sábado, 26 de maio de 2012

Colher de Pau - Customização


Querida Vigis,

      Olha que dica legal do Vida Organizada.
      Dá uma boa colorida na cozinha e ainda pode pintar de acordo com o tipo de alimento que irá misturar com a colher. Assim, rosa para salgado, amarelo para cebola, verde para salada...
     Compre colheres baratinhas ou pinte as que já tem. Fiquei impressionada com o preço das colheres de pau parecidas com as da figura abaixo. Ontem fui comprar um presente para chá de panela e me pediram R$ 39,00 por um par ! 
                Dica para customizar colher de pau 

      
Dica rápida e super fácil: do Vida Organizada
Basta mergulhar o cabo em um vidrinho de tinta e voilá!
E claro que, daí pra frente, basta usar a criatividade! Você pode fazer listras, bolinhas, pintar todas de uma só cor e por aí vai.
Dica do Little Bit Funky

terça-feira, 22 de maio de 2012

Dicas para facilitar sua vida na cozinha

Querida Vigis, 

 Tudo o que for para facilitar nossa vida me interessa e nessa linha, achei interessante a matéria do Vigilantes do Peso que posto.


                Com os dias cada vez mais corridos, há muitas pessoas que preferem comprar um pote de alho descascado e picado do que optar pelos dentes de alho que poderiam ter sido limpos e cortados em menos de 30 segundos. O motivo para tal escolha é simples, alguns de nós têm menos tempo para cozinhar do que os outros.

Quem não tem o hábito de recorrer a esses alimentos mais práticos, geralmente, tem carga horária menor no trabalho, não trabalha fora ou não tem filhos. Já aqueles que chegam em casa cansados, depois de ter trabalhado o dia todo e de ter enfrentado trânsito intenso, a melhor saída para descansar um pouco mais e se cuidar é economizar cada segundo possível. Assim, os alimentos enlatados, congelados e pré-cortados são cada vez mais procurados nos supermercados.

Comida pronta em pouco tempo

Existem muitas formas de poupar tempo na cozinha sem comprometer o sabor e a textura dos alimentos. O autor do livro “Receitas de 30 Minutos para Leigos” (tradução livre de 30 Minute Meals for Dummies), Bev Bennett, escritor especialista em criação de receitas, dá algumas dicas:

Sopas e ensopados

• “Pense no sabor da receita”, diz Bennett. As conservas de tomate têm diversos sabores (italiano, mexicano etc.), o que diminui a necessidade de adicionar grandes quantidades de temperos.
• Misturas de legumes congelados costumam ser vendidas com pacotes de temperos, como as japonesas ou as chinesas, entre outros.
• Se for usar os legumes congelados na sopa ou no ensopado, reduza um pouco da quantidade de água da receita, porque o gelo dos alimentos vai derreter e adicionar mais água ao prato. Outra opção é aumentar cuidadosamente a quantidade de temperos.
• Compre legumes congelados se você planeja bater a sopa, já que não vai fazer diferença se os brócolis cozinharem demais.
• Procure caldo de carne ou de galinha em caixas ou bisnagas. Não será necessário usar um abridor de lata, e você terá sempre algum disponível na geladeira.

Pratos assados (lasanhas, fritadas, caçarolas)

• Use a massa de lasanha tradicional (crua). Certifique-se apenas de que está totalmente coberta pelo molho quando assar. Não há necessidade de cozinhar a massa antecipadamente. 
• Se você deseja que os legumes fiquem macios nesse tipo de receita, comprar os legumes cortados em cubos ou picados é uma boa solução. As cebolas e os pimentões cortados são duas das opções prediletas de Bennett.
• Escolha os embutidos de frango com pouca gordura. Eles costumam ser pré-cozidos, tornando tudo mais fácil, pois é preciso apenas fatiá-los e adicioná-los à receita para ganharem um sabor instantâneo. Se estiver usando legumes que levam muito tempo para cozinhar ou para preparar, como os tomates em cubos, molho de tomate, pimentões em conserva de água e grãos de milho, compre-os engarrafados ou enlatados.

Refogados

• Aposte nos molhos light e nas ervas secas para dar sabor às carnes e legumes em alguns segundos. 
• Não use os legumes congelados, pois costumam ficar cozidos demais. Opte pelos legumes pré-cortados facilmente encontrados nos supermercados. Os pacotes de legumes para refogados também são fáceis de encontrar.
• Poupe tempo comprando camarões descascados e limpos (não use os congelados, pois tendem a soltar água) e peito de frango desfiado que já vem pesado e em fatias finas para o cozimento rápido.
• Sirva com arroz de cozimento rápido ou instantâneo. 

Misturas para bolo

• A maior parte delas é infalível atualmente e são excelentes estratégias para poupar tempo. Use-as da forma recomendada ou dê um toque caseiro acrescentando alimentos naturais como nozes picadas ou algumas ameixas secas ou passas de uvas. 
• Outra opção para incrementar o sabor é adicionar um dos seguintes ingredientes: raspas de laranja ou limão ou gotas de extrato de amêndoas ou baunilha.
• Não perca tempo separando as partes dos ovos. Quando a receita pedir apenas claras, utilize a clara líquida.

Batidos

• Use as frutas congeladas em vez de frescas: dá menos trabalho para preparar, faz menos sujeira e dispensa o uso de gelo. Além disso, as frutas congeladas costumam ser mais nutritivas do que as frescas, porque depois que são cortadas, os nutrientes são retidos rapidamente. “Você terá uma porção equivalente a de uma fruta saudável e macia” Bennett comenta.

Alimentos congelados em sacos plásticos

• Escolha uma das diversas opções de legumes, verduras, tubérculos, entre outros congelados disponíveis nos supermercados e nas lojas especializadas. Eles são muito práticos, basta abrir e utilizar em suas receitas. Os mais comuns são: champignon, cenoura, batata, ervilha, vagem, milho, alcachofra, mandioca, couve-flor, espinafre, brócolis e mix de legumes.

Alimentos em conserva (lata ou vidro)

• Outra opção prática são os alimentos em conserva, disponíveis nas embalagens de lata ou vidro. Alguns exemplos são: milho verde, lentilha, fava, grão-de-bico, beterraba, feijão-branco, ervilha, berinjela, palmito, feijão-verde etc.

 

Cachorro Quente de Abobrinha








Cachorro Quente de Abobrinha
Para um lanche gostoso e saudável

8 porções de 7 ProPontos ou 5 Pontos 



ingredientes


  • 4 abobrinhas italianas pequenas cortadas ao meio no sentido do comprimento = zero
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 8 colheres (sopa) de molho de tomate light temperado a gosto = zero
  • 8 salsichas para cachorro quente pré-cozidas use de frango que tem 4 ProPontos ou 2 Pontos
  • catchup, mostarda e maionese a gosto (não contei na pontuação)
  • 30 g de mussarela ralada para polvilhar misturada com 1/2 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado ( não precisa usar o queijo para não deixar calórica a receita, vamos fazer as contas usando 30 gramas de mussarela light por cachorro = 2 ProPontos ou Pontos + 1 Pro ou Pontos do parmesão)
  • batata palha a gosto (não contei na pontuação)

modo de preparo






1- Com o auxílio de uma colher de sopa retire o miolo do centro de 4 abobrinhas (já cortadas ao meio no sentido do comprimento).
2- Tempere com sal e pimenta do reino a gosto e cozinhe por +/- 10 minutos no vapor ou no microondas dentro de um saco plástico por 3 a 5 minutos Reserve.
3- No centro de cada metade de abobrinha coloque 1 colher (sopa) de molho de tomate temperado a gosto. Coloque 1 salsicha pré-cozida (em cada metade da abobrinha) e acrescente catchup, mostarda e maionese a gosto.
4- Polvilhe bastante queijo mussarela misturada com queijo parmesão e salpique por cima batata palha gosto.
5- Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por +/- 10 minutos. Sirva imediatamente .

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Molho "desperta imunidade" da Fernanda

Querida Vigis

             A Fernanda nos mandou a receita de um molho que ela denominou de "Desperta Imunidade".
            A pontuação será o equivalente a quantidade de colheres de sopa de azeite que utilizar para temperar. O açucar é muito pouco para contar.
             Obrigada pela dica.
            
"Inventei um molho que ficou mmuuiittoo bom !!!
Bati no liquidificador:
Tomates frescos
1 pedacinho de gengibre
1 pimenta dedo de moça sem sementes 
1 cebola
2 a 3 dentes de alhos ( grandes )
1 pedaço de pimentão vermelho
1 colher de cafè de açucar
1 colher de café ou menos de sal
1 colher de sopa de vinagre
Azeite extravrgem a gosto ( quanto mais colocar mais cremoso o molho fica)
Fica cremoso, levemente ardido, azedinho, salgado e dôce...equilibrado !!!
E se vc observar os ingredientes são excelentes estimuladores de nosso sistema imunológico !!!!! 
Bjs

Sanduíche de forno


Sanduíche de forno

Rendimento: 6 porções de 8 Pro ou Prontos

Ingredientes

  • 1 pote(s) de maionese a base de leite (21 PP ou P)
  • 1 colher(es) (sopa) de azeite (1 PP ou P)
  • 1/2 maço(s) de espinafre picado(s) (zero)
  • 200 gr de queijo minas frescal light Tirolez ralado(s) grosso(s) (10 PP ou P)
  • 1 xícara(s) (chá) de leite desnatado (2PP ou P)
  • Cobertura
  • 50 gr de queijo prato ralado light (3 PP ou P)
  • 12 fatia(s) de pão de forma sem casca(s) (12 PP ou P)

Modo de preparo

Cobertura
1- Em uma panela média aqueça o azeite e refogue o espinafre até secar todo o liquido. Retire do fogo e deixe esfriar.

2- Reserve 4 colheres (sopa) de maionese para a cobertura. Divida o restante em 2 partes.

3- Passe uma parte da maionese para uma tigela e acrescente o espinafre refogado. Misture até obter um creme homogêneo. Reserve.

4- À parte misture em outra tigela o restante da maionese, o queijo e o orégano.

5- Preaqueça o forno em temperatura média (180º C).

6- Unte um refratário retangular médio (31 x 19 cm) e reserve.

7- Umedeça as fatias de pão no leite e monte camadas alternadas de pão, creme de espinafre, pão, creme de queijo e finalize com o pão.

COBERTURA
8- Espalhe a maionese reservada, polvilhe o queijo ralado e leve ao forno por 30 minutos ou até começar a dourar. Sirva em seguida.

Suflê de Queijo Cottage e Cebolinha

Querida Vigis,

                             Estou doida para preparar este suflê! Para o lanche da noite com uma saladinha hummmm, tudo de bom!
                             

SUFLÊ DE QUEIJO COTTAGE E CEBOLINHA

Total = 11 Pontos ou 17 ProPontos
pode colocar em forminha menor para diminuir o tamanho da porção e dos pontos






Ingredientes
300 gramas de queijo cottage Balkis (use o light = 2, 4 Pontos ou 6 ProPontos)
100 gramas de queijo parmesão ralado (Faixa azul = 3 Pontos ou 3 ProPontos)
4 ovos = 8 Pontos ou 8 ProPontos
Um punhado grande de cebolinha
Sal (quanto baste)
Pimenta do reino branca (qb)
Modo de Preparo
Se você gosta de suflê, mas foge deles por seu alto teor de gordura, relaxe. Este aqui usa o queijo cottage Balkis que é um queijo bem magro. E que também constrói suflês bem gostosos. Além de ser de facílima preparação. A única coisa que não dá prá mudar é que ele continua abaixando logo que sai do forno: portanto, sirva imediatamente...

Comece por deixar o queijo Cottage Balkis drenando em uma peneira.

Higienize as cebolinhas, seque-as em um secador de verduras e corte-as finamente. Reserve.

Separe as claras das gemas dos ovos e leve as claras para gelar.

Retire as películas que envolvem as gemas e misture-as ao queijo parmesão ralado. Misture bem com o fouet (batedor de arames). Adicione a cebolinha picada e esta mistura ao queijo cottage Balkis. Misture bem. Adicione sal e pimenta a gosto.

Unte com manteiga uma forma para suflê.  Reserve.

Bata as claras em neve com pico firme com uma pitada de sal, (gelado é bem mais fácil chegar nisso). Incorpore as claras em neve delicadamente à mistura de queijo e coloque na forma untada.

Asse em forno pré-aquecido a 160 graus até dourar. Sirva imediatamente após retirar do forno.

Receita criada exclusivamente para a Balkis pela chef Márcia Micheli.

domingo, 20 de maio de 2012

Terrine de Salmão Defumado

Querida Vigis,

                   Adoro salmão defumado e achei uma receita fácil no site da Seven Boys. Sim,  a receita é com pão de forma e podemos preparar a receita com ingredientes light para pontuar menos!
                  Vou escrever a receita original e podemos adaptar, ok?

                   
                  Vamos lá, anote:

TERRINE DE SALMÃO DEFUMADO
26 Pontos
28 ProPontos
A porção vai depender do número de fatias que cortar 

Ingredientes
-
- 9 fatias de pão de forma (pode ser o leve light = 9 ProPontos ou 9 Pontos)
- 200 g salmão defumado em fatias ( 100g = 6 ProPontos ou 6 Pontos)
- 150g cream cheese (use o light da Danubio = 5 ProPontos ou 5 Pontos)
- 200 g de creme de ricota (use o light da Balkis =  6 ProPontos ou 4 Pontos)
- 1 xíc de leite (use desnatado = 2 ProPontos ou 2 Pontos)
- 1/2 vidro de alcaparras = zero
- Sal e pimenta a gosto

Forma de bolo inglês e filme PVC

Modo de Fazer
- Forre a forma com o PVC e cubra o fundo e as laterais com as fatias de salmão
- Corte a casca do pão (faça quadradinhos que caibam na largura da forma)
- Misture as alcaparras, o cream cheese e o creme de ricota, tempere com sal e pimenta a gosto (cuidado que as alcaparras são salgadinhas)
- Coloque 3 fatias do pão no fundo da forma, umedeça com o leite
- Cubra com metade do recheio
- Coloque mais 3 fatias do pão sobre o recheio e umedeça com o leite
- Coloque o restante do recheio
-Cubra com mais 3 fatias de pão e umedeça com o leite
- Dobre sobre o pão as fatias de salmão que estão sobrando e feche o filme de pvc
-Leve para refrigerar por, no mínimo 6 horas