sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal - Torta de Nozes da Flávia

Querida Vigis,

                   Então é Natal...as lembranças voltam com muita intensidade! Os primeiros natais na casa dos avós, com meus pais, irmã,  primos, tios e amigos queridos! Tantos presentes...Papai Noel sempre foi generoso conosco! Daqueles dias, lembro da ansiedade pelos presentes e da torta de nozes que a tia Cilinha fazia! Uma delícia! Não sei a razão, mas só a comíamos no Natal! Falava para minha tia que, um dia, iria aprender a fazer a tal torta para poder comer no dia que quisesse! Coisas de Flavinha! Os anos passaram e, num belo dia, já morando em Brasília, recebo um envelope com um bilhete dizendo que a receita agora era minha! Guardo, com muito cuidado, a folha de papel de seda. Já preparei a receita muitas vezes e a adaptei ao meu jeito, mas o prazer que sinto é o mesmo daqueles dias!
              Hoje, como sempre, a festa será na casa dos meus pais e, com certeza, teremos torta de nozes !
                  Assim, como presente de Natal, passo-lhes a "minha receita"

TORTA DE NOZES DA FLÁVIA


Ingredientes:


12 ovos

500 g de açucar

1 Kg de nozes com casca (+- 250 g sem)

1 colher de sopa bem cheia de pão torrado (farinha de rosca) e moído

250 g de ameixa preta sem caroço


Modo de fazer:


          Bate-se as claras em neve, depois coloca-se o açucar, colher por colher, sempre batendo.

          Junta-se as nozes descascadas e moídas (não trituradas completamente feito farinha) e por último o pão torrado.

          Mistura-se tudo e divide-se em 3 partes (eu faço em 2).

           Leva-se ao forno, cada parte de uma vez, em assadeira (pode ser daquela redonda  que sai o fundo ou não) forrada com papel encerado, untado com margarina, por mais ou menos 15 min.Untar é importante pq gruda tudo, fica bem soladinha a massa)

           Depois de frias, arruma-se 1 parte de bolo e cobre-se com ovos moles (feitos com as 12 gemas que sobraram).

           Por cima dos ovos moles, outra parte do bolo e cobre-se com a doce de ameixas pretas (cozidas sem caroços com um pouco de açucar)

           Finalmente, outra camada de bolo.

          Confeitar a torta com mashmellow e enfeitar com ovos moles.


Obs: a decoração da torta é importante vez que não fica muito bonita depois de montada. eu faço 2 assadeiras de massa (ao invés de 3) e coloco o recheiro de ovos moles e o de ameixas juntos. Como sei que alguns não gostam de ameixa, outros de ovos moles, o recheio pode ser a gosto de cada um (baba-de-moça, leite condensado com cocô, doce de leite, etc). Eu adoro como faço!

                            Já percebeu que não é nada light, né? Tantas gemas! 
                  
                Bem, então é Natal, que nossa noite seja feliz!
 
               
                  

2 comentários :

Querida Vigis, adoro falar com você! Comente a vontade!
Se quiser saber a cota diária de ProPontos, preciso saber seu nome, sexo, peso e idade no comentário.