ajuda.
Tudo ajuda, mas não resolve.
No entanto, experimentei cortar as cebolas de óculos de mergulho e deu certo! Vi num programa de tv outro dia!
Ficaram rindo de mim e com razão, eu estava muito engraçada. Nem liguei, o importante foi que não chorei, minhas cebolas ficaram perfeitas!
Experimenta!
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.