sábado, 16 de março de 2013

Dica do Dia

Querida Vigis,


               Enfeite a combinação clássica de massa com molho adicionando alguns camarões, brócolis e um pouco de queijo parmesão ralado.

sexta-feira, 15 de março de 2013

Período Pré-mentrual

Querida Vigis,


                       No período pré-mentrual tudo aumenta. O apetite, a irritação, os pés, a barriga, as lágrimas....enfim...nenhuma novidade.
                      Acabar com todos os problemas já sabemos que é complicado e descontar na comida, além de desnecessário, piorará a situação na hora da balança.
                        Devemos usar a alimentação como aliada seguindo algumas dicas que ajudam na sensação de saciedade, sem pesar na consciência e na balança.
                         
• Troque o cereal matinal por ovos mexidos com torradas e suco de laranja; ou experimente um sanduíche de queijo magro grelhado e tomate no pão de centeio.

• Incremente a salada verde tradicional do almoço com alguns ingredientes, como frango grelhado, cubinhos de queijo feta e um pouco de soja, e tempere com azeite e vinagre; ou prepare um sanduíche no pão árabe com filé mignon, acompanhado de uma tigela de sopa de legumes.

• Enfeite a combinação clássica de massa com molho adicionando alguns camarões, brócolis e um pouco de queijo parmesão ralado.

• Desconfie dos lanches que podem deixá-lo com fome em pouco tempo. Um pacote de batatas chips assadas é mais saudável do que batatas fritas tradicionais, contudo, talvez, sozinho, não promova a saciedade por muito tempo − embora os lanches ricos em carboidrato saciem a vontade de beliscar de muitas pessoas. Para evitar as tentações, experimente rechear suas batatas chips com molho de queijo magro e ervas secas.

• Outra opção balanceada de lanche é salpicar no iogurte desnatado light amendoim picado, um punhado de amêndoas e uvas passas. Acompanhe com wraps de peito de peru, queijo magro e maionese light.
 

 

quinta-feira, 14 de março de 2013

Dica de Dia

Querida Vigis,

               Incremente a salada verde tradicional do almoço com alguns ingredientes, como frango grelhado, cubinhos de queijo feta e um pouco de soja, e tempere com azeite e vinagre; ou prepare um sanduíche no pão árabe com filé mignon, acompanhado de uma tigela de sopa de legumes.

quarta-feira, 13 de março de 2013

Hamburguer de Lentilha

Querida Vigis,


         Receita do Vigilantes do Peso para quem não come carne.

Hambúrguer de lentilha

  • ProPontos / porção: 10
  • Porções: 4
  • Tempo de preparo: 38 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

 ½ xíc. de lentilha seca, catada, lavada, escorrida
2 c.c. de azeite
 2 cenouras picadas ou raladas grossas
 1 cebola picada
1 c.c.de sal
½ c.c. de tomilho fresco picado
½ c.c. de pimenta moída
¼ de xíc. + 2 C.S. de farinha de rosca (preferentemente de pão integral)
4 pães de hambúrgueres
 

Modo de Preparo

Cozinhe a lentilha de acordo com as indicações do fabricante.
Aqueça o azeite numa frigideira média antiaderente. Cozinhe a cenoura e a cebola por 10−12 minutos mexendo até começar a dourar.
Adicione a lentilha, o sal, o tomilho, a pimenta e 1 xíc. de água ou caldo de legumes sem gordura. Cozinhe por 20 minutos até que todo líquido evapore. Retire do fogo e acrescente a farinha de rosca.   
Unte com óleo em spray uma bandeja do forno elétrico com tostador e preaqueça.
Modele 4 hambúrgueres. Asse na bandeja por 7−8 minutos de cada lado, até ficar dourado. Sirva no pão de hambúrguer.
POR PORÇÃO (1 hambúrguer): 366 Calorias, 17 g de Proteína, 60 g de Carboidrato, 7 g de Gordura Total, 1 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 13 mg de Colesterol, 896 mg de Sódio, 16 g de Fibra, 91 mg de Cálcio.

terça-feira, 12 de março de 2013

História de Sucesso - Elaine, agora sócia vitalícia

Querida Vigis,


      Elaine conta sua história
:

            "Bom, aí vai meu depoimento, dra. Flávia!! Comecei o vigilantes do Peso depois de sofrer uma "intervenção" dos meus pais. Meu pai falou comigo e me chamou atenção sobre meu peso. A mensagem foi carinhosa, mas machucou. Fato é que eu não estava satisfeita com meu corpo e não tinha coragem pra fazer algo a respeito. Quando meus pais propuseram me levar aos Vigilantes, não pensei duas vezes e, mesmo muito envergonhada, resolvi fazer algo por mim. Afinal, se eles, as pessoas que mais me amam no mundo, estavam dizendo que eu precisava me cuidar, então era melhor ouvir! E não deu outra, fomos, os três (eu, meu pai e minha mãe), na reunião, onde já fiz a adesão e assisti à palestra motivacional. Adorei de cara e curti o esquema da contagem e do diário. Sou metódica e adoro "organizar" coisas, assuntos e organizar o que eu comia por dia não foi um grande desafio.
O maior desafio mesmo foi ir ao supermercado semanalmente. Moro sozinha e normalmente comia na rua pois tenho pavor de ir ao supermercado...acho chato e entediante. Passei a frequentar o mercado com regularidade e comprar alimentos frescos e mais saudáveis.
Não vou dizer que foi fácil. Foi não. Quem ler meu Jornal Diário, verá que na primeira semana a palavra principal é "desespero!", ou ainda "Fome e o dia não acabou!". Mas, se continuarem olhando minhas anotações, verão que nas semanas seguintes a coisa começa a melhorar e finalmente a frase "Feliz! A dieta faz parte de mim" aparece em uma das páginas!
Atualmente, estou no vigilantes há 14 semanas e o saldo é hiper positivo: quase 8 kgs a menos e muiiiiiita felicidade!
Aqueles que antes falavam "dieta?? Mas vc não precisa de dieta!", hoje olham pra mim e falam: "Nossa! Como você está linda! Tão magrinha!! Parabéns!".
Pelas minhas contas, ainda faltam 800 gramas para que eu atinja minha meta final, que é 55 kg redondo. Ou seja, falta pouco e o que não falta é disposição!
Infelizmente, nesse meio de caminho, meu ortopedista ordenou que eu fique sem malhar (sem fazer nadica de nada de exercícios) por 4 semanas (já vou entrar na terceira semana sem exercícios) e depois só hidroterapia (10 sessões), pois tenho uma fratura por estresse em ambas as pernas (resultado de muita corrida e falta de orientação!). Mas ainda assim, estou animada e continuo contando meus pontinhos e indo às reuniões semanalmente.
Pensamento positivo é tudo! Mesmo nos dias mais difíceis, eu sempre pensava "Vou conseguir! É isso o que eu quero e eu sou capaz" e me mantinha firme! O segredo é jamais desanimar e a cada graminha perdida, comemorar e se parabenizar!
Hoje estou muito feliz não só com minha aparência, mas com tudo de bom que essa decisão me trouxe: uma vida mais saudável, consequentemente mais disposição para trabalhar, namorar, me exercitar, enfim, mais disposição pra curtir a vida! É essa a minha história!
Um grande beijo a todas!!"

Ps: Vigis, 
Elaine atingiu o peso ideal em maio de 2013! Já é sócia vitalícia!
Querida Flávia, passei aqui pra dizer que há duas semanas estou liberada das reuniões semanais! Cheguei à minha meta, 9,3kg perdidos e muita disposição pra continuar mantendo o corpitcho esbelto! Agora irei mensalmente às reuniões e tô feliz da vida com minha nova silhueta!! De presente ganhei roupas novas da minha família e adivinhe só? Todas tamanho 38!!! Desejo a todas as queridas vigis que se mantenham firmes e sempre de bom humor porque a vida sem humor fica muito triste e tudo se torna bem mais difícil! Um dia de cada vez e sempre em frente! Grande beijo! Elaine

Depoimento Elaine

Bom, aí vai meu depoimento, dra. Flávia!! Comecei o vigilantes do Peso depois de sofrer uma "intervenção" dos meus pais. Meu pai falou comigo e me chamou atenção sobre meu peso. A mensagem foi carinhosa, mas machucou. Fato é que eu não estava satisfeita com meu corpo e não tinha coragem pra fazer algo a respeito. Quando meus pais propuseram me levar aos Vigilantes, não pensei duas vezes e, mesmo muito envergonhada, resolvi fazer algo por mim. Afinal, se eles, as pessoas que mais me amam no mundo, estavam dizendo que eu precisava me cuidar, então era melhor ouvir! E não deu outra, fomos, os três (eu, meu pai e minha mãe), na reunião, onde já fiz a adesão e assisti à palestra motivacional. Adorei de cara e curti o esquema da contagem e do diário. Sou metódica e adoro "organizar" coisas, assuntos e organizar o que eu comia por dia não foi um grande desafio. O maior desafio mesmo foi ir ao supermercado semanalmente. Moro sozinha e normalmente comia na rua pois tenho pavor de ir ao em Carboidrato é bom à noite !

Dica do Dia

Querida Vigis,

             Troque o cereal matinal por ovos mexidos com torradas e suco de laranja; ou experimente um sanduíche de queijo magro grelhado e tomate no pão de centeio.

segunda-feira, 11 de março de 2013

Penne a Bolonhesa Gratinado

Querida Vigis,

         Receita do Vigilantes do Peso.

Penne a bolonhesa gratinado


  • ProPontos / porção: 9
  • Porções: 6
  • Tempo de preparo: 35 min.
  • Dificuldade: Fácil

Ingredientes

240 g de macarrão tipo penne integral
2 c.c. de azeite
2 dentes de alho amassados
 400 g de carne moída magra
1 c.c. de orégano seco
2 c.c. de tomilho fresco picado
1 c.c. de alecrim fresco picado
¼ c.c. de sal
 2 latas de tomate pelado picado (800 g)
½ xíc. de caldo de carne quente
1 xíc. de mozarela light ralada
 

Modo de Preparo

Preaqueça o forno a 180° C.
Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do fabricante. Omita o sal, se preferir. Escorra e reserve.
Enquanto isso, numa frigideira antiaderente média, aqueça o azeite em fogo médio. Adicione o alho e cozinhe mexendo por 2 minutos. Aumente o fogo para alto e acrescente a carne moída. Cozinhe, mexendo bem, por 3−5 minutos, até ficar dourada.
Tempere com o orégano, o tomilho, o alecrim e o sal. Adicione os tomates e o caldo de carne e deixe levantar fervura. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos.
Com auxílio de uma colher, transfira um pouco da mistura da carne para uma assadeira com capacidade para 3 litros, o suficiente para cobrir o fundo. Cubra com metade do penne. Despeje outra camada da carne e metade da mozarela. Cubra com o restante do penne, da carne e da mozarela. Asse por 30 minutos, até que o queijo gratine e borbulhe.
Informações nutricionais (1 ½ xíc. do penne): 320 Calorias, 25 g de Proteína, 35 g de Carboidrato,  g de Gordura Total, 9 g de Gordura Saturada, 0 g de Gordura Trans, 53 mg de Colesterol, 390 mg de Sódio, 6 g de Fibra, 197 mg de Cálcio.